Pular para o conteúdo

Entenda sobre a Síndrome de Down e a Deficiência Intelectual.

  • por
  • posts

A vida em movimento

A abertura mostra diversas atividades esportivas sendo feitas por pessoas com deficiência. Dentre elas, há cadeirantes jogando tênis de mesa, um atleta cego correndo com seu guia, cadeirante jogando basquete, uma moça surda conversando, um atleta com o braço amputado nadando e o skate em ação. A imagem que ilustra a capa do DVD é de um grupo de atletas vencedores no pódio.

No vídeo, quatro pessoas com deficiência mental, incluindo Billy, caminham por um parque e se sentam em uma mesa próxima à quadra de esportes. É quando João Vitor Nucini Silvério, estudante de educação física com a síndrome de Down, começa a contar um pouco sobre sua experiência.

“Como é que foi assim quando você descobriu que tinha síndrome de Down?”, pergunta o entrevistador. João Vitor responde que foi sua mãe quem lhe contou. “Minha mãe me contou que eu tinha algo diferente, que eu era especial. Voltando ao parque, João Vitor segura uma bola normal e diz: “Eu nasci de novo”.

Dr. João de Lacerda Júnior, coordenador de saúde da APAE de São Paulo, explica que a síndrome de Down é causada por uma trissomia do cromossomo 21. Ele menciona as características físicas típicas da síndrome, como a prega nasolabial e a prega palmar, e comenta que as crianças com síndrome de Down são hipotônicas, o que significa que têm um tônus muscular um pouco menos firme.

Quando perguntado sobre seu maior sonho, João Vitor responde que quer ser um ótimo professor de educação física e ajudar pessoas especiais como personal trainer. Ele também revela que treina basquete com Billy na quadra e demonstra suas habilidades no tênis.

Depois, é a vez de Gilberto Silva, pai de João Vitor, falar sobre como eles descobriram o interesse do filho pelo esporte. Ele explica que, no início, achava que esportes individuais seriam melhor para João Vitor. Por isso, optou pelo tênis. No entanto, João Vitor também se interessou pelo basquete, então eles começaram a treinar juntos.

Quando questionado sobre sua trajetória na faculdade de educação física, João Vitor informa que está no primeiro período e já enfrentou algumas dificuldades com notas baixas. Ele comenta que já fez algumas provas e o resultado foi mais ou menos. Apesar disso, ele está gostando da faculdade e dos amigos que fez.

Roseli Maçã Silva, mãe de João Vitor, compartilha como foi o começo do filho na escola regular. Ela conta que, às vezes, ele tinha dificuldades de acompanhar as atividades, principalmente em escrever e ouvir ao mesmo tempo. No entanto, ela ressalta que ele possui um potencial cognitivo muito bom e que entende tudo muito bem. Ela destaca a importância de mostrar para João Vitor que ser diferente não é ruim.

O vídeo continua mostrando a rotina de João Vitor no parque, com atividades esportivas, música e aulas de educação física. Também são apresentadas as opiniões de profissionais da área sobre a importância do ambiente familiar, da atividade esportiva adaptada e do apoio e incentivo dos pais.

No final, agradece-se à Confederação Nacional da Indústria, ao Instituto AmanKay, ao Instituto Vivre, à Laramara – Associação Brasileira de Assistência ao Deficiente Visual, ao Sesi e à Vida em Movimento.

Fonte: Deficiência Intelectual – Síndrome de Down por MarcoAQ1