Pular para o conteúdo

Edema pulmonar intersticial cardiogênico: causas, sintomas e tratamento (vídeo 2)

  • por
  • posts


Neste vídeo, vamos conversar sobre o edema pulmonar intersticial, o edema hidrostático e o edema cardiogênico. A fisiopatologia básica seria uma falência das câmaras cardíacas à esquerda, aumentando a pressão diastólica final do ventrículo esquerdo e a pressão nas veias pulmonares, aumentando a pressão venosa capilar pulmonar, causando um edema intersticial e um edema interalveolar. Um edema que depende das pressões hidrostáticas e também da gravidade.
Aqui temos um exame de tomografia computadorizada mostrando as manifestações do edema pulmonar intersticial. Podemos observar um espessamento e dilatação dos septos interlobulares, formando nódulos pulmonares secundários e vasos linfáticos dilatados. Essas estruturas poligonais que são os lóbulos pulmonares secundários podem ser facilmente delimitadas.
No caso do edema pulmonar alveolar, os alvéolos estão parcialmente preenchidos por edema, o que resulta em um padrão em vidro fosco na tomografia computadorizada. Já quando os alvéolos estão completamente preenchidos por edema, aparecem opacidades do tipo consolidação.
É importante destacar que o edema pulmonar intersticial pode ser causado por diversas condições, como insuficiência cardíaca congestiva, infecções pulmonares, doenças do tecido conjuntivo, entre outras. O diagnóstico deve ser avaliado em conjunto com os dados clínicos e outros exames complementares, como exames cardíacos funcionais.
Fonte: Edema pulmonar intersticial cardiogênico (vídeo 2) por Jezreel