Pular para o conteúdo

Fístula perianal: Vídeo educativo sobre sintomas, tratamentos e prevenção.

  • por
  • posts


Protocolo Branco – Tratamento de Fístulas Perianais

Imagine a seguinte situação: você está em sua clínica de proctologia, localizada em São Paulo, e recebe um paciente com um caso de fístula perianal. É uma doença que requer tratamento cirúrgico e que pode ser muito debilitante para o paciente. Atualmente, o uso de setons é comum no tratamento dessas fístulas, sendo utilizados tanto para a drenagem quanto para a cicatrização do trajeto.

No entanto, há uma crescente utilização de fios para o tratamento das fístulas perianais, tanto para a drenagem como para a cicatrização do trajeto e para a seleção dos músculos do esfíncter anal a longo prazo. Esses fios têm sido indicados como uma alternativa ao tratamento convencional, mas muitos pacientes sofrem devido ao tempo que é necessário esperar pelos resultados desse tipo de tratamento.

Muitas vezes, os pacientes esperam meses, até mesmo um ano, para descobrir se o tratamento com fios foi eficaz ou não. Enquanto isso, eles sofrem com os sintomas da doença. Além disso, mesmo que o tratamento com fios seja bem-sucedido, há sempre o risco de recidiva da fístula.

Por esse motivo, muitos médicos são a favor da abordagem cirúrgica convencional, na qual a fístula é removida completamente. Essa abordagem é considerada mais efetiva a longo prazo, com uma baixa taxa de recidiva. É importante ressaltar que o risco de incontinência anal em procedimentos cirúrgicos bem executados é muito baixo, principalmente em cirurgias proctológicas.

No entanto, é importante ouvir o paciente e considerar suas preferências. Alguns pacientes preferem não passar pelo procedimento cirúrgico, devido ao medo ou aos possíveis desconfortos pós-operatórios. Para esses pacientes, o tratamento com fios pode ser uma opção viável.

Ainda assim, é fundamental lembrar que a indicação do tratamento com fios deve ser cuidadosamente avaliada caso a caso. Existem diferentes técnicas, como o uso de retalhos ou até mesmo de laser, para a retirada e o tratamento das fístulas perianais. Cabe ao médico escolher a abordagem mais adequada, levando em consideração as características do paciente e a eficácia comprovada de cada técnica.

Em minha experiência de 30 anos como cirurgião proctologista, tenho preferência pelo tratamento cirúrgico convencional, com a remoção completa da fístula. Essa abordagem tem se mostrado mais efetiva e com menor taxa de recidiva. Portanto, para os pacientes que desejam um tratamento mais definitivo e com resultados mais rápidos, a cirurgia é a melhor opção.

Espero ter esclarecido suas dúvidas sobre o tratamento de fístulas perianais. Caso você necessite de mais informações ou deseje marcar uma consulta, não hesite em entrar em contato através do telefone 995 2413 ou visitar meu blog.

Atenciosamente,
Dr.

Fonte: Fistula perianal: Vídeo educativo. por Proctologista Dr. Paulo Branco