Pular para o conteúdo

Dieta LOW FODMAP para Síndrome do Intestino Irritável | AYCIANE PACHECO NUTRICIONISTA

  • por
  • posts

Protocolo Low FODMAP Diet

Olá pessoal, tudo bom? Aqui é a Anne Pacheco, nutricionista. Hoje eu vim falar do protocolo low FODMAP diet, que é o protocolo utilizado na síndrome do intestino irritável. Se você ainda não sabe o que é essa síndrome, tem um vídeo aqui no canal explicando, vou deixar aqui em cima para você entender.

O protocolo low FODMAP Diet é um tipo de dieta baixa em carboidratos fermentados. FODMAP é a sigla para Fermentable Oligosaccharides, Disaccharides, Monosaccharides, And Polyols, que são grupos de carboidratos fermentados.

A dieta é dividida em três fases: fase 1, fase 2 e fase 3. Na fase 1, chamada de fase de exclusão, é necessário excluir determinados alimentos por um período de 4 a 8 semanas. Vamos entender quais são esses alimentos em cada grupo:

  • No grupo de oligossacarídeos, entram o trigo, as leguminosas (como feijões, lentilhas e grão-de-bico), alho, cebola e grãnola. Todos esses alimentos devem ser excluídos na fase 1.
  • No grupo de dissacarídeos, entram o leite e seus derivados. Portanto, queijos, iogurtes e creme de leite não podem ser consumidos na fase 1.
  • No grupo de monossacarídeos, entra a frutose, principalmente em frutas de alto teor, como maçã, ameixa, frutas secas, pêssego e melancia. Alimentos industrializados, como sucos e barrinhas de cereais que contêm xarope de milho, também devem ser excluídos nessa fase.
  • No grupo de polióis, entram os adoçantes de álcool, como xilitol e manitol. Também é necessário excluir a couve-flor.

Na fase 1, além da exclusão desses alimentos, é importante trabalhar na reparação do intestino e da microbiota intestinal. Isso pode ser feito com suplementos, fitoterápicos e probióticos para restaurar a saúde intestinal.

A fase 2 é a fase de reintrodução gradual dos alimentos. Nessa fase, escolhemos um alimento por grupo e fazemos um teste de três dias com doses diferentes. Por exemplo, no grupo de oligossacarídeos, podemos começar com um quarto de cebola no primeiro dia, meia cebola no segundo dia e uma cebola inteira no terceiro dia. Observamos se houve agravamento dos sintomas ou não. Caso não tenha ocorrido agravamento, esperamos mais três dias e depois fazemos a reintrodução de um novo alimento. Essa fase dura cerca de 12 semanas.

A fase 3 é o planejamento alimentar, onde já conhecemos a reação do nosso corpo a cada alimento e podemos fazer um planejamento individualizado de acordo com as nossas necessidades e objetivos.

O protocolo low FODMAP Diet não é uma dieta para toda a vida, mas sim um protocolo para restabelecer a saúde intestinal. Alguns alimentos serão restritos por um tempo, mas outros poderão ser reintroduzidos de forma personalizada. É importante manter uma alimentação saudável e diversificada, com riqueza de nutrientes, mesmo após a conclusão do protocolo.

Espero que este texto tenha ajudado a entender o protocolo low FODMAP Diet. Se tiver mais alguma dúvida, deixe um comentário abaixo. Até mais, e fique com Deus!

Fonte: Como fazer a Dieta LOW FODMAP? (Síndrome do Intestino Irritável) | AYCIANE PACHECO NUTRICIONISTA por Ayciane Pacheco