Pular para o conteúdo

Desenvolvimento da fala em crianças de 3 anos – Como lidar com a apraxia?

  • por
  • posts

Olá, seja bem-vindo ao canal Família França!

Eu sou a Laura e hoje vou falar sobre meu filho Anthony, que tem 3 anos e ainda não fala. Vou explicar para vocês desde o início como foi todo o processo, porque tem muita gente que pergunta o que aconteceu. Desde que ele fez 1 ano, percebi que não estava desenvolvendo a fala como deveria. No início, consultei vários pediatras, que me diziam que era normal e que ele iria falar com o tempo. Também tinha amigos falando que era comum meninos desenvolverem mais devagar. Depois de completar 2 anos, ele tinha apenas algumas palavras, o que começou a preocupar. Algumas pessoas chegaram a mencionar a possibilidade de autismo, então procuramos um especialista em autismo para avaliar o caso. Ela descartou a possibilidade de autismo e nos recomendou buscar estimulação precoce.

Aos 2 anos e meio, começamos a procurar ajuda para o Anthony. Encontramos uma fonoaudióloga que morava na nossa cidade. Mesmo durante a pandemia, encontramos uma forma segura de receber o tratamento. Desde então, ele tem desenvolvido muito rapidamente. Ainda não fala tudo, mas está soltando muitas palavras e consegue se comunicar e expressar suas vontades sem frustração. Apesar disso, continuamos investigando a causa do atraso na fala e uma das suspeitas é apraxia de fala.

A apraxia de fala é uma dificuldade em articular palavras mesmo que a criança entenda e tente falar. Ela pode ter dificuldade em trocar sílabas e vogais, falar pausadamente, entre outros. A fonoaudióloga explicou que seu papel é ensinar o Anthony a falar, como relacionar movimentos com os sons que queremos emitir. Ele já aprendeu que, por exemplo, se abrir a boca de uma certa forma, vai sair o som “lá”. Estamos muito orgulhosos e esperançosos com o tratamento, pois ele já está falando várias palavras e até tentando juntar duas palavras.

Além do tratamento com a fonoaudióloga, eu também trabalho em conjunto com ela em casa. Nos dias em que não tem sessão, treinamos palavras e reforçamos as que ele já aprendeu. É importante persistir e treinar bastante. Ele pode até esquecer uma palavra que já falou antes, mas com treinamento constante ele vai progredindo aos poucos.

Atualmente, ele já está falando cerca de 40 a 50 palavras e está aprendendo a relacionar alguns desenhos às coisas ao seu redor, como cores. Ainda tem algumas dificuldades em falar algumas palavras, mas estamos trabalhando para superá-las.

Minha dica para os pais que estão passando por essa situação é procurar ajuda, estimular e brincar muito com seus filhos. Além dos vídeos na internet, o melhor é buscar tratamento profissional e descobrir a causa do atraso na fala. É um trabalho em conjunto entre a família e o profissional para ajudar a criança a desenvolver a fala.

Estou muito feliz com os resultados do tratamento do Anthony e continuarei compartilhando novidades. Se você gostou desse tipo de vídeo, deixe um comentário. Se ainda não é inscrito no canal, não esqueça de se inscrever. Qualquer dúvida, deixe nos comentários ou me siga no Instagram.

Fonte: MEU FILHO TEM 3 ANOS E NÃO FALA! APRAXIA – O QUE PODEMOS FAZER? por A Família França