Pular para o conteúdo

Diarreia em crianças: sintomas, tratamento e prevenção.

  • por
  • posts


Dicas para cuidar da alimentação infantil durante a diarreia

Olá! Se tem uma coisa que deixa muito pai e mãe de cabelo em pé é quando o seu filho pede para comer e você surge algumas dúvidas: o que ele pode comer? O que eu posso dar para ele comer?

No vídeo de hoje, vou ajudar você a tirar essas dúvidas.

Se você tem filho pequeno e tem dúvidas sobre alimentação infantil, está passando pela fase de introdução alimentar, esse canal foi feito pra você! Se inscreva aqui no canal, ative o sininho e fique por dentro de todas as novidades.

Quais são os sintomas da diarreia nas crianças?

Classicamente, um dos principais sintomas é o aumento da frequência de evacuações no dia e de evacuações de consistência mais pastosa e até mesmo líquida. E quais outros sintomas além do aumento da frequência intestinal que se ocorrem na diarreia na infância? A febre, dor de barriga, enjoo e desidratação.

Alguns sinais indicam que seu filho possa estar começando a desidratação, dentre eles: boca seca, muita sede, sonolência. Então, se você perceber que seu bebê está fazendo pouco xixi, fique mais atento, porque ele pode estar desidratado. Se essa desidratação se prolongar por muitos dias, a criança vai ficar sem conseguir se alimentar, ela perde muitos nutrientes. Se isso não for controlado e se tornar um hábito na vida do seu filho, é importante que você procure ajuda médica, né? Porque ele pode desenvolver algumas deficiências, como, por exemplo, a anemia, e isso prejudicar sua saúde.

O que fazer se seu filho tiver diarreia?

Sem dúvida, a primeira coisa a se fazer é procurar ajuda médica. Levar seu filho no hospital, levar seu filho num posto de saúde ou conversar com o pediatra do seu bebê para que se possa iniciar o tratamento adequado para a diarreia.

E com alimentação, quais os cuidados que a gente tem que ter pra aliviar e pra fazer com que a criança tenha um conforto maior durante essa fase?

É muito importante que, apesar dessa fase em que a criança está passando pela diarreia, ela fique com menos fome, ela não aceite muito bem a alimentação, mas você não deixe ela sem se alimentar. Então, procure incentivá-la a comer, mesmo que seja menos quantidade. Se ela não tolera muita quantidade de alimentos, não tem problema. É melhor ela comer mesmo em pouca quantidade, mas se alimentar, porque isso vai fazer com que haja uma proteção e com que o intestino dela consiga se recuperar daquele dano, daquela invasão por vírus ou bactéria que esteja causando aquela infecção.

Alguns cuidados são importantes, então evitar alimentos muito fortes, muito condimentados, muito gordurosos. Isso vai ajudar a trazer mais conforto para a criança. E investir em uma alimentação mais leve, rica em frutas, legumes e hidratar bem a criança. Se ela estiver muito desidratada, fazer aquele soro caseiro, oferecer bastante água para ela, a água de coco, enfim, bebidas que ajudem na reidratação oral dela.

Algumas frutas e legumes têm um poder específico de ajudar a recuperar o intestino da diarreia. Frutas como goiaba, pêra, maçã, melão, banana, caju têm um efeito de ajudar a combater a diarreia. Então, é interessante, nessa fase, você investir e oferecer mais essas frutas para seu bebê. Legumes como batata, mandioquinha, cenoura, beterraba e cará são alimentos que também ajudam a combater a diarreia.

Outros alimentos conhecidos por serem constipantes, ou seja, ajudam o intestino a funcionar um pouco mais aliviado da diarreia, são, por exemplo, macarrão, tapioca, amido de milho, arroz, farinha de trigo. Eles também ajudam no controle da diarreia.

O que evitar na alimentação das crianças durante a diarreia?

Apesar de não haver contraindicação na alimentação durante a diarreia, alguns cuidados são interessantes de se tomar, né? Evitar dar alimentos muito gordurosos, fritos e empanados, com muito molho, por exemplo, picantes. Isso vai fazer com que a criança tenha um pouco mais de alívio na diarreia. Como eu falei dos alimentos picantes, evitar colocar pimenta, muito sal, porque vai afetar ainda mais o estômago e trazer mais desconforto para a criança durante a diarreia.

Então, evite fast food, pizza e salgadinhos, alimentos muito industrializados, muito processados, porque isso vai trazer um desconforto maior para ela durante a diarreia. Da mesma forma, é muito importante evitar oferecer durante a diarreia alimentos ricos em açúcar, né? Por exemplo, doces, chocolate, sorvete, porque isso vai fazer com que a diarreia se intensifique. E ainda, evite o consumo excessivo, por exemplo, de muita mamadeira, muito leite, porque a lactose machuca mais a parede do intestino, intensifica ainda mais a diarreia. E como a diarreia causa gás, causa muito desconforto abdominal para a criança, é interessante evitar aqueles alimentos que causam muitos gases, que a gente chama de alimentos flatulentos. Evite brócolis, feijão em excesso, couve-flor, couve de bruxelas, que são alimentos conhecidos por serem flatulentos e aumentar a produção de gás.

Outro cuidado também é importante evitar oferecer refrigerantes e bebidas gaseificadas, porque isso vai aumentar a produção de gases, vai afetar mais o estômago e intensificar mais a dor e o desconforto da criança durante a diarreia.

E como prevenir novos casos de diarreia?

Para evitar que seu bebê ou seu filho tenha diarreia novamente, é preciso ter um cuidado mais importante, que é com a higienização dos alimentos. Tome cuidado quando você chegar da feira, do mercado, comprar frutas, legumes, verduras e higienize bem esses alimentos. Não importa se você vai dar ele cru ou cozido, passe embaixo de água corrente e deixe de molho durante alguns minutos, em solução clorada. Você pode usar uma colher de sopa de água sanitária para cada litro, ou usar aquelas substâncias que vendem no mercado, as gotinhas, e colocar conforme a quantidade indicada pelo fornecedor. Isso vai fazer com que você evite a contaminação por vírus, bactérias através dos alimentos e evite que seu filho adoeça.

E foram essas as minhas dicas para te ajudar a trazer mais conforto para o seu filho durante os episódios de diarreia. Se você gostou desse vídeo, curta e compartilhe, e não deixe de se inscrever também aqui no canal. A cada semana, eu trago mais novidades em alimentação infantil.

Fonte: Diarreia em crianças – Sintomas, como tratar e prevenir. por Tatiana Magri