Pular para o conteúdo

Eutrofização: O que é e sua importância para o ENEM 2022

  • por
  • posts

Eutrofização: o problema da contaminação da água

Fala galera, um prazer! Estamos aqui para mais um vídeo do Júbilo.

Em maio de 2007, mais de 2 milhões de habitantes da cidade chinesa de Vesti passaram por momentos de pânico. De um dia para o outro, a água da torneira ficou tão fedida que não dava nem para lavar as mãos com ela. A cidade ficou sem água potável por mais de uma semana, o que criou, obviamente, um caos generalizado. As pessoas estavam morrendo de medo de passar sede, e todo mundo começou a comprar água engarrafada no supermercado. Isso acabou formando filas gigantes. Em um único dia, o preço de uma garrafa de 18L subiu de 8.000 anos, que equivale a mais ou menos R$6, para 51 anos, que equivale a quase R$40. Uma loja do Walmart, que fica no centro dessa cidade, teve que limitar as vendas das garrafinhas de água de 500 ml para 24 garrafas por pessoa, para não correr o risco de parte da população ficar totalmente sem água.

Essa contaminação na água da torneira aconteceu porque o lago Tai Hun, que era a única fonte de abastecimento de água da cidade, estava totalmente intoxicado. O excesso de poluição no lago causou uma superproliferação da cianobactéria microcystis, que tem a capacidade de produzir substâncias tóxicas para os humanos. Essa superproliferação de algas é um fenômeno chamado de eutrofização.

Se você é vestibulando, preste atenção no que eu vou te falar agora, porque esse tema não cai no ENEM, nos vestibulares ele despenca. E se você não é vestibulando, presta atenção também, porque isso pode estar acontecendo em um rio ou lago perto da sua casa, e o próximo a receber água podre da torneira pode ser você.

A eutrofização basicamente é um processo que ocorre quando alguns nutrientes são adicionados na água de um corpo d’água, como por exemplo, um rio, um lago ou até mesmo o mar. Mas como assim “nutrientes”? Eles jogam vitaminas na água? Não, não é exatamente esse tipo de nutriente. Os nutrientes aos quais estou me referindo vêm do esgoto e também dos fertilizantes agrícolas. Dois exemplos comuns desses nutrientes são o nitrogênio e o fósforo, que são extremamente importantes para a nutrição das algas e também dessas bactérias que vivem nos corpos de água.

Quando esses nutrientes estão em excesso na água, as algas ficam com muita disponibilidade de nutrientes e acabam se multiplicando loucamente, virando uma população gigantesca de algas. Essa superpopulação de algas é justamente aquela camada verde ou azulada que a gente vê nos lagos eutrofizados, como aconteceu no Lago Tai que eu mostrei no início desse vídeo.

Nessa camada verde mora um grande problema, porque essa quantidade enorme de algas precisa de oxigênio para viver e para produzir energia. Quanto mais algas temos na água, maior o consumo de oxigênio. Além disso, essa camada de algas boiando no lago não deixa a luz passar para o fundo do lago. Muitos organismos que vivem nesse fundo e fazem fotossíntese não conseguem mais sobreviver sem essa luz, e também não conseguem adicionar oxigênio novo na água. O resultado disso é que a água acaba ficando cada vez menos oxigenada, e os organismos vão morrendo. E quando eu falo de organismos morrendo, não são apenas as algas, mas também todos aqueles organismos aquáticos que precisam de oxigênio, como é o caso dos peixes. A morte desses organismos piora ainda mais o problema, porque o processo de decomposição deles, feito por bactérias, também consome oxigênio da água. E quando essas bactérias começam a decompor esses organismos mortos, elas também jogam mais nutrientes na água. Além disso, boa parte das bactérias também consome oxigênio, acabando com todo o oxigênio que tem ali. É um ciclo infinito de excesso de nutrientes e falta de oxigênio que acaba com a biodiversidade do local. E aí só sobra aquelas bactérias que não precisam de oxigênio e que não produzem um fedor absurdo.

E é claro que ao longo desse processo todo, a água não fica potável para os humanos tomarem, porque várias bactérias produzem toxinas, como foi o caso das bactérias do Lago Tai que eu trouxe aqui para você.

O exemplo do Lago Tai não é exclusivo da China. A eutrofização ocorre em todos os lugares onde há excesso de nutrientes na água, ou seja, em muitas lagoas e mares aqui do nosso Brasil brasileiro. Um exemplo é a Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, onde de tempos em tempos aparecem milhares e milhares de peixes mortos. Outros exemplos famosos de corpos d’água que sofrem com a eutrofização no Brasil são a Lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte, e a Lagoa da Conceição, em Florianópolis. E, é claro, não podemos nos esquecer do mais famoso de todos, o Rio Tietê, em São Paulo.

Então, esse fenômeno pode estar mais perto de você do que você imagina. O que podemos fazer para evitar esse problema, para prevenir que a eutrofização aconteça? É importante diminuir a entrada de nutrientes externos para esses corpos d’água. Isso pode ser feito tratando o esgoto urbano, tratando o esgoto industrial e diminuindo o uso de fertilizantes nas plantações. Quando o corpo d’água já está eutrofizado e a gente precisa consertá-lo, isso pode ser feito através do uso de produtos químicos que reduzem a disponibilidade de fósforo na água e reduzem também a quantidade de algas da superfície do lago.

Como diz o ditado, é muito mais fácil prevenir do que remediar. E caso a sua curiosidade tenha sido despertada sobre como aconteceu no Lago Tai, aqui na China, infelizmente, eu preciso te dizer que ele continua poluído. O governo chinês considerou esse acontecimento de 2007 como sendo um desastre natural, mas foi a natureza e muito esgoto e fertilizante que continuam sendo jogados por lá. E obviamente, por conta disso, essas multiplicações de algas continuam acontecendo de tempos em tempos lá.

E aí, você já viu algum lago ou lagoa com essa camada verdinha por cima? Me conta nos comentários onde você viu isso. E se você vai fazer o ENEM, eu disponibilizei aqui na descrição um link para você baixar um e-book que conta como o assunto da eutrofização cai nessa prova. Tem todas as questões que já caíram sobre esse assunto do ENEM para você treinar e dar uma cotovelada na cara dessa prova. Clica no link que está aqui na descrição.

No mais, é desnecessário dizer que foi um grande prazer estar aqui com vocês. Deixa o joinha para valorizar o profissional da educação. Um grande abraço! Tchau!

Fonte: EUTROFIZAÇÃO: um assunto que pode aparecer no ENEM 2022 por Paulo Jubilut