Pular para o conteúdo

Exercícios para os braços: Prevenção de tendinite e dor

  • por
  • posts

Como cuidar do seu corpo e prevenir lesões

Como é bom começar bem o dia, como é gostoso cuidar de quem sou, como é bom a gente ter atenção com o corpo, tratar do corpo com todo carinho aqui, tá? Acalmar os pensamentos, ter aquela harmonização no dia e uma mente mais tranquila, mais serena, mais harmoniosa com o corpo. Não deixar o corpo ficar tenso, rígido, dolorido, e até ter uma lesão. E já que o assunto é lesão, vamos cuidar dessa parte de mão, punho, cotovelo, ombro e pescoço, que é uma parte que a gente sente muito.

Basta alguns minutinhos para eliminar aquela tensão que está sendo acumulada, mas para isso é preciso acalmar o pensamento, ficar mais tranquilo comigo mesmo, mais sereno comigo mesmo. Tudo isso faz uma grande diferença.

Então, a gente vai fazer movimentos bem legais, bem gostosos, evitar o edital, a tendinite, evitar a síndrome do túnel do carpo, canal afeta essa região que tem formigamento, dormência, tem gente que já perde a capacidade de executar bem suas tarefas. Então cuide de você com todo carinho, faça exercícios, não custa nada, além de investir em qualidade de vida.

Então, pare um tempinho para conquistar qualidade de vida e cuidar dessa parte que é a nossa mão. Saber lançar mão desta ferramenta maravilhosa de trabalho. Eu escrevo, eu pego, eu puxo, eu aperto, as mãos, um abraço, veja quanta coisa que a gente faz com a nossa mão, essa ferramenta maravilhosa. Então, quem irá cuidar com todo carinho dela, com toda atenção? Será que eu vou cuidar depois que adoecer? E depois que ela ficou doente, depois que está doendo, eu vou buscar informação, antes de ter que tomar remédio sem saber por quê? Porque não custa, cansa, debilita. Cansa mexer com o humor, cansa mexer com as emoções, com a energia de uma pessoa ansiosa, inquieta, sofrida. Mexe com as relações entre as pessoas que estão próximas da gente, que tanto gostamos, que a gente tanto ama. O intuito é querer bem, mas estou bem, mas quero o bem, mas não estou bem, e o bem só acontece quando eu estou bem também, comigo mesmo.

Preste atenção nisso, é fundamental. Pare um pouco, relaxe, aproveite o momento, e faça os movimentos gostosos, prazerosos, sem obrigação, mas sinta aquela coisa boa. Vamos trabalhar essa parte. Primeira coisa é ombro, um simples assim, fácil. Estou sentado aqui na minha cadeira que eu uso para o meu dia a dia de trabalho. Sei que contudo acabo cheio de dor também, mesmo eu que estudei, trabalho com isso diariamente, sou um profissional dessa área de saúde. Informática que é errado a gente repatriar nosso corpo, é sobrecarga, ótimo.

Aqui agora a bola em cima do ombro, tem gente que acha que é só o exercício, não. É a combinação do exercício com o estado da mente. A mente tranquila, serena, aquelas atitudes boas. Eu falei para relaxar para o ritmo aqui, no topo da cabeça, foco. E subiu, e esticou bem aberto. Está apontado para baixo. Puxa aqui na minha experiência, tem tanta gente que só faz exercício, acha que só o exercício. Não é. Se você não quer somente, você não quer que o seu corpo administrar a cidade, o stress, a inquietação, a agitação. Não adianta, os traumas continuam, a inflamação continua, lesão fala. Então é uma combinação de fatores.

O outro lado são bem afastados, coloque para baixo. Consegue levantar bem, puxa aqui na diagonal. Agora o outro braço, bem afastado, apontar para baixo. E nas voltas, ó, muito, muito bom, soltou, relaxa. Com a cabeça, não sob o ombro, deixa puxar um pouco para trás. Puxe, volte. Legal, esse movimento. Olha quanta coisa que já fez. Quem já está relaxando, alongando, ao mundo. Isso não tem preço, a sua vida tem preço. Pague o seu bem-estar também. E agora, aqui de novo, afastados apontando para baixo. Pega aqui na diagonal. Isso aí, o outro braço, bem afastado, apontando para baixo. E nas voltas, muito bom.

Se você praticar todo dia, pelo menos uma vez, a ideia é duas, se conseguir três. Não importa a tarefa que se execute, só dê os primeiros passos e comece a fazer isso. Vai dar uma grande diferença para o seu penteado, para a sua qualidade de vida, para a sua saúde. Mas tem que fazer para sentir a diferença. Segura, e só finalizar. Acabamos de fazer tranquilo, gostoso e prazeroso. É assim que tem que ser. Coloque em prática, sinta a diferença e veja o que acontece. Não adianta fazer um dia e deixar para depois. Faça com o tempo no banco já rendeu. A prevenção é todo mundo, tire desse papel tudo aquilo que você vai ver melhor. Você vai perceber a diferença segura. E só finalizou.

Acabamos de fazer tranquilo, gostoso e prazeroso. É assim que tem que ser. Coloque em prática, sinta a diferença e veja o que acontece. Não adianta fazer um dia e deixar para depois. Faça com o tempo no banco já rendeu. A prevenção é todo mundo, tire desse papel tudo aquilo que você vai ver melhor. Você vai perceber a diferença segura. E só finalizou.

Vamos colocar em prática todas essas aulas, esses exercícios e esta aula gostosa de tá aqui desde o começo do vídeo.

Fonte: Como evitar a tendinite e a dor praticando estes exercícios para os braços por André Lima Oliveira