Pular para o conteúdo

Descubra os incríveis benefícios do cranberry no combate à infecção urinária

  • por
  • posts

Pessoal, tudo bem? Sejam bem-vindos a mais um vídeo do nosso canal! Hoje nós vamos falar sobre o cranberry.

O cranberry é muito conhecido em relação à prevenção de infecções urinárias, isso é muito falado. Mas vocês vão saber muito mais sobre o cranberry do que isso. Acompanhem o vídeo, vai ser bastante interessante.

Bom pessoal, vocês estão aí? Não deixem de se inscrever, aproveitem e se inscrevam. Não esqueçam de dar um like no vídeo e não deixem de compartilhar com os seus amigos e familiares. Ok?

Bom pessoal, o cranberry é uma fruta nativa dos Estados Unidos. Ela é usada há muito tempo, desde 1600 e 21, para conservar a carne durante as viagens. Então é uma coisa que já é usada há muitos anos. E com a evolução dos estudos de fisiologia, bioquímica e farmacologia, foi visto a importância dessa fruta na saúde humana.

Só para vocês terem uma ideia, o cranberry é uma das mais poderosas frutas antioxidantes que existem. Existe um termo chamado ORAC, que fala sobre a capacidade de absorver o radical livre do oxigênio. Isso é o grau de antioxidante que uma determinada substância pode ser. O cranberry só perde em relação à capacidade antioxidante para frutas como mirtilo e romã. Ele é extremamente forte, antioxidante e consequentemente, antioxidante.

Então limpa radicais livres, melhora a memória e inibe as doenças neurodegenerativas, porque quando a gente vai ficando mais velho, a capacidade do nosso corpo de limpar os radicais livres diminui drasticamente. Então é muito importante que as pessoas que estão acima de 50 anos de idade comecem a pensar em prevenção.

E essa prevenção está ao nosso alcance. Pode ser na forma de fruta ou na forma de extrato seco, que você pode encontrar em farmácias de manipulação. Daqui a pouco vou falar pra vocês a dose exata de como vocês usam.

O cranberry ficou extremamente famoso na prevenção e no tratamento de infecções urinárias. Muitas pessoas têm infecção urinária de repetição, principalmente as mulheres que têm a uretra mais curta. É muito comum, é repetitivo e a pessoa começa a tomar antibiótico toda vez. Começa a criar uma certa resistência aos antibióticos. O cranberry, nesse caso, ele pode ser usado como prevenção para você não repetir mais a infecção urinária ou até como tratamento em algumas situações.

Ele impede que a bactéria, principalmente a E. coli, adira à mucosa da bexiga, impedindo a reprodução. Então é uma excelente dica para você que está sofrendo de infecção urinária, está cansado de tomar antibiótico, você pode usar tranquilamente o cranberry, uma fruta na natureza ou extrato seco de cranberry. E vou passar pra vocês daqui a pouco a dose.

Assim como ele impede a aderência da bactéria da infecção urinária na bexiga, ele também impede que as bactérias na nossa boca adiram aos nossos dentes, prevenindo cáries e doenças periodontais que podem ocorrer ao redor da nossa gengiva. Porque impede essa adesão. Mais uma dica muito importante pra ser usada é no tratamento e na prevenção do Helicobacter pylori, uma bactéria que está presente na mucosa gástrica do estômago e que pode provocar úlceras e até mesmo o câncer gástrico.

Cerca de 50% da nossa população tem essa bactéria e não sabe, nem todo mundo. É necessário tratar, isso é discutível. Quando você faz uma endoscopia e vê que a pessoa tem essa bactéria, eu particularmente falando, procuro tratar todos os meus pacientes. Mas isso é discutível na literatura. Porém, quando você trata o paciente, a pessoa tem que tomar alguns medicamentos e esse tratamento é chato. E o índice de recidiva do H. pylori é alto.

Em alguns casos, principalmente quando a pessoa está com a imunidade baixa, os níveis baixos de vitamina D, a alteração de cortisol, passando por muito estresse, isso faz com que a imunidade da pessoa caia e a pessoa começa a receber o H. pylori no estômago. O cranberry, nesse caso, é extremamente importante no uso prolongado no tratamento do H. pylori, porque da mesma forma como ela age na boca e na bexiga, ela age também no estômago, impedindo com que a bactéria se fixe no epitélio do estômago, impedindo a recidiva do H. pylori.

Outra função do cranberry é ser um poderoso antioxidante. Ele é rico em flavonoides e outros compostos polifenólicos. Ele também pode prevenir doenças do coração. Quando você está com o LDL colesterol elevado, o LDL pode sofrer oxidação. Ele pode fazer lesões vasculares, pode ocasionar doenças nas coronárias, derrames, enfim. Então, qual é o segredo? Às vezes a pessoa está com o LDL colesterol muito alto, fica extremamente preocupada. Se você usar um antioxidante potente que impeça que ocorra a oxidação, você fica bem tranquilo, muito light.

Então, essa é outra função do cranberry, um poderoso antioxidante que pode contribuir com a nossa saúde vascular. O uso do cranberry tem alguma contraindicação? Sim, tem contraindicação. Ele deve ser evitado de usar em pessoas que têm pedra nos rins, e pode ser usado em gestantes sem problemas. Quanto à dose, a dose convencional tem poucos efeitos colaterais. Às vezes, há a necessidade de aumentar a dose, dependendo do caso. E nesses casos, quando você aumenta muito a dose do extrato seco, principalmente do extrato da américa, você pode ter desconforto abdominal, pode ter um pouquinho de dor de estômago, em alguns casos inclusive pode levar ao quadro de diarreia.

A dose recomendada do extrato seco do cranberry é de 500mg, duas vezes ao dia, podendo aumentar em alguns casos, podendo chegar até 2 gramas. Mas o básico e o que leva a resultados favoráveis na maioria dos casos é essa dose de 500mg, duas vezes ao dia.

Ok pessoal, uma coisa que estava esquecendo e é muito importante que não posso deixar de falar para vocês é que o cranberry aumenta a excreção, a eliminação de alguns antidepressivos, diminuindo os níveis sanguíneos de alguns antidepressivos, de alguns antipsicóticos e também em quem toma analgésicos à base de morfina, fazendo com que a morfina já não aja adequadamente. Ou seja, você tem que tomar doses maiores de morfina para ter a mesma ação. É muito importante você, que faz o uso de antipsicóticos, antidepressivos e medicamentos à base de morfina, discutir com o seu médico o risco-benefício do uso do cranberry.

Ok pessoal, é isso. Esse é o vídeo que eu tinha para falar para vocês hoje. Espero que vocês tenham gostado do vídeo. Peço para vocês, mais uma vez, não deixarem de compartilhar o vídeo e tenham todos uma ótima semana. Até o próximo vídeo. Tchau tchau!

Fonte: Os benefícios do CRANBERRY [Infecção Urinária] por Dr Juliano Teles