Pular para o conteúdo

Escabiose (sarna): informações essenciais sobre a doença e seu tratamento.

  • por
  • posts

Escabiose – A Doença da Sarna

Olá, galera! Tudo bem? Seja muito bem-vindo a esse vídeo em nosso canal. Meu nome é Gustavo, caso você não me conheça. E hoje nós vamos falar sobre escabiose, ou também conhecida popularmente como sarna. Se você ainda não é inscrito no canal, ainda, inscreva-se agora mesmo. Não vai custar nada para você e, além de me ajudar bastante, você ainda vai receber notificações de novos vídeos que podem ser do seu interesse. Beleza? No final do vídeo, vou deixar aqui meu contato: meu WhatsApp e meu e-mail, para que você possa ter acesso a materiais de estudo sobre o assunto. Temos desde 10 até 20 questões, sendo o de 20 razões o mais completo, onde você terá acesso a questões de português, questões específicas e a parte teórica. É um material em PDF com comentários e gabaritos. Enfim, é muito bacana e pode te ajudar bastante. Então, espero uma força para mim aqui com a sua contribuição, beleza?

E vamos lá, sem mais delongas! Esse vídeo é sobre escabiose. Eu tinha feito anteriormente, mas decidi apagar por causa de alguns comentários em relação a essa doença, onde estavam dizendo que eu falei, no vídeo anterior, que estava associada à falta de higiene. Mas eu falei isso de uma forma equivocada, gente. A primeira informação que você precisa saber sobre escabiose é que ela não tem a ver com falta de higiene. Aonde eu peguei essa informação é que o poder público estava passando de uma forma equivocada. Acabei enfatizando também de uma forma equivocada. Portanto, retire essa informação, beleza?

A sarna é uma doença parasitária, causada pelo ácaro Sarcoptes scabiei. É por isso que é chamada assim, pois o nome da doença se assemelha ao nome do ácaro que a causa. A transmissão ocorre pelo contato direto interpessoal ou através do uso de roupas contaminadas. Esse contato deve ser prolongado, ou seja, o contato da cabeça com a cabeça, por exemplo. Gustavo, você está passando informações mais objetivas, então é cobrado isso. Não aumente o quanto é cobrado alguma coisa sobre escabiose numa prova de agentes de saúde ou cargos similares. A diferença é com relação às outras doenças. Portanto, é bastante importante que você saiba as informações essenciais sobre a doença. Qual é o parasita, como ele age no corpo humano quando há o contato, e como desenvolve na pessoa. Ele escava túneis na pele, onde as fêmeas depositam seus ovos que eclodem. É um trabalho escavador do ácaro. É assim que posso dizer.

Uma outra informação bastante importante é que gatos e cachorros não transmitem a sarna humana. Essa é uma informação passada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. Portanto, informe-se a respeito. Gatos e cachorros não transmitem a sarna humana.

Os sintomas são consequência da movimentação do ácaro ao cavar túneis na pele. A coceira é o principal sintoma da sarna, mas é uma consequência das escavações dos túneis. Podemos dizer que a coceira é um sintoma que pode causar lesões na pele. Então, de forma resumida, os sintomas são coceira e lesões na pele.

Quanto ao tratamento, consiste em usar medicamentos tópicos em todo o tegumento (pele, pelos e cabelo), ou uso de medicamentos orais. A escolha vai depender das características da doença em cada paciente e de suas condições gerais de saúde. Portanto, é importante que o tratamento seja individualizado pelo médico para cada paciente. Lembre-se sempre de procurar um médico, seja um especialista em dermatologia ou um clínico geral para fazer um diagnóstico adequado e determinar o melhor tratamento para a sua situação.

Em relação à prevenção, como mencionado no início do vídeo, é importante evitar o contato. Portanto, evite o contato prolongado com pessoas e roupas contaminadas. Há um protocolo a ser seguido, mas basicamente envolve lavar as roupas de forma isolada, separando a roupa da pessoa com sarna das outras roupas. Enfim, isso é muito importante.

Essas são as informações básicas sobre escabiose. Espero que você tenha gostado do vídeo e que essa explicação tenha sido útil. Se tiver alguma dúvida, deixe um comentário aqui abaixo que terei prazer em responder. Também não se esqueça de curtir o vídeo se gostou. Obrigado pela sua atenção e até a próxima aula. Tchau, tchau!

Fonte: Escabiose (Sarna) – tudo o que você precisa saber! por Gustavo Almeida Camargo