Pular para o conteúdo

Dor muscular pós-treino: É seguro tomar remédio?

  • por
  • posts


Bom, então você começou agora ou voltou a treinar e tem sentido muita dor nos dias seguintes. Tomar ou não tomar remédio para aliviar? Vem comigo!

Olá, galerinha! Beleza? Professor do seminário trazendo para vocês mais uma vídeo-aula com conteúdo muito interessante e propício para esse momento que estão vivendo agora, né? O retorno aos treinos. Mas antes de entrarmos no assunto do vídeo, se você ainda não está inscrito no canal, se inscreve aí e não esquece de apertar o sininho para ser notificado dos próximos vídeos. Deixa o like, tenho certeza que você vai curtir o conteúdo, e comenta, galera, vai colocando os comentários, tirem dúvidas no decorrer do vídeo, tá bom?

Vamos lá, tomar ou não tomar remédio para aliviar as dores pós-treino? Não tomar remédio. Porque antes de entrarmos no assunto em si, eu vou falar um pouco melhor para vocês entenderem. Dor é um sinal de alerta do nosso corpo quando há algum processo inflamatório gerado por alguma lesão. Então, se você treinou e está com dor, tem alguma lesão. E isso é completamente normal e natural, faz parte do processo do ganho muscular. Essa dor que você sente nos dias seguintes aos treinos se chama de dor muscular tardia. Então agora que você entendeu o que é a dor e o porquê você tem ela, vamos nos aprofundar um pouco no assunto.

O nosso músculo é composto por fibras musculares e essas fibras têm a sua densidade, espessura e comprimento naturais. Quando esse músculo é exigido com alguma sobrecarga em algum movimento, principalmente na fase excêntrica, essas fibras musculares acabam sofrendo pequenas rupturas, ou seja, têm uma carga, o músculo está trabalhando com ela, e na fase excêntrica acontece essas pequenas microlesões. Essas microlesões liberam citocinas pró-inflamatórias, ou seja, acontece uma inflamação no seu músculo. Você movimentou ele com alguma carga, houveram pequenas rupturas e tem uma pequena inflamação. E aí vem a sua dor. Então isso serve como um aviso: está doendo essa musculatura, não é para eu ficar exigindo ela novamente, ela tem que se recuperar, por um processo de recuperação. Aí o seu corpo tem que trabalhar para recuperar e começa a produzir citocinas anti-inflamatórias, sendo a interleucina 10 a principal delas. Ou seja, o nosso organismo produz essas citocinas para combater a inflamação e automaticamente, com o combate, ele vai regenerando a fibra muscular que foi rompida. E claro, como o nosso corpo é a máquina mais incrível já criada, essa reconstrução é feita melhor, ou seja, a fibra volta mais forte, mais grossa. Show, né?

Então, você treinou, você danificou, o seu corpo trabalha na reconstrução. Se você colocar um remédio anti-inflamatório, você quebra todo esse processo que o seu corpo tem que fazer. E aí você tem uma recuperação, só que você não tem aquele ganho muscular, aquela evolução muscular, você apenas tratou aquela inflamação, mas o seu corpo não melhorou. Após a inflamação, essa ideia do trabalho muscular na musculação, em algum exercício físico, é ter um ganho, ter uma melhora muscular. Se você coloca um remédio, você não tem isso. E mais: muitos vendem pomada, eles têm analgésicos, ou seja, mascaram a dor, mas a lesão continua. E aí o que acontece? A pessoa toma um anti-inflamatório, para de sentir dor ou a dor diminui relativamente, ela volta lá e faz o mesmo movimento, volta a treinar de novo. Mas o corpo não recuperou completamente, aí acaba tendo lesão em cima de lesão. O corpo acaba não evoluindo, e detalhe, todo esse processo que o seu corpo tem que fazer para produzir as citocinas, para chegar ali com a interleucina 10, trabalhar na recuperação e no ganho muscular, ele queima muita energia, ou seja, ele queima gordura. Então, o fato de você tomar um remédio para aliviar sua dor atrapalha tudo isso. Então, galera, segura essa dor, ela faz parte, tá? Mas vamos lá, essa dor ela tem que diminuir no decorrer dos treinos. Se você está tendo aquela BMT (dor muscular tardia) e ela não tem diminuído de treino em treino, alguma coisa tá errada. Ou a carga com que você está treinando, ou a frequência do seu treino, tá errado. Aí vale a pena você conversar com seu profissional, porque ele vai ter que ajustar o seu microciclo, ou a sua carga, a recuperação dela é muito importante, certo? Então, aqui tentei trazer para vocês de uma forma bem abreviada, mas bem completa, para vocês entenderem todo o processo. Treino, machuco músculo, gera uma lesão, tenho que recuperar, e o meu ganho com isso. O que o remédio pode atrapalhar todo esse processo.

Bom, se você gostou do conteúdo, se você entendeu, se agregou para você, deixe o like aí. Compartilha com aqueles amigos que estão voltando a treinar agora e estão sentindo muita dor muscular. Compartilha que pode ajudar eles. Se tiver dúvidas, coloca aqui nos comentários que eu vou esclarecer para vocês, tá bom? Se quiser conversar mais facilmente comigo, mais direto, me acompanhe nas redes sociais, me manda uma mensagem lá no Instagram, no direct, que a gente pode conversar um pouco melhor também. Show! Não esquece de se inscrever aí no canal e terça que vem eu volto com outro vídeo para vocês. Vocês pediram no meu vídeo passado sobre suplemento, a creatina ganhou a votação, então semana que vem, vídeo sobre creatina para vocês. Obrigado pela atenção, fiquem com Deus.

Fonte: DOR MUSCULAR PÓS-TREINO (DMT): PODE TOMAR REMÉDIO? por Canal Mido Saraceni