Pular para o conteúdo

Exercícios de equilíbrio para joelho e tornozelo com Guilherme Stellbrink: guia de nível 1 da Fisioprev.

  • por
  • posts

Falaaaa, galera! Bem-vindos novamente ao Canal da Fisio Prévio!

Hoje estamos em um ambiente diferente, uma academia. Ontem atendi o meu cliente pessoal de fisioterapia e hoje vamos falar sobre dores no joelho. Vamos lá, pessoal, para dar sequência no nosso vídeo de hoje, eu preciso citar as principais patologias que afetam nosso joelho. Então, posso citar a condromalácia, os processos inflamatórios e as lesões de ligamento. Temos vários problemas que afetam nossa articulação. Se você se identifica com algum deles que eu falei, ou se você joga futebol e quer evitar esses problemas, ou se quer auxiliar na sua melhora e prevenir esses problemas, fique até o fim deste vídeo. Vou dar dicas fundamentais para a saúde do seu joelho.

Vamos lá!

Antes de começar, vou citar as principais causas de problemas no joelho. Podemos citar as práticas esportivas. Muitas vezes, aquele futebol no final de semana, aquela peladinha, aquele trotezinho e aquela falsa corrida no joelho são causas disso. O uso inadequado da musculatura também pode afetar os pés, que podem ser mais planos, mais chatos. Se você se identifica com essa situação, assista ao vídeo aqui no canal: “Avaliação Clínica do Joelho: Como Funciona”. E outra situação bastante comum é o sobrepeso e o sedentarismo. E, envolvendo tudo isso, temos a falta de manutenção. Porque, se não falta manutenção, o nosso corpo é igualzinho a um carro, como eu já citei em outros vídeos. Se você não dá manutenção, você pega um carro zero e ele está vibrando, ele vai causar desgaste. Então, o que temos que fazer é apertar os parafusos, deixar o sistema de suspensão bom. E a falta de flexibilidade é uma das causas, a falta de força muscular, a falta de equilíbrio (o equilíbrio chama-se propriocepção). Então, o tema de hoje é justamente como podemos melhorar a estabilidade do nosso joelho e melhorar a propriocepção.

Para iniciar, vou dar a primeira dica. Vou fazer algumas considerações básicas. Você só vai precisar de um colchonete. Pode ser no chão mesmo, pode ser na sua cama. A primeira fase, inicial pós-lesão de joelho, pode ser utilizado para o quadril. Então, você pode fazer no conforto da sua casa, são dicas simples que vão auxiliar na melhora da ativação do nosso quadril e joelho.

A primeira dica é a contração isométrica. Vamos deitar no chão, querendo abaixar a barriga, e você vai relaxar o rosto. Contraia e relaxe. Muitas pessoas não vão ter esse controle motor porque a nossa musculatura fica atrofiada. E aí, a contração não vai acontecer de forma adequada. Então, nós vamos fazer esse movimento durante dez repetições e três séries. Isso pode ser realizado todos os dias. É uma fase inicial, é o seu primeiro exercício.

O próximo exercício são exercícios isométricos em quatro direções. O que são exercícios isométricos? São contrações sem executar movimento, para não sobrecarregar a articulação. Então, vamos fazer da seguinte maneira: vamos imaginar que o nosso joelho direito está lesionado. Eu vou posicionar a perna direita à frente e vou fazer o movimento aqui pra dentro e depois, o movimento pra fora. Depois, vou repetir o movimento pra dentro, pra fora, pra frente e pra trás. Vou repetir esse ciclo durante cinco vezes. Esse ciclo tem que ser repetido para estimular as diferentes direções. Então, são os quatro lados: pra frente, pra fora, pro lado esquerdo e pra trás. A gente vai mudando as direções e variando a intensidade. Faz a contração, segura um pouquinho e relaxa. Isso é importante para ativar a musculatura que está adormecida durante o período que você teve a lesão. Isso vai ajudar bastante a promover estabilidade.

A próxima dica é sobre a carga que precisa ser descarregada sobre o joelho. Não é um exercício indicado se você precisa flexionar o joelho. Eu, por exemplo, vou flexionar o joelho direito. E aí, eu tenho que tomar cuidado. Não marco o pé pra dentro. Eu vou manter o equilíbrio durante 10 segundos. Faço isso cinco vezes. Essa é a quantidade de séries que você precisa fazer. Pode fazer todos os dias. Agora, se você achou bem legal essa dica, quando você for fazer isso em casa, vocês vão poder treinar o equilíbrio do joelho.

Claro que vale a pena dizer se ele é importante e ilustrar agora, o joelho humano. Lembra? Eu estou exercitando meu joelho direito. Segue aí, a perna esquerda, que vai executar o movimento de círculo com o pé, sem sair do chão. Tem que fazer essa contração e oscilar a contração no meu músculo para ativar a contração do meu joelho e da musculatura da coxa. E aí, você faz uma série, descansa 30 segundos, depois você retorna pra mesma posição e vai repetir três a cinco vezes, a depender do seu nível. E vai aumentando a intensidade. Começa com cinco. Só essa perna. A perna começa a queimar um pouco porque é um treino tranquilo e pálpebra no treino. Você pode contar aqui nos comentários se já fez esse exercício ou se está disposto a fazer.

Por hoje, chegamos ao fim. Momento de agradecer. Lembrando: se inscreve no nosso canal, deixa seu like e compartilha esse vídeo. Vamos ajudar mais pessoas a ter uma qualidade de vida melhor. Um grande abraço a todos e até o próximo vídeo!

Fonte: EXERCÍCIOS DE EQUILÍBRIO PARA O JOELHO E TORNOZELO – 1 Nível – Fisioprev com Guilherme Stellbrink por FISIOPREV