Pular para o conteúdo

Gonorreia: Entenda os sintomas e tratamentos dessa infecção

  • por
  • posts

Gonorreia: uma doença sexualmente transmissível

Se você já teve ou conhece alguém que teve corrimento pelo pênis ou pela vagina, já ouviu falar de gonorreia. Essa é uma doença sexualmente transmissível muito comum no Brasil, mas poucas pessoas sabem o que realmente é a doença, quais são os sintomas, complicações e tratamento. Se você também não conhece tão bem esse assunto, preste atenção nesse vídeo que é disso que eu vou falar.

A gonorreia é uma doença infecciosa muito comum e que é transmitida pela relação sexual. Ela atinge pessoas sexualmente ativas de todas as idades, mas costuma afetar principalmente os mais jovens de 15 a 24 anos. Se não for adequadamente tratada, esta doença pode evoluir para quadros muito graves, por isso esse tema é tão importante.

Sintomas em mulheres

No caso das mulheres, os sintomas mais comuns são:

  1. Coceira na vagina
  2. Corrimento vaginal anormal, que normalmente tem odor mais forte que o habitual e pode ser amarelado ou esverdeado
  3. Sangramento vaginal fora do período menstrual
  4. Dor ou queimação ao urinar
  5. Corrimento pelo ânus ou prisão de ventre no caso de mulheres que praticaram sexo anal

O corrimento vaginal pode ter outras causas, como candidíase e vaginose, ou estar relacionado ao ciclo menstrual. O que é importante chamar atenção é que a gonorreia, apesar de não ser a causa mais comum, deve ser lembrada.

Sintomas em homens

No caso dos homens, os sintomas são um pouco diferentes:

  1. Ardência ao urinar e ao ejacular
  2. Corrimento leitoso amarelo-esverdeado pelo pênis
  3. Infecção no testículo, que fica quente, inchado e dolorido (orquiepididimite)
  4. Corrimento anal, dor e prisão de ventre no caso de homens que fazem sexo anal

É importante destacar que nem sempre esses sintomas estão presentes em homens e mulheres, por isso é fundamental relatar ao médico quais partes do corpo foram usadas durante a relação sexual, para ajudar a identificar o problema. Além disso, também é possível ter gonorreia sem apresentar sintomas.

Complicações da gonorreia

A gonorreia pode causar diversas complicações se não for tratada adequadamente. Algumas das principais complicações são:

  1. Problemas sistêmicos: a bactéria pode entrar na circulação causando febre e manchas vermelhas na pele, além de se depositar nas articulações, causando infecção e sintomas como inchaço e calor
  2. Aumento do risco de ser infectado pelo vírus HIV, devido ao aumento da inflamação da mucosa genital
  3. Infertilidade nos homens, causada por uma inflamação no epidídimo que pode levar à obstrução na passagem do espermatozoide
  4. Infertilidade nas mulheres, causada por uma infecção no colo do útero e nas tubas uterinas, aumentando o risco de cicatrização e obstrução das tubas, prejudicando a passagem do óvulo
  5. Problemas na gravidez, como aborto e parto prematuro
  6. Problemas no bebê, como conjuntivite grave e possível cegueira no recém-nascido

Além disso, a gonorreia também pode causar outros problemas menos comuns, como artrite e meningite.

Transmissão da gonorreia

A gonorreia é causada pela bactéria Neisseria gonorrhoeae e pode ser transmitida de uma pessoa para outra pela relação sexual oral, vaginal ou anal. A transmissão não ocorre apenas pela ejaculação, basta haver contato íntimo e/ou penetração. Também pode ocorrer durante o parto.

Um aspecto importante é que a gonorreia não é transmitida pelo contato com objetos, como o assento do vaso sanitário. O risco de transmissão é maior se a pessoa tiver um novo parceiro sexual, múltiplos parceiros sexuais ou outras infecções sexualmente transmissíveis.

Diagnóstico e tratamento da gonorreia

O diagnóstico da gonorreia pode ser clínico, baseado nos dados de história clínica e exame físico. Em alguns casos, podem ser solicitados exames do corrimento, como o rt-PCR ou bacterioscopia.

O tratamento da gonorreia é feito com antibióticos, geralmente através de uma injeção intramuscular em dose única. É importante entrar em contato com o médico se os sintomas persistirem, pois pode ser necessário ajustar o tratamento caso haja resistência aos antibióticos utilizados.

Também é recomendado que o parceiro ou parceira sexual seja testado e tratado, e que se evite a relação sexual até que ambos tenham concluído o tratamento. É possível ser infectado com gonorreia mais de uma vez.

Prevenção da gonorreia

Algumas medidas de prevenção da gonorreia incluem:

  • Uso de preservativo nas relações sexuais
  • Evitar relações sexuais com múltiplos parceiros
  • Testagem frequente para gonorreia e outras infecções sexualmente transmissíveis

Quando o diagnóstico é feito no tempo certo e o tratamento é adequado, a gonorreia é curada e todas as complicações da doença são evitadas.

Se você apresentar os sintomas mencionados, não deixe de procurar um médico. Ele poderá fazer o diagnóstico e indicar o tratamento adequado. A prevenção é fundamental para a saúde sexual e o bem-estar. Cuide-se!

Fonte: GONORREIA: O QUE É? SINTOMAS E TRATAMENTOS por DOUTOR AJUDA