Pular para o conteúdo

Entenda a esquizofrenia: sintomas, causas e tratamentos | Vida Mental

  • por
  • posts


Olá, eu sou professor e o Globo Médico, psiquiatra forense e psicoterapeuta com certificações pela Associação Brasileira de Psiquiatria e Conselho Federal de Medicina.

Esta é a minha aula sobre o que é a esquizofrenia.

Isto faz parte da divulgação da nossa pós-graduação em Saúde Mental para equipes multiprofissionais.

Antes, por favor, inscreva-se no nosso canal do YouTube, “Barrafunda Mental”, para continuar recebendo avisos das nossas novas publicações em vídeo. Não esqueça de ativar o sininho para receber as notificações sonoras quando os vídeos inéditos forem ao ar.

A Esquizofrenia

A esquizofrenia é uma das doenças mentais mais graves e afeta aproximadamente 1% da população adulta. É um transtorno tão grave que já foi considerado, no passado, como sendo “demência precoce”, devido às suas manifestações cognitivas, afetivas e comportamentais tão graves quanto as de uma demência.

A esquizofrenia ocorre mais frequentemente em homens no final da adolescência e começo da idade adulta. Já nas mulheres, há uma distribuição bimodal, ou seja, uma fase de maior prevalência no final da adolescência e conquista da idade adulta, e um aumento na probabilidade por volta da quarta década de vida.

De acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais da Associação Psiquiátrica Americana (DSM-5), para que o médico possa diagnosticar a esquizofrenia, o paciente precisa apresentar dois ou mais dos seguintes sintomas por pelo menos um mês:

  • Delírios: alterações do pensamento que levam o paciente a ter certezas e conclusões que não correspondem à realidade;
  • Alucinações: percepções sensoriais sem que haja um estímulo externo correspondente;
  • Discurso desorganizado: fala difícil de compreender;
  • Comportamento grosseiramente desorganizado ou catatônico: excesso ou restrição intensa da atividade motora;
  • Sintomas negativos: como perda de interesse, recusa em interagir e realizar atividades solicitadas.

Além disso, o indivíduo precisa apresentar um nível de prejuízo no funcionamento nas áreas de trabalho, relações familiares e com colegas, vizinhos e autocuidado, abaixo do nível esperado para sua situação social e econômica. Os sintomas também devem ser contínuos e persistir por mais de seis meses.

É importante diferenciar o diagnóstico da esquizofrenia de outros transtornos, como o transtorno esquizoafetivo, transtorno depressivo com sintomas psicóticos ou transtorno bipolar com sintomas psicóticos. Além disso, a esquizofrenia não deve ser causada por uma doença física ou pelo uso de substâncias psicoativas, como maconha, cocaína ou crack.

A esquizofrenia é uma condição muito preocupante, pois muitos pacientes, mesmo quando tratados de forma exaustiva, acabam se aposentando precocemente.

Pós-graduação em Saúde Mental

Na nossa pós-graduação em Saúde Mental para equipes multiprofissionais, esses conhecimentos sobre a esquizofrenia, incluindo prevenção, diagnóstico, tratamento, intervenções e reabilitação, serão exaustivamente estudados e discutidos na forma de casos clínicos.

O curso tem duração de um ano, com carga horária de 360 horas e é ministrado por professores altamente qualificados, com experiência pedagógica, teórica e prática.

Ele é voltado para médicos, psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, educadores físicos, nutricionistas, farmacêuticos, administradores e outros interessados que desejam alcançar novos desafios e aprendizados altamente diferenciados, elevando sua carreira profissional.

O curso oferece amplas perspectivas no mercado de trabalho, preparando o aluno para participar de entrevistas de emprego, processos seletivos e concursos públicos de maneira altamente qualificada e competitiva.

Se você está interessado em fazer a nossa pós-graduação em Saúde Mental para equipes multiprofissionais, clique no link abaixo para acessar o site da UNIP, onde estão disponíveis informações pedagógicas, administrativas, financeiras e metodológicas.

Aproveite essa oportunidade para alavancar o seu crescimento profissional! Entre em contato conosco para tirarmos todas as suas dúvidas e contribuirmos na sua jornada de elevação profissional.

Acesse o site da UNIP
Fonte: O que é esquizofrenia? | Vida Mental por Canal Vida Mental

Marcações: