Pular para o conteúdo

Dor abdominal infantil do lado esquerdo: causas e explicações de um gastropediatra

  • por
  • posts


Fala galera, tudo bem? Hoje mais um vídeo sobre dor abdominal do lado esquerdo. Se você acompanha meu canal, já sabe que falo bastante sobre dor abdominal infantil e existem outros vídeos que falam sobre dor em outras regiões do abdômen e outras combinações de sintomas. Vou deixar no final desse vídeo a playlist para você acompanhar toda a questão de dor abdominal, caso ainda não tenha assistido.
Então, o que é a dor do lado esquerdo? Eu vou tentar explicar de uma maneira que vocês entendam e consigam esclarecer dúvidas e questões para saber em que direção de investigação pensar.
Primeiro lembrete que eu queria deixar aqui é que esse vídeo serve para crianças. Adultos têm questões e patologias diferentes. Se você é adulto e tem dor, vou deixar aqui na descrição um canal de outro médico, o Dr. Fernando Lemos, que fala sobre patologias em adultos e é muito interessante de acompanhar.
A dor abdominal, em geral, ocorre em diferentes topografias. Quando falamos do lado esquerdo, temos a região das costelas, o meio da barriga e a fossa ilíaca esquerda. Aqui em cima, chamamos de hipocôndrio esquerdo e do lado é o flanco esquerdo. Mais para baixo, perto do osso ilíaco, temos a fossa ilíaca esquerda.
A criança, geralmente a partir dos 5 ou 6 anos, já consegue localizar a dor e apontar com o dedo onde dói. Então, sempre pergunte para o seu filho onde dói quando ele relatar dor abdominal. A partir dessa localização, conseguimos fazer suspeitas das patologias e formular hipóteses diagnósticas.
As causas de dor abdominal são inúmeras e variam de acordo com a faixa etária. É importante saber a topografia exata porque se a dor estiver mais alta, podemos ter órgãos como base do pulmão, a pleura, as costelas, o baço, o rim e o ureter nessa região. Se a dor estiver mais para o flanco esquerdo, temos o cólon descendente e parte do sigmoide.
Nessa região, a dor pode ser muscular se for decorrente de exercício físico ou atividade física intensa. Também podemos pensar em dores intestinais, como constipação intestinal, intolerância alimentar, disbiose ou verminose intestinal.
A constipação intestinal é uma das causas mais comuns de dor do lado esquerdo. São crianças que evacuam diariamente, mas sentem dificuldade em esvaziar o intestino, pois suas fezes são ressecadas e acumuladas.
Intolerâncias alimentares, como lactose e glúten, também podem estar presentes. Disbiose, causada por situações de estresse físico, internações hospitalares, uso prolongado de antibióticos ou alimentação pobre em fibras, pode desencadear dor abdominal. Além disso, a verminose intestinal também pode ser uma causa.
Crianças podem ter quadros mais severos, como doença inflamatória intestinal, colite ulcerativa, colite pós-antibiótico ou doença de Crohn. Essas condições estarão associadas a sintomas como febre, diarreia, presença de sangue nas fezes, dor abdominal intensa, astenia, fraqueza, palidez e alterações inflamatórias nos exames laboratoriais.
Outra condição a ser considerada é a síndrome do intestino irritável, que é uma condição fisiológica de exclusão. Ou seja, é necessário excluir outras patologias antes de cogitar essa síndrome. Ela pode ocorrer em crianças, adolescentes e adultos.
Quando a dor está mais para baixo, é importante distinguir entre meninos e meninas. Nas meninas, na região esquerda, temos também o ovário e a trompa de falópio. Portanto, é importante investigar problemas no sistema genital nessa região.
A investigação sempre dependerá da sintomatologia associada, do exame físico abdominal e da história da criança. Por isso, esse vídeo não substitui uma consulta com um gastroenterologista. Caso não tenha um gastropediatra na sua região, você pode marcar uma consulta online comigo através do meu site, onde encontrará o link para isso.
É importante investigar, fazer exames subsidiários, exames laboratoriais e, às vezes, exames de imagem, como ultrassonografia, tomografia ou raio-x. Para crianças constipadas ou com suspeita de doença inflamatória ou sangramentos, podem ser necessárias colonoscopias para investigação.
Lembre-se: os sintomas de dor abdominal devem ser associados a outros sintomas, ao exame físico e à história clínica. Essas informações são apenas ideias iniciais e não substituem uma consulta médica.
No final, vou deixar o link para os outros vídeos sobre dor abdominal para que você possa entender melhor essa questão. Grande abraço e até o próximo vídeo.
Fonte: Dor abdominal infantil [ do lado esquerdo ] – Gastropediatra explica o que pode ser por Gastropediatra Charles Angeli