Pular para o conteúdo

Desvendando a Verdade: Lipedema é Realmente um Tumor de Gordura? Saiba mais sobre a saúde das suas pernas.

  • por
  • posts

Tumor de Gordura – O que é e como tratar?

Olá! Sou o Dr. Alexandre Amato, cirurgião vascular do Instituto Amato. Estou aqui mais uma vez para falar sobre um problema que venho abordando há anos em meu canal. Recentemente, presenciei algo que me fez querer gravar este vídeo.

Ultimamente, tenho ouvido falar sobre o lipedema, e como ele é muitas vezes tratado erroneamente como um tumor. É importante esclarecer algumas coisas sobre o assunto.

Um tumor é um crescimento de células em uma área bem delimitada. Pode ser benigno, ou seja, não está associado ao câncer. Essas células crescem em determinada região do corpo, sem necessariamente causar danos ao organismo. Por outro lado, um tumor maligno é composto por células cancerígenas que se reproduzem descontroladamente, consumindo todas as energias do nosso corpo e podendo levar à morte.

Quando falamos de tumor de gordura, estamos nos referindo a um termo genérico que pode estar associado ao lipoma. O lipoma é um nódulo de gordura benigno muito comum, que pode se desenvolver em qualquer parte do corpo onde haja tecido adiposo.

No entanto, quando falamos de um tumor maligno mais raro, chamamos de lipossarcoma. Ele também pode se desenvolver em qualquer área com tecido adiposo, incluindo o retroperitônio. Seja na parte interna ou externa do corpo, o lipossarcoma é um câncer.

O importante de se entender é que o lipedema não é um tumor. Trata-se de um crescimento generalizado de células adiposas, sem delimitações como em um tumor. O lipedema ocorre devido à inflamação do sistema linfático, que estimula a criação de novas células adiposas.

Se conseguimos tratar a inflamação, podemos controlar o crescimento do lipedema. Diferente de um tumor, ele não se reproduz descontroladamente. Além disso, o lipedema está restrito aos membros superiores e inferiores, não afetando o abdômen ou o rosto, por exemplo.

É importante destacar que o lipedema pode estar presente juntamente com um lipoma, mas isso não significa que todo lipedema cause lipoma ou que o lipoma em um caso de lipedema seja maligno e precise ser removido imediatamente.

Cada caso é único e deve ser avaliado por um especialista no assunto, que irá oferecer todas as opções de tratamento para uma decisão consciente.

Espero que tenha gostado do vídeo! Se inscreva no nosso canal, ative o sininho para receber notificações e compartilhe com seus amigos. Até a próxima!

Fonte: Lipedema é um Tumor de Gordura? Fakenews Saúde das suas pernas por Amato – Instituto de Medicina Avançada