Pular para o conteúdo

Cuidado com 5 bebidas perigosas para gastrite

  • por
  • posts


Olá! Hoje eu preparei para você uma lista com cinco bebidas perigosas para quem tem gastrite, úlcera ou dor de estômago. Tenho certeza de que você vai adorar conhecer os alimentos dessa lista e talvez até se surpreender. Então, continue lendo até o final para não perder nada. Se você é uma pessoa que adora dicas de nutrição, saúde e boa forma, tenho certeza de que você vai amar o meu canal. Aproveite e se inscreva, não se esqueça de ativar o sininho para receber as notificações. Eu tenho novos vídeos todos os dias que tenho certeza de que você vai adorar. E não se esqueça de me seguir no Instagram para conferir outros vídeos, dicas e novidades. Agora, vamos começar nossa lista.
Lembrando que se você sofre com gastrite, úlcera, refluxo ou se preocupa em manter a saúde do seu estômago, essa lista é super importante para você. Me conte por que você veio assistir esse vídeo, para que eu possa trazer mais vídeos sobre o seu interesse.
A primeira bebida da nossa lista são as bebidas alcoólicas. Se você sofre com gastrite, úlcera ou qualquer outro problema de sensibilidade no estômago, é importante tomar muito cuidado com o consumo de álcool. O álcool é muito irritante para a mucosa do aparelho digestivo, tanto do estômago quanto do intestino. Se você bebe grande quantidade de álcool de forma recorrente, pode prejudicar as células que protegem o seu intestino, que produzem o muco responsável pela proteção do estômago. Portanto, é muito importante limitar ao máximo o consumo de álcool e, se possível, se abster completamente.
A segunda bebida da lista é o café. A cafeína presente no café pode piorar os sintomas de gastrite, úlcera e refluxo, pois naturalmente ela agride mais o estômago. Além disso, o próprio café é ácido, o que pode causar desconforto no estômago, especialmente quando consumido em jejum pela manhã. Mesmo o café descafeinado pode causar desconforto, principalmente se você já possui gastrite, azia ou refluxo. Uma dica é tentar consumir o café em outro momento do dia em que o estômago não esteja vazio, como após as refeições. Existem também substitutos ao café, como a bebida de cevada ou chás claros, como camomila e erva-cidreira.
A terceira bebida da lista são os refrigerantes. O refrigerante é uma combinação ruim para quem tem gastrite, pois é uma bebida carbonatada que distende o estômago, ocupando um espaço maior e causando desconforto. Além disso, os refrigerantes são ácidos e contêm açúcar, que é inflamatório. Portanto, é recomendado evitar ao máximo o consumo de refrigerantes, pois eles podem piorar a inflamação no estômago e no sistema digestivo. Existem também outras opções de bebidas, como a água, chás claros sem cafeína e refrescos feitos com frutas menos ácidas.
A quarta bebida da lista são as bebidas achocolatadas. O chocolate de caixinha ou feito em casa pode ser prejudicial para o estômago, pois o cacau pode ser ácido e estimular a liberação dos ácidos estomacais, causando refluxo e desconforto. É melhor evitar consumir bebidas achocolatadas, principalmente se elas forem carregadas de açúcar, que também é inflamatório.
A quinta bebida da lista é um pouco controversa, pois pode ser prejudicial para algumas pessoas, mas pode ajudar outras. São as bebidas cítricas, como sucos de limão e laranja. Se você está em crise de gastrite, essas bebidas podem prejudicar a sensação de dor no estômago, pois são ácidas. Por outro lado, a vitamina C presente nessas bebidas pode ajudar na cicatrização e reparação da mucosa do estômago. É importante observar a sua tolerância e evitar consumir sucos muito concentrados. Opte por frutas menos ácidas, como a laranja lima, e dilua o suco com bastante água. Evite também sucos industrializados, pois costumam ser mais ácidos e conter aditivos químicos.
Lembre-se de que a água é uma ótima opção para quem tem problemas estomacais. Ela não afeta o pH do estômago, não irrita a mucosa e ajuda na diluição do conteúdo gástrico ácido. Portanto, é muito importante se manter hidratado ao longo do dia, consumindo água pura. Além disso, chás claros sem cafeína, como camomila e erva-doce, também são boas opções para ajudar na hidratação e melhorar o funcionamento do estômago.
Espero que você tenha se surpreendido com essas informações e que possa evitar o consumo dessas bebidas caso tenha problemas estomacais. Lembre-se de curtir o vídeo e compartilhar com quem possa se beneficiar dessas dicas. Continuaremos trazendo mais conteúdos relacionados à nutrição e saúde. Até a próxima!
Fonte: 5 Bebidas PERIGOSAS para GASTRITE [Cuidado!] por Nutricionista Patricia Leite