Pular para o conteúdo

Espasmos pós-lesão medular: causas e formas de reduzir

  • por
  • posts

O que são espasmos após uma lesão medular?

Olá, pessoal! Tudo bem com vocês? Meu nome é Ketlin Teixeira e no vídeo de hoje eu vou contar um pouquinho para vocês sobre o que são os espasmos após uma lesão medular e também quais exercícios podemos fazer para diminuí-los e melhorar essa condição. Então, bora pro vídeo!

O que são espasmos?

Os espasmos são contrações involuntárias do músculo que geralmente ocorrem em pessoas que tiveram lesão medular, danos no cérebro ou em decorrência de um AVC. Esses movimentos involuntários podem ocorrer em diferentes partes do corpo.

No caso de cadeirantes, as pernas são uma das áreas que mais apresentam espasmos. Existem diferentes níveis de espasticidade, sendo que os espasmos mais leves são mais comuns. No meu caso, meus espasmos são bem leves. Eles costumam ocorrer quando fico na mesma posição por muito tempo e se intensificam quando mexo a perna. Eu não sinto dor, mas existem casos em que as pessoas sentem muita dor devido aos espasmos mais fortes. Além disso, a espasticidade pode atrapalhar algumas atividades do dia a dia, como a transferência de cadeira de rodas, e aumentar o risco de quedas.

Além das pernas, pessoas com lesões cervicais também podem apresentar espasmos nos braços.

Minha experiência pessoal

Lembro que, após o acidente que resultou na minha lesão, comecei a ter espasmos. Meu dedo do pé começou a se mexer e minha perna também. No começo, isso me causou esperança de que eu poderia recuperar meus movimentos. Porém, com o tempo e as pesquisas que fiz, descobri que os espasmos são movimentos involuntários e não indicam uma recuperação completa dos movimentos.

Existem casos em que é necessário fazer uma operação para diminuir os espasmos. Antigamente, os médicos indicavam a aplicação de Botox, que trazia uma grande melhora. Além disso, alguns cadeirantes precisam tomar medicamentos para diminuir os espasmos e ter uma melhor qualidade de vida.

Exercícios para diminuir os espasmos

A natação é uma atividade muito benéfica para diminuir os espasmos e melhorar a qualidade de vida. Além disso, fazer alongamentos também pode ajudar na redução dos espasmos. É importante manter-se ativo e fazer atividades físicas regularmente, pois ficar parado pode intensificar os espasmos.

Vídeos

Conclusão

É isso, espero que vocês tenham compreendido um pouco mais sobre os espasmos após uma lesão medular. Comentem aqui embaixo se vocês têm muitos espasmos e se são fortes. No meu caso, os espasmos são leves. Se você ainda não é inscrito no canal, curta esse vídeo e se inscreva no canal. Até a próxima!

Fonte: O que é ESPASMOS após LESÃO MEDULAR? | Como diminuir espasmos por Cadeirante em ação