Pular para o conteúdo

Enjoo na gravidez: Quando começa e quanto tempo dura? Enjoo como primeiro sintoma de gravidez.

  • por
  • posts


O que acontece com seu corpo quando você fica grávida?

Olá! Este vídeo é para você que está tentando engravidar e está toda ansiosa querendo saber quando vai começar a enjoar. Ou então, para você que está se sentindo enjoada e desconfiando de gravidez. Eu sou a Andressa, uma mãe descomplicada, e no vídeo de hoje, vou te explicar o que acontece com o seu corpo quando você fica grávida, para te ajudar a identificar os sintomas de gravidez e quando os enjoos vão começar a aparecer. Então, se essa é a sua dúvida, fica comigo aqui até o final do vídeo que eu vou te dar todos os detalhes.

Mas antes de eu começar, aproveito para te pedir para se inscrever aqui no canal, tenho certeza que você não vai se arrepender. Já deixe o seu like e se inscreva para não perder nenhuma novidade.

Agora, antes de eu começar a te falar sobre os enjoos, eu preciso que você entenda o que acontece com seu corpo durante a concepção. Vou explicar de uma forma bem simplificada, porque só assim você vai entender as alterações em seu corpo e vai conseguir identificar os sintomas da gravidez. Então, vem comigo aqui para a tela do meu computador.

Vamos lembrar do comecinho do seu ciclo, que é quando você menstrua. Quando você menstrua, a parede interna do seu útero, o endométrio, está mais grosso e ele vai descamar porque não teve a fecundação do óvulo. Seu útero vai limpar e prepará-lo para a chegada do novo óvulo fecundado.

O primeiro dia que desce o sangue da sua menstruação é o primeiro dia do seu ciclo. Teoricamente, você vai ovular mais ou menos no décimo quarto dia, se a sua menstruação foi regular. Se ela não for regular, você precisa monitorar sua ovulação de outra forma.

Enquanto o seu útero está sendo preparado para a chegada do óvulo, no seu ovário existem vários folículos, que são as bolsinhas que ficam com os óvulos dentro. Esses óvulos vão crescendo até que um explode e lança o óvulo para a trompa de falópio.

Quando você tem relação sexual, o espermatozoide fica dentro de você procurando o óvulo para fecundar. O espermatozoide pode ficar vivo dentro de você por 48 a 72 horas, em alguns casos raros, pode ficar até por cinco dias ou mais. Ou seja, se você tiver relações dois dias antes da ovulação, já é possível que você engravide.

O óvulo fica na trompa de falópio à espera do espermatozoide por 24 horas. Se o espermatozoide conseguir fecundar o óvulo, as células começam a se multiplicar até chegar no útero, o que dura aproximadamente cinco dias. Então, já se passaram três semanas de gestação desde o momento da fecundação.

A sua gestação é contada a partir da data da última menstruação e não a partir da data que o óvulo foi fecundado. Quando ele chega no útero, o endométrio já está grosso novamente, esperando o zigoto, que é o óvulo fecundado e multiplicado.

Esses zigotos se implantam e essa implantação se chama nidação. Quando a nidação acontece, você pode sentir uma cólica bem fraquinha e ter um pouco de sangramento, mas pode ser também que você não tenha nem uma cólica nem nenhum sangramento.

A partir desse momento, o hCG começa a ser produzido pelo seu organismo. Uma função dele é manter os níveis de progesterona altos para que você não menstrue. Quando o zigoto é implantado no útero, seu corpo pode identificá-lo como um corpo estranho e tentar eliminá-lo. Com a progesterona alta, isso não vai acontecer. Depois da 12ª semana de gestação, a placenta já está praticamente formada e substitui a função do hCG. Por isso, ele começa a diminuir.

Agora que você entendeu todo esse processo, vou falar sobre os enjoos. Não há uma comprovação científica para explicar as causas dos enjoos, mas acredita-se que eles estão relacionados diretamente ao hormônio hCG. Os picos de enjoos acontecem coincidentemente com o pico do hormônio no organismo. Quando esse hormônio começa a cair, os enjoos também começam a diminuir.

O normal é a mulher enjoar até a 16ª semana, mas pode persistir até a 20ª semana. Em pouquíssimos casos, os enjoos persistem a gestação toda. É importante ficar atenta, pois se você estiver vomitando muito e não conseguindo comer, pode estar sofrendo de hiperêmese gravídica, que não é frescura, é sério, e você deve procurar ajuda.

Outro motivo possível para os enjoos é a movimentação dos órgãos devido a todas as alterações que estão acontecendo no seu corpo. O estômago tem menos espaço para se movimentar, o que pode causar dificuldade na digestão e azia. É comum sentir também os seios diferentes, mais inchados e doloridos, semelhante a uma TPM.

Espero que com todas essas informações, você consiga entender melhor as alterações que ocorrem no seu corpo durante a gravidez e identificar os possíveis sintomas. Se você quiser se aprofundar mais sobre o assunto da maternidade, te convido a acessar meu blog, onde compartilho muitas informações úteis que vivi na pele e que sei o que funciona e o que não funciona.

Se esse conteúdo foi útil para você, não se esqueça de se inscrever no canal, curtir o vídeo e compartilhar com alguém que possa precisar dessas informações. Obrigada por assistir e nos vemos no próximo vídeo. Tchau!

Fonte: Enjoo na gravidez quando começa? Enjoo é o primeiro sintoma de gravidez? (quanto tempo dura?) por Mamãe Descomplicada