Pular para o conteúdo

Dicas para evitar refluxo em recém-nascidos: sem Label, Losec Mups, Domperidona e Mamadeira Avent Dr Browns

  • por
  • posts

Quatro passos para evitar o refluxo no seu bebê

No texto de hoje, vamos falar sobre os quatro passos que podem te ajudar a evitar o refluxo no seu bebê. Independentemente se ele tem refluxo oculto ou com vômito, é importante conhecer essas estratégias para garantir o bem-estar do seu filho. Antes de mais nada, vamos entender o que é o refluxo. O refluxo ocorre quando o conteúdo do estômago volta para o esôfago. Esse conteúdo geralmente é leite, tanto se o bebê estiver apenas mamando ou se já estiver na fase de introdução alimentar. O refluxo pode voltar até a garganta e, nesses casos, é chamado de refluxo oculto. Se o refluxo for mais intenso e incluir vômito, é considerado refluxo com vômito.

A diferença entre o refluxo normal e o refluxo doença está no fato de que, na doença do refluxo, o conteúdo é mais ácido e pode causar lesões no esôfago do bebê. Isso pode levar a uma condição chamada esofagite, que pode exigir medicação. Além disso, no refluxo com vômito, o conteúdo pode subir e chegar aos ouvidos, causando infecções recorrentes. Também é possível que o refluxo atinja os pulmões, o que pode levar a complicações pulmonares graves. Portanto, é importante prevenir e tratar o refluxo adequadamente para evitar problemas futuros, como baixo ganho de peso.

Passo 1: Certificar-se de que o bebê não está mamando demais

Mamar em excesso pode levar a um estômago muito cheio, o que estimula o refluxo. Para bebês que mamam no peito, isso é menos comum, mas para aqueles que usam mamadeira com leite materno ou fórmula, é importante usar a técnica correta para evitar o refluxo. Se você amamenta, é importante ter certeza de que seu bebê está fazendo uma boa pega e mamando adequadamente. Em caso de dificuldades, é recomendado buscar ajuda de uma consultora em aleitamento materno ou especialista em amamentação. Já para as mães que não amamentam, é fundamental utilizar fórmula infantil adequada, evitando leites de vaca ou outros tipos de leite.

Passo 2: Evitar posturas e roupas que dificultem a digestão

Após a alimentação, é importante evitar colocar o bebê em posição deitada, pois isso aumenta o risco de refluxo. Manter o bebê um pouco sentado após a mamada pode facilitar a digestão. Além disso, evitar deixar o bebê por longos períodos na cadeirinha do carro ou embebê conforto, pois a pressão exercida na barriga pode estimular o refluxo. Também é importante escolher fraldas e roupas confortáveis, evitando apertar a barriga do bebê.

Passo 3: Dar a fórmula adequada para a idade do bebê

Se você está dando complemento com fórmula infantil, é fundamental escolher a adequada para a idade do bebê. Existem fórmulas específicas para prematuros, bebês de 0 a 6 meses e fórmulas de sequência para bebês com mais de 6 meses. Cada fase de desenvolvimento requer uma composição e concentração de nutrientes adequada, por isso, é importante escolher a fórmula certa para o seu bebê.

Passo 4: Evitar o estresse no bebê

Deixar o bebê chorar por muito tempo ou entrar em um estado de estresse pode estimular o refluxo. É necessário ter um cuidado responsivo e atender às necessidades do bebê o mais rápido possível. Evitar deixar o bebê chorando sozinho por muito tempo ou utilizar métodos que causam estresse, como deixar o bebê chorando para ver se ele se acalma sozinho, pode agravar os episódios de refluxo. Portanto, é importante oferecer atenção e conforto ao bebê assim que ele mostrar sinais de desconforto.

Seguindo esses quatro passos, você pode ajudar a evitar o refluxo no seu bebê. No entanto, é importante lembrar que cada caso é único e pode necessitar de cuidados adicionais. Consultar um profissional de saúde especializado no assunto pode fazer toda a diferença no bem-estar do seu bebê.

E lembre-se, se você está enfrentando dificuldades para lidar com o refluxo do seu bebê, pode ser interessante buscar ajuda específica. O curso “Controle do Refluxo em Bebês” pode proporcionar as informações necessárias para entender e tratar essa condição. Clique aqui para saber mais sobre o curso e encontrar soluções efetivas para o refluxo do seu bebê.

Fonte: EVITAR REFLUXO EM BEBÊ (Recém Nascido) SEM Label, Losec Mups, Domperidona, Mamadeira Avent Dr Browns por Dra Cris Pissinato • Especialista