Pular para o conteúdo

Estrias: Diferenças, Causas e Tratamentos para Estrias Brancas, Roxas e Vermelhas

  • por
  • posts


Você sabia que as estrias são cicatrizes? Exatamente isso, as estrias são cicatrizes que são causadas pelo rompimento das fibras elásticas de sustentação da nossa pele. Existem três tipos de estrias: as estrias rubras, que são aquelas vermelhinhas ou roxas, e as albas, que são aquelas branquinhas. Hoje vou ensinar como prevenir e tratar as estrias em casa, além de falar sobre quais são os melhores tratamentos em clínicas de estética.
As estrias são causadas pelo rompimento das fibras de sustentação da nossa pele. Isso ocorre devido ao estiramento da pele, seja durante o período de crescimento, como na adolescência, ou devido a fatores como efeito sanfona, predisposição genética, uso prolongado de corticoides e exercícios físicos intensos.
Quando as estrias estão no estágio inicial, elas apresentam uma coloração avermelhada, indicando que há um processo inflamatório em andamento. Nessa fase, é importante evitar coçar ou atritar a região, pois isso pode aumentar o rompimento das fibras. Para tratar as estrias rubras, é possível utilizar produtos como ácido hialurônico, centella asiática, babosa, vitamina E e vitamina C, que ajudam a diminuir a inflamação e estimulam a produção de colágeno. Além disso, compressas geladas na região também ajudam a reduzir a inflamação.
Já as estrias roxas estão em um estágio intermediário. Nesse caso, também é necessário hidratar bastante a pele e reverter o processo inflamatório. Os mesmos produtos indicados para as estrias rubras podem ser utilizados aqui, como ácido hialurônico, centella asiática, babosa, vitamina E e vitamina C. Além disso, é importante massagear a região com movimentos suaves e usar compressas geladas.
As estrias albas, também conhecidas como estrias brancas, são aquelas que já estão em um estágio mais avançado. Nesse caso, é necessário fazer esfoliação na região para promover uma leve inflamação e estimular a circulação sanguínea. Ácido retinóico, açúcar, fubá e borra de café são alguns dos produtos que podem ser utilizados para esfoliar a pele. Após a esfoliação, é importante hidratar bem a região com produtos contendo uréia, ácido hialurônico, centella asiática e vitamina E.
Vale ressaltar que durante todo o tratamento das estrias, é fundamental tomar cuidado com a exposição solar. A região tratada deve ser protegida do sol, pois a exposição aos raios solares pode piorar o aspecto das estrias. Além disso, é importante manter a pele sempre hidratada e utilizar protetor solar diariamente.
Além dos cuidados em casa, existem diversos tratamentos estéticos que podem ser realizados em clínicas para potencializar os resultados. Alguns exemplos são a microagulhamento, o peeling químico, a vacuoterapia, a luz pulsada e o laser. Consulte um profissional especializado para saber qual é o tratamento mais indicado para o seu caso.
Lembrando que as estrias são cicatrizes e, portanto, jamais desaparecerão completamente. Porém, com os cuidados adequados e o tratamento correto, é possível reduzir a aparência das estrias e melhorar a saúde da pele.
Se você gostou dessas dicas, não se esqueça de se inscrever no meu canal do YouTube, ativar as notificações, acompanhar minhas redes sociais e conferir outros conteúdos relacionados à estética e saúde.
Muito obrigada e até a próxima!

Fonte: ESTRIAS – Diferenças, Causas e Tratamentos de Estrias Brancas, Roxas e Vermelhas por Patricia Elias