Pular para o conteúdo

Desconstruindo preconceitos sobre a esquizofrenia: Informações e combate ao estigma.

  • por
  • posts

Preconceitos na Esquizofrenia

Olá, tudo bem? Eu sou a psicóloga Daniela dasilva e hoje quero falar sobre os preconceitos que existem em relação às pessoas que têm esquizofrenia. Infelizmente, mesmo depois de muito tempo, ainda existem preconceitos em relação a pessoas que sofrem de transtornos mentais, principalmente esquizofrenia e depressão.

Podemos citar alguns preconceitos comuns que acontecem com essas pessoas:

  • Esquizofrenia é igual a ser louco, igual a pessoa perigosa que comete assassinatos.
  • Pessoas com esquizofrenia são preguiçosas e não fazem as coisas porque não querem.
  • Esquizofrenia é falta de laço, como se a pessoa não tivesse vontade de fazer as coisas.
  • Outro preconceito é que as pessoas com esquizofrenia são insensíveis, frias, até mesmo psicopatas.

Existem ainda muitos outros preconceitos, como usar a palavra “esquizofrenia” para denominar coisas negativas na política, por exemplo. Isso também é um preconceito, pois estigmatiza a doença e associa a palavra a algo ruim.

No entanto, hoje quero falar mais especificamente sobre o preconceito de que as pessoas com esquizofrenia são loucas, agressivas e perigosas. Infelizmente, é muito comum vermos na mídia casos de pessoas com surtos violentos que machucam ou matam outras pessoas. Isso chama muita atenção e reforça essa ideia negativa sobre a esquizofrenia. Porém, é importante lembrar que esses casos são exceções e não representam a realidade da maioria das pessoas com esquizofrenia.

Quando a mídia divulga apenas os aspectos negativos da esquizofrenia, não estamos ajudando a combater o preconceito. É importante também mostrar o lado positivo, as coisas boas que as pessoas com esquizofrenia fazem, mesmo com suas limitações. É necessário quebrar esse tabu e mostrar para as pessoas que a esquizofrenia não define quem elas são.

Ressalto que cada caso é um caso e que a personalidade da pessoa também influencia, mas as pesquisas mostram que, em geral, as pessoas com transtornos mentais não têm mais tendência a agir de forma violenta do que pessoas sem transtorno. Portanto, é fundamental que divulguemos informações corretas e desmistifiquemos a esquizofrenia.

No próximo vídeo, vou falar sobre outro preconceito relacionado aos sentimentos e ao amor na esquizofrenia. Acompanhem e até lá!

Chau, chau!

Fonte: Preconceitos na esquizofrenia!! por Psicóloga Daniela da Silva