Pular para o conteúdo

Exame rápido de HIV, Sífilis e Hepatite C em 10 minutos: saiba como é feito.

  • por
  • posts

Exame de DSTs – Enfermeira Edylan Dilma

Olá a todos! Sou a enfermeira Edylan Dilma e hoje vou explicar um pouco sobre o exame de DSTs que realizamos aqui. Este exame é muito importante, pois ajuda a detectar três doenças transmissíveis: HIV, sífilis e hepatite.

O exame é bastante simples. É feita uma pequena perfuração no pulso do indivíduo para coletar uma gota de sangue. Essa gota de sangue é misturada a soluções específicas e aguardamos o resultado. Assim como em um teste de gravidez, se o resultado for positivo, ele será mostrado através de duas linhas, e se for negativo, será mostrada apenas uma linha.

É importante ressaltar que o exame é sigiloso, e a própria profissional que realiza o exame orienta que ninguém mais fique sabendo do resultado, a menos que seja necessário. E caso o resultado seja positivo, encaminhamos a pessoa para outros setores para fazer acompanhamento e, se necessário, realizar um novo teste para confirmar o resultado.

Em nossa região, temos os pontos de acompanhamento em Campina Grande e João Pessoa. O tratamento para DSTs é feito através de um coquetel de medicamentos, que deve ser seguido rigorosamente para controlar a doença. É importante mencionar que o teste rápido é diferente do teste de sangue convencional, pois o teste rápido é rápido e o resultado fica disponível na hora.

Quanto à dor, a picada da agulha é rápida e não causa grande desconforto. A maioria das pessoas não sente dor significativa. O exame é realizado por profissionais qualificados e o local é higienizado corretamente para garantir a segurança do procedimento.

Quanto ao preconceito, infelizmente ainda existem pessoas que resistem em fazer os exames por medo do estigma social. É importante ressaltar que o teste de DSTs é fundamental para a prevenção e tratamento dessas doenças, e deve ser feito independentemente da situação de gravidez.

No pré-natal, por exemplo, é comum a realização do teste de DSTs para garantir a saúde tanto da gestante quanto do bebê. Mulheres que não estão grávidas também devem fazer o exame, pois a prevenção é importante para todos.

É fundamental superar o preconceito em relação aos exames de DSTs e buscar o cuidado necessário para prevenir e tratar essas doenças. Não podemos deixar o estigma social afetar nossa saúde.

Reforço o aviso para que as meninas se sintam encorajadas a realizar o exame. Não se preocupem com julgamentos alheios, pois a saúde de vocês é mais importante. Lembrem-se, a prevenção é sempre o melhor caminho.

Espero ter ajudado a esclarecer um pouco sobre o exame de DSTs. Fiquem à vontade para tirar suas dúvidas e agendar seu exame conosco. A saúde é um direito de todos!

Fonte: Como é feito o exame de HIV,SÍFILIS,e HEPATITE C em 10 minutos. por Vaninha Medeiros

Marcações: