Pular para o conteúdo

Erros comuns no tratamento da hipoglicemia: saiba como evitá-los

  • por
  • posts

Hipoglicemia: Como Identificar e Corrigir de Forma Correta

Hoje eu quero falar com vocês sobre hipoglicemia. A gente já falou outras vezes aqui no canal, mas eu acho que é sempre muito importante voltar nesse tema porque se lá atrás alguém tivesse me informado que eu poderia ter hipoglicemia, talvez as minhas primeiras crises de hipoglicemia eu tivesse tratado de forma correta. Porque ninguém me falou que eu poderia ter hipoglicemia, falaram que a minha glicose era alta, por isso que eu era diabético. Mas quando a glicose está abaixo de 70 miligramas por decilitro, gente, você está com hipoglicemia. E os sintomas são muito ruins da hipoglicemia, né? Você tem uma fome exagerada, você fica pálido, você começa a tremer, você começa a suar, você perde um pouco da coordenação motora e a concentração. Existem desmaios, pessoas que desmaiam. Então é muito importante você entender o que é hipoglicemia e como que você entende? Tendo alguns sintomas. Então, eu, particularmente, eu percebo quando eu vou entrar em hipoglicemia quando o meu coração dá uma batida diferente e a respiração muda. E aí já vou lá me monitorar para saber se está tudo certo. Abaixo de 70 a gente precisa corrigir.

E algumas pessoas acabam corrigindo de forma incorreta, né? E alguns erros são comuns. Primeiro, quando você percebe que você está tendo uma hipoglicemia, é importante se monitorar para ter certeza de que você está tendo uma hipoglicemia. Caso você já esteja com a consciência afetada, peça ajuda. Algumas pessoas ficam com vergonha de pedir ajuda e os sintomas de hipoglicemia, quem não teve, acha que a pessoa está bêbada em algumas situações. Então, peça ajuda, não tenha medo de pedir ajuda.

E, é importante também que, ao corrigir uma hipoglicemia, é claro que em algumas situações você vai precisar de uma medicação específica. Mas eu estou falando daquela hipoglicemia que dá para corrigir imediatamente, né? Você precisa de 15 gramas de carboidrato. E o que é isso? Bom, vamos lá. Você pode pegar um copo de suco, de preferência natural, pode ser de laranja, um copo de refrigerante com açúcar e você pode pegar balinhas, três balinhas. Aquelas bolinhas que a gente coloca na boca, docinhas, então três balinhas já ajudam. E aí você tem que monitorar de novo, 15 minutos depois, e monitora a glicose. Erro muito comum que as pessoas cometem, sabe o que elas fazem? Pegam um chocolate. Só que o chocolate tem gordura e proteína, e a gordura segura, então demora mais tempo para você voltar a glicose. Sei lá, tá abaixo de 70 para chegar nos 90, vamos 90, 100. E aí você demora para chegar nos 100 e fica com fome ainda, com aqueles sintomas. Então, o importante é corrigir de forma correta. Água com açúcar também é uma boa saída, viu? Água com açúcar, chocolate não é uma boa. Porque o chocolate vai demorar mais e aí você vai querer comer muito mais.

Outra coisa que as pessoas erram muito é que elas comem tudo que vêem pela frente, né? Aí comem muito e aí você tem uma glicemia de rebote. O que é isso? Glicemia de rebote é quando você está com 70 aqui embaixo, depois de algumas horas a sua glicemia vai lá para cima, chega a 200, 300. E isso não é bom, imagina só seu corpo lá com 70, sentindo falta de açúcar, de repente vem um monte de açúcar e aí sobe. Isso é que muda toda a funcionalidade do organismo. O coração bate de outra forma, a respiração também muda. Então, é importante a gente entender que esses erros não podem acontecer, né? De comer mais do que você precisa, que são 15 gramas de carboidrato no máximo, depois se tiver ainda baixo, aí você corrige novamente com 15 gramas. Se na terceira vez continuar ainda abaixo, aí tem que procurar um pronto-socorro para ser atendido. E aí provavelmente você vai receber glicose na veia. Tem um atendimento mais preparado para te ajudar a corrigir a hipoglicemia. Então, é importante ter essa noção, entender como corrigir de forma correta, para não fazer como já aconteceu comigo de levantar durante a madrugada, esquecer e comer tudo que tinha que ter na geladeira. Só que aí se acorda no outro dia com 400 de glicemia e aí parece que um caminhão passou no seu organismo, não tem organismo que aguente. Sair de sei lá, estava 60, foi para 400. Então, é importante a gente fazer a correção de forma correta e evitar os erros.

E se você está tendo muitas crises de hipoglicemia, uma dica: fale com seu médico. Pode ser um ajuste na medicação, ajuste na alimentação ou na sua rotina, né, para evitar as hipoglicemias. Ter glicemia demais não é bom e a hipoglicemia é algo pontual que pode te causar problemas naquele momento e ela precisa ser tratada naquele momento. E pode trazer sequelas para o resto da vida. Então, fica aqui a minha informação. Se você gostou desse vídeo, compartilhe. Vamos juntos levar informação a quem precisa e ajudar quem precisa receber informação. Tem milhões de pessoas que convivem com diabetes e não sabem a importância da educação em diabetes. O nosso tratamento não pode ficar nas mãos apenas dos médicos. A gente precisa assumir o comando da nossa glicemia também, principalmente a gente. Porque a saúde é o nosso bem mais precioso. Compartilhe esse vídeo, deixe aqui seu comentário. Espero que vocês tenham gostado e conte aqui também qual é a sua opinião, né? E se você tiver mais dúvidas, coloca aqui que eu faço um novo vídeo falando sobre hipoglicemia. Boas glicemias, meus amigos, e até a próxima. Tchau, tchau, tchau!

Fonte: HIPOGLICEMIA: ERROS COMUNS NA HORA DE TRATAR por Um Diabético