Pular para o conteúdo

Dor de cabeça tensional: como a massagem de liberação miofascial pode ajudar – Dr. Robson Sitta

  • por
  • posts

Técnica de Liberação Miofascial dos Músculos Suboccipitais

Olá! Saudações a todos. No vídeo de hoje, vou demonstrar para vocês uma técnica de liberação miofascial dos músculos suboccipitais, ou seja, aqueles músculos que ficam na transição do crânio com a coluna cervical. Esses músculos costumam ficar muito tensos na maioria dos pacientes, devido às atividades do dia a dia e à postura geralmente mais cifótica em frente ao computador.

É comum passarmos grande parte do dia com uma hiperextensão da cervical alta, o que afeta esses músculos. Eles são muito importantes no tratamento da coluna cervical dos pacientes, assim como no tratamento preventivo para as atividades diárias.

Aproveito para convidar todos que ainda não são inscritos para se inscreverem no canal e deixarem seus comentários com sugestões. Não se esqueçam de ativar o sininho para receberem notificações toda vez que eu postar um novo vídeo. Além disso, na descrição do vídeo, você tem acesso a todas as minhas redes sociais. Sejam todos muito bem-vindos!

Bem, com o paciente deitado na posição supina, que é a posição de barriga para cima ou de costas, eu vou relaxar a coluna cervical do paciente. Geralmente, o paciente tende a ficar com o queixo encaixado e a coluna cervical retificada. Eu vou primeiro relaxar a coluna cervical do paciente, dando uma curva para essa região. Em seguida, vou deslizar meus dedos pela base do crânio até encontrar uma cavidade, que é a transição da cervical para a cervical alta do paciente.

Lembrando que, logo após sair da base do crânio, da região occipital, a primeira vértebra da cervical, chamada C2, não possui um processo espinhoso. Agora que meu palco está explicado, eu vou localizar o ponto entre o processo espinhoso de C2 e a base do crânio, entrando com a ponta dos meus dedos. Nesse ponto, vou relaxar e realizar o movimento de extensão dos meus dedos, ou seja, o paciente tende a levantar um pouco aonde estou fazendo pressão.

Vou manter essa pressão no sentido póstero-anterior, ou seja, de baixo para cima em direção ao teto, por alguns segundos. Nesse momento, vou avaliar se isso reproduz algum sintoma para o paciente. Muitos pacientes que tratamos aqui na clínica relatam dor de cabeça, enxaqueca, dor na região da ATM e até mesmo sensação de náusea após liberar esses músculos suboccipitais.

É importante ressaltar que é necessário ter sensibilidade na ponta dos dedos para identificar essas estruturas anatômicas e liberar os músculos corretos. Os pacientes sintomáticos, ou seja, aqueles que sentem muita dor e têm dificuldade em relaxar a coluna cervical, necessitam de mais atenção. O primeiro passo é tentar relaxar e gerar um pouco mais de lordose para a cervical. É recomendado prestar atenção se o paciente já se deita com essa retração da coluna cervical, o que já coloca atenção nesses músculos.

No momento da técnica, vou relaxar e liberar esses músculos suboccipitais, percorrendo toda a base do crânio com meus dedos. Posso também fazer uma leve tração nessa região para liberá-los. Além disso, é importante estabilizar a coluna cervical utilizando os dedos indicador e médio.

Essa técnica é muito interessante para ser aplicada, mas é necessário ter sensibilidade para identificar as estruturas e liberar os músculos corretos. Pacientes que são muito sintomáticos, ou seja, têm muita dor e dificuldade em relaxar a coluna cervical, requerem mais atenção.

Espero que tenham gostado da técnica de liberação miofascial dos músculos suboccipitais. Deixo aqui um grande abraço a todos e, caso ainda não seja inscrito, inscreva-se no canal, deixe seus comentários e sugestões. Acompanhe também minhas redes sociais.

Fonte: CEFALEIA TENSIONAL MASSAGEM LIBERAÇÃO MIOFASCIAL SUBOCCIPITAIS DOR de CABEÇA – Dr. Robson Sitta por Dr. Robson Sitta