Pular para o conteúdo

Drenagem linfática: o que é e como funciona

  • por
  • posts

Drenagem Linfática: Funciona?

Olá! Espero que estejam todos bem. Bem-vindos a mais um vídeo aqui no Fisky Afins. No vídeo de hoje, vamos falar sobre a drenagem linfática. Muita gente me pergunta se a drenagem linfática funciona, se emagrece, etc. Mas a pergunta que nos devemos fazer é: funciona para que?

Quando alguém me manda uma pergunta como essa, minha resposta imediata é: funciona para quê? Essa é uma pergunta ruim, pois dentro da ciência, precisamos de especificações. A drenagem linfática funciona para o emagrecimento de pessoas saudáveis, ou seja, sem nenhuma comorbidade. A resposta seria mais precisa nesse caso.

No entanto, a drenagem linfática pode ser recomendada em situações específicas, como em algumas cirurgias, retenção de líquidos, período pós-operatório, gravidez, pós-lipoaspiração, entre outros. É o médico que acompanha o caso de vocês quem deve fazer a recomendação, não o Google.

A drenagem linfática não é recomendada em inúmeros casos, como insuficiência cardíaca congestiva, história de coágulos sanguíneos ou acidente vascular cerebral, infecções, problemas de fígado e problemas renais. Portanto, é importante procurar um médico que irá aconselhar vocês, pois em alguns casos pode ser perigoso.

Uma pergunta muito comum é se a drenagem linfática emagrece. A resposta é não. A drenagem linfática não tem o poder de queimar gordura e emagrecer. Ela pode ajudar na redistribuição dos líquidos do corpo, gerando uma sensação momentânea de estar mais magro, mas estamos falando de retenção de líquidos, não de gordura.

Além disso, a drenagem linfática não tem o poder de eliminar celulite. Ela pode dar um aspecto mais liso para a pele momentaneamente por conta da redistribuição dos líquidos, mas não tem o poder de eliminar a celulite. O que poderia ajudar nesse caso seria exercícios e uma alimentação adequada.

Existem alguns estudos científicos interessantes sobre a drenagem linfática. Um deles fala sobre a relação entre a drenagem linfática e o câncer de mama. Infelizmente, esse estudo chegou à conclusão de que a drenagem linfática não ajuda no caso de linfedema e câncer de mama. No entanto, é importante ressaltar que mais estudos são necessários para chegar em uma conclusão mais precisa.

É importante lembrar que a medicina é patriarcal e muitas pesquisas científicas são machistas, focando em problemas que afetam mais os homens. É por isso que não temos bons estudos pensando no bem-estar das mulheres, como no caso do câncer de mama e linfedema. No entanto, a terapia alternativa tampouco é a solução.

Enfim, a drenagem linfática pode ser uma ferramenta eficaz em casos de retenção de líquidos. Sempre fale com seu médico antes de fazer qualquer tipo de tratamento. Espero que tenham gostado do vídeo. Sigam-me nas redes sociais e até a próxima!

Fonte: DRENAGEM LINFÁTICA FUNCIONA? • Física e Afins por Física e Afins