Pular para o conteúdo

Exercício para dor no cotovelo, pós-trauma e limitação de movimento – Fisioterapia com Dr. Robson Sitta

  • por
  • posts

Olá a todos!

Hoje vou demonstrar um exercício de auto tratamento para um paciente que sofreu um acidente de moto há dois meses. No dia 7 de setembro de 2008, ele caiu de moto e teve um trauma indireto no cotovelo. O paciente foi ao médico e fez uma radiografia, que não identificou fraturas. Todos os compartimentos do cotovelo estavam normais. Ele foi orientado a imobilizar o braço e utilizar anti-inflamatórios por cerca de dez dias. Após a retirada da imobilização, o paciente sentiu um pouco de rigidez no movimento do cotovelo, mas os movimentos foram restabelecidos sem dor.

Com o passar dos dias, o paciente voltou às suas atividades diárias, como levantar da cama e pegar objetos, e começou a sentir desconforto no cotovelo. Hoje, aproximadamente 15 dias após a queixa inicial, ele não consegue realizar a extensão completa do cotovelo e nem a flexão completa, pois ambas as movimentações são dolorosas. O arco de movimento durante a flexão e a extensão está limitado. O paciente parou de sobrecarregar o braço e de andar de moto durante esse período, mas tem feito movimentos terminais com o objetivo de aguentar. No entanto, agora ele sente dor nesses movimentos.

As orientações para o tratamento em domicílio são as seguintes:

  1. O paciente deve fazer um movimento de extensão do cotovelo, segurando uma bola macia com a mão esquerda. Ele deve deixar a mão esquerda cair sobre a bola e ir descendo o máximo que conseguir, sem forçar. O movimento deve ser feito por cerca de 30 segundos.
  2. Em seguida, o paciente deve realizar o movimento de flexão do cotovelo, segurando a mesma bola com a mão direita. Ele deve dobrar o cotovelo o máximo que conseguir até sentir um leve desconforto. Esse movimento também deve ser mantido por cerca de 30 segundos. Repita esse processo cinco vezes.
  3. Depois, o paciente deve fazer um movimento de distensão, segurando a bola com a mão direita. Ele deve puxar a bola até sentir o desconforto, mantendo a pressão por 20 segundos. Repita esse processo cinco vezes.
  4. Faça a mesma sequência de movimentos (extensão, flexão e distensão) três vezes ao dia, com intervalos de descanso entre as séries.

Essa é a orientação de tratamento para o paciente em casa. Além disso, faremos um trabalho com ele no consultório, utilizando recursos de eletrotermofototerapia e outras técnicas.

Fonte: Exercício para Dor no Cotovelo Pós Trauma e Limitação Movimento – Fisioterapia Dr. Robson Sitta por Dr. Robson Sitta