Pular para o conteúdo

Fissura anal atípica: causas, sintomas e tratamentos | Dr. Marcelo Werneck

  • por
  • posts

Fissuras Anais Atípicas

Olá pessoal! Respondendo mais um comentário aqui do canal. Hoje vou falar sobre as fissuras anais atípicas, aquelas que não têm sintomas.
Eu sou o Dr. Marcelo Werneck, especialista em proctologia. Neste vídeo, estou falando sobre o assunto das fissuras anais atípicas.
Gostaria de reforçar que podem mandar nos comentários, estou sempre respondendo a todos, e podem também mandar sugestões de vídeos, sendo um tema interessante e pertinente, eu faço um vídeo.
Gostaria de convidar a se inscreverem no canal, é só clicar no link à direita, e abaixo vou deixar o link do meu site, fiquem à vontade para acessá-lo, vocês vão achar sempre informações atualizadas.

Então, as fissuras anais atípicas, o que são elas? Se você não viu o vídeo sobre fissuras anais, assista para entender o que é uma fissura anal típica.
A fissura anal atípica é aquela que se manifesta de forma diferente. Por exemplo, uma fissura anal que não tem dor.
Além disso, as fissuras anais atípicas podem se manifestar em diversos locais, não apenas na linha média do corpo, e é preciso pensar em outras causas.
Algumas dessas causas são a doença de Crohn, traumas na região do ânus, tuberculose, sífilis, HIV e câncer de ânus.

Vamos falar então sobre algumas dessas doenças que eu ainda não fiz vídeo:

  • HIV: Pacientes com HIV podem ter fissura anal, que se manifesta da mesma forma e é tratada da mesma forma. No entanto, esses pacientes também podem ter úlceras relacionadas ao HIV, que se manifestam em outras regiões e têm outras características.
  • Doença de Crohn: É uma doença inflamatória intestinal que pode se manifestar na região do ânus. Cerca de 40% dos pacientes com Crohn apresentam alguma alteração na região anal. Além das fissuras anais, esses pacientes podem ter abscessos e fístulas. O tratamento varia de acordo com o estágio da doença.
  • Câncer de ânus: É outra causa de fissuras anais atípicas. O tratamento é direcionado para tratar o câncer em si.
  • Traumas: Na maioria dos casos, apenas observamos e esperamos a cicatrização.

Para mais dúvidas, deixem nos comentários que estou sempre respondendo. Se inscrevam no canal e até o próximo vídeo!

Fonte: O que é fissura anal atípica? | Dr. Marcelo Werneck por Dr. Marcelo Werneck