Pular para o conteúdo

Entendendo a menstruação: ciclo menstrual e características.

  • por
  • posts

Menstruação: Tudo o que você precisa saber

Olá! Sou médica de família e comunidade e também atuo como médica no coletivo feminista Sexualidade e Saúde. Hoje vamos falar sobre menstruação, um assunto que todas as mulheres irão vivenciar em algum momento da vida. Ainda existem muitas dúvidas em relação a esse tema.

A menstruação ocorre em ciclos e esses ciclos podem não ter um número exato de dias. Em um ciclo, uma mulher pode ter 28 dias, enquanto em outro pode ter 30 dias, e isso não necessariamente é um problema de saúde. Ciclicamente, o endométrio, a camada interna do útero, sofre uma descamação, liberando o sangue menstrual. A variação de cor, tipo, duração e intensidade do sangue é muito particular de cada mulher.

Durante a vida reprodutiva, é possível que as características da menstruação mudem ao longo do tempo. Algumas mulheres podem começar a menstruar com um ciclo longo e intenso, que vai diminuindo ao longo da vida. Também é comum que o fluxo menstrual varie de uma mulher para outra. Algumas têm um sangramento mais intenso no primeiro dia, enquanto outras têm um aumento gradual da intensidade ao longo dos três a sete dias do ciclo. É importante ressaltar que a variação de cor do sangue também é bastante variável, podendo ir desde uma tonalidade amarronzada até um vermelho vivo, ao longo do período menstrual.

Normalmente, durante o período menstrual, é comum que o útero contraia, causando cólicas. As cólicas são provocadas pelas contrações da musculatura uterina. A intensidade das cólicas pode variar de mulher para mulher, assim como a intensidade delas pode mudar ao longo da vida. Algumas mulheres têm cólicas mais intensas, necessitando de medicação durante todo o período menstrual.

É importante destacar que existem outras condições de saúde que podem afetar o fluxo e a duração da menstruação. Se houver um aumento anormal do fluxo ou se as cólicas tornarem-se intensas a ponto de comprometer a qualidade de vida, é necessário procurar um médico.

Apesar das variações serem normais, é necessário ficar atenta a qualquer alteração que persista ou se torne intensa. Nesses casos, é recomendado procurar um médico para uma avaliação mais detalhada. O que não é necessário é entrar em desespero. Podemos conversar e conhecer melhor o ciclo menstrual para entender o que são variações consideradas normais ou relacionadas a doenças.

A cor do sangue também pode variar bastante de mulher para mulher. Algumas podem ter uma variação de cor durante o mesmo período menstrual, começando com uma tonalidade mais amarronzada e, em seguida, tornando-se mais intensa e vermelha à medida que o sangramento progride. No entanto, é importante ressaltar que a cor do sangue não é um indicativo de problemas de saúde.

É possível ter uma menstruação regular sem ter relações sexuais. Não há nada na anatomia ou fisiologia do corpo feminino que impeça as mulheres de terem relações sexuais durante o período menstrual. No entanto, é muito importante o uso de preservativo durante esse período devido ao risco de doenças sexualmente transmissíveis.

A TPM (Tensão Pré-Menstrual) é um dos principais tabus que encontramos no dia a dia das consultas com as mulheres. Parece que a TPM se tornou um momento em que a mulher é desacreditada ou um momento em que ela não está em seu melhor estado mental. A verdade é que nada disso faz muito sentido fisiológico. As variações hormonais que ocorrem durante esse período podem causar alguns sintomas de irritabilidade ou tristeza eventualmente, mas isso varia de mulher para mulher e não é algo universal.

É comum que ao longo da vida a maior parte das mulheres nem sequer queira entrar em contato com aquele sangue de alguma maneira. Ao longo da história, a sociedade colocou sobre a mulher a carga de carregar o período como algo sujo. Desde quando uma menina está na escola, é necessário trocar o absorvente, carregar bolsas, enfim, tudo para esconder o corpo feminino por causa dessas alterações hormonais que são naturais. O corpo feminino é muito mais complexo e diferente do corpo masculino, que provavelmente terá uma quantidade hormonal constante ao longo do mês, sem ciclos. A mulher, por sua vez, possui ciclos mensais de alterações hormonais, tornando a relação com o próprio corpo um pouco mais desafiadora, mas também bastante interessante.

Fonte: O que é menstruação? por Violeta Cup