Pular para o conteúdo

Exame de ecocardiograma transesofágico: saiba como é feito

  • por
  • posts

Como é feito o exame de ecocardiograma transesofágico

No vídeo de hoje, vamos falar sobre o exame de ecocardiograma transesofágico. Esse é um exame muito importante e utilizado para investigar diversas doenças cardíacas, como a aterosclerose, cardiomiopatia, pericardite, entre outras.

O ecocardiograma transesofágico consiste no uso de um transdutor de ultrassom guiado pelo esôfago da pessoa, que fornece imagens das válvulas e câmaras do coração, permitindo avaliar sua ação de bombeamento.

Esse exame é realizado quando o médico precisa de informações mais detalhadas do coração ou quando não obtém as informações necessárias através do ecocardiograma transtorácico, que é feito posicionando o transdutor na superfície do tórax.

Para realizar o ecocardiograma transesofágico, é necessário realizar um jejum de 4 a 6 horas antes do exame. Também é importante informar ao médico sobre a possibilidade de gravidez, medicamentos que esteja tomando, histórico de distúrbio hemorrágico, doenças cardíacas, entre outras informações relevantes para o exame.

No dia do exame, é necessário remover joias e objetos que possam interferir no procedimento, bem como dentaduras ou qualquer prótese oral. Um avental é utilizado para cobrir o corpo, e é realizada a inserção de uma linha transvenosa para injetar medicamentos, quando necessário.

O exame é realizado com o paciente posicionado do lado esquerdo em uma cama, utilizando um spray anestésico local aplicado na garganta para tornar a passagem da sonda mais confortável. Um protetor de mordida é colocado na boca, e é administrado oxigênio por meio de tubos nasais.

A sonda é passada pela boca e pela garganta, até que esteja no local certo para fazer as imagens do coração. Após a realização das imagens, a sonda é removida da garganta. O paciente é então transferido para uma área de recuperação, onde seus sinais vitais são monitorados.

Após o exame, é recomendado ter alguém para levar o paciente para casa e acompanhá-lo pelo resto do dia. É normal sentir a garganta dolorida por alguns dias após o exame, mas geralmente não é necessário nenhum cuidado especial.

É importante ressaltar que não estamos aqui para assustar ninguém, apenas informar sobre o procedimento do exame. Caso você precise realizar esse exame, siga sempre as orientações do seu médico.

Esperamos que você tenha gostado das informações sobre o ecocardiograma transesofágico. Se tiver alguma dúvida ou experiência para compartilhar, deixe seu comentário abaixo. Não se esqueça de se inscrever no canal e ativar o sininho para receber todas as atualizações.

Fonte: Como é feito o exame ecocardiograma transesofágico por artrite reumatoide..muito além das juntas….