Pular para o conteúdo

Dieta para controle do diabetes gestacional durante a gravidez.

  • por
  • posts

Vai estar tudo bem com vocês, eu espero. O bom é que vocês estão aqui, convivendo comigo. Algumas pessoas me pediram para falar sobre a minha alimentação durante a gravidez. Já ouvi várias coisas sobre isso, mas na verdade, acho que o mais importante é como eu tenho controlado a minha dieta. Vou falar um pouco sobre o que eu tenho comido ao longo do dia.

De manhã, eu costumo tomar café da manhã por volta das oito horas. Quase sempre, meu café da manhã consiste em uma torrada com manteiga e suco de fruta natural. Às vezes, também compro um cappuccino sem açúcar. Gosto dessa opção porque é fácil de fazer e não leva muito tempo.

Se tiverem curiosidade, eu posso mostrar uma foto do que eu como de manhã. Por enquanto, vou descrever: uma torrada com manteiga, suco de fruta natural, uma fruta e, alguns dias, um bolinho de banana. Essa é a minha rotina no café da manhã.

Umas duas horas antes do almoço, eu como uma pequena refeição. Geralmente, é uma fruta, como uma maçã ou banana. Gosto muito de banana, mas tenho percebido que ela não tem feito bem por causa da minha diabetes gestacional. É importante lembrar que cada pessoa é diferente e cada gravidez tem as suas particularidades.

No almoço, eu costumo comer a mesma coisa todos os dias. Sempre que possível, escolho arroz integral. Também como uma colher de feijão, carne e bastante salada. Procuro sempre preencher bem o prato com verduras, pois a porção de carne é pequena. Além disso, bebo um copo de suco feito com pouca água.

No lanche da tarde, costumo comer uma torrada ou um pedaço de bolo, acompanhado de suco natural ou um copo de leite integral. Algumas vezes, faço um ovo mexido. Também gosto de caprichar nas verduras e legumes durante essa refeição, para garantir a quantidade necessária de nutrientes.

Depois disso, costumo comer a cada duas ou três horas, sempre uma fruta ou uma torrada. Às vezes, quando estou com mais fome, faço uma torrada com presunto e queijo. Gosto de variar, para não enjoar dos mesmos alimentos.

No jantar, procuro fazer uma refeição diferente. Gosto de frango grelhado ou peixe cozido, acompanhado de arroz e legumes. Evito frituras e alimentos gordurosos. Quanto ao jantar, confesso que às vezes como alguma besteirinha, como uma coxinha ou até mesmo um sorvete. Mas isso é uma exceção, não é algo que faço frequentemente.

É importante lembrar que minha alimentação não é 100% saudável o tempo todo. Às vezes, cedo a alguma vontade ou desejo, mas sempre tento voltar para uma dieta equilibrada. No geral, estou me adaptando a uma alimentação que seja boa para mim e para o meu bebê.

Antes de engravidar, eu estava com sobrepeso, cerca de 150 quilos. Mas, durante a gestação, agradeço a Deus por não poder comer tudo o que eu queria. Isso certamente teria causado mais problemas. Até o momento, já ganhei 12 quilos, mas minha médica diz que está tudo bem com o bebê e que ele está crescendo adequadamente.

Espero que vocês tenham gostado de saber um pouco mais sobre a minha alimentação durante a gravidez. Se tiverem alguma dúvida ou quiserem saber mais detalhes, é só comentar abaixo. Caso vocês tenham gostado, não se esqueçam de se inscrever no meu canal. Fiquem com Deus!

Fonte: Minha alimentação na gravidez – diabetes gestacional, dieta… por Camila Camargo