Pular para o conteúdo

Fratura de maléolo medial e lateral: tempo de recuperação e cuidados necessários.

  • por
  • posts

Fratura do Maléolo Medial

Neste vídeo iremos falar da fratura do maléolo Medial. Se você está se recuperando de uma fratura no maléolo Medial, é importante que fique até o final deste vídeo para que você possa entender tudo o que envolve esse tipo de fratura, saber o tempo de sua recuperação e quando você poderá voltar a realizar as atividades normalmente.

Os nossos vídeos são voltados para pessoas que querem conhecer mais sobre sua lesão e as possíveis formas de tratamento, sempre utilizando uma linguagem simples e clara.

O que são os maléolos?

Os maléolos são proeminências ósseas que existem nos ossos da tíbia e na fíbula. Cada um desses maléolos possui uma superfície articular, onde ocorrem as articulações do tornozelo. Por exemplo, a face articular medial possui uma superfície que se articula com o osso do tálus na sua face maleolar medial, enquanto a parte lateral também se articula com a tíbia pela troca e com o tálus.

Tipos de fratura do maléolo Medial

A fratura do maléolo Medial é uma ruptura ou quebra do osso do lado interno do tornozelo. É uma parte do osso da perna e pode ser facilmente perceptível ao tocar essa proeminência óssea na parte de dentro do tornozelo.

Existem diferentes tipos de fratura do maléolo Medial, e a forma de como ocorreu a fratura irá definir o nome que será chamada a fratura.

  • A fratura por avulsão está associada a uma lesão com ruptura do ligamento do tornozelo, onde parte do osso onde o ligamento está preso é puxada.
  • A fratura transversal é uma ruptura horizontal na proeminência óssea do maléolo Medial.
  • A fratura oblíqua ocorre no canto do maléolo Medial e geralmente é causada por lesão rotacional, podendo estar associada a lesão da fíbula.
  • A fratura vertical ocorre devido a uma queda vertical no osso e também pode afetar a parte principal da articulação do tornozelo.
  • A fratura cominutiva resulta em múltiplas rupturas nos ossos do maléolo Medial.

Tratamento da fratura do maléolo Medial

O tratamento da fratura do maléolo Medial pode ser conservador ou cirúrgico, dependendo da gravidade da lesão.

O tratamento conservador não envolve cirurgia e é recomendado para lesões menos graves que podem ser tratadas sem intervenção cirúrgica. Nesses casos, um aparelho removível pode ser utilizado e a descarga de peso na perna fraturada deve ser evitada por pelo menos seis semanas.

Em casos em que a fratura está fora do lugar ou ainda não apresenta sinais de consolidação, a cirurgia é frequentemente realizada para buscar alinhar e estabilizar os ossos. A maioria das cirurgias utiliza parafusos, placas e fios.

Tempo de recuperação

O tempo de recuperação da fratura do maléolo Medial depende de cada pessoa e também da gravidade da lesão, mas normalmente leva-se em média seis semanas para casos tratados sem cirurgia. Já para os casos que passaram por cirurgia, o tempo de recuperação e a volta às atividades normais pode levar de 3 a 4 meses.

Espero que este vídeo tenha ajudado a entender um pouco mais sobre a fratura do maléolo Medial. Caso ainda tenha alguma dúvida, deixe nos comentários. Inscreva-se em nosso canal e ative o sininho para ser notificado sobre novos vídeos.

Este texto é uma reescrita em formato HTML do vídeo sobre a fratura do maléolo Medial. Para informações completas, assista ao vídeo.


Fonte: Fratura do maléolo medial e lateral | TEMPO DE RECUPERAÇÃO por Fisio Runner Brasil Oficial