Pular para o conteúdo

Conjuntivite: Prevenção e Tratamento | Micronet – Auxiliar de Veterinário

  • por
  • posts

Inflamações oculares em cães e gatos

Esqueci… Espera aí, deixa eu lembrar de mim. Ah, tá! Lembrei. Deixa eu falar o que me lembrei. Gente, foi mal, forte agora tá. Fala 32. A sério, você arrumou aí? Arrumou direito? E corta isso aí. Não, vai falar? Me fala, me fala, me fala. Nosso… não, por favor. Tá pronto, só a pessoa… ou tudo bem com vocês então? Hoje a gente vai falar de um tema bastante interessante que é muito comum tanto em cães quanto em gatos: as inflamações oculares, ou seja, as conjuntivites.

O que é conjuntivite? Simplesmente é uma inflamação nas membranas que recobrem os olhos do animal. Essas membranas podem se inflamar por algum agente contagioso, formando assim uma conjuntivite infecciosa, ou também podem inflamar por algum produto químico ou agente físico que entre em contato com os olhos do animal e provoque uma resposta inflamatória.

As conjuntivites infecciosas são causadas por muitos micro-organismos, dentre eles protozoários (como é o caso da leishmaniose), agentes infecciosos (vírus e bactérias) e até mesmo o vírus da leucemia felina. Já as conjuntivites não-infecciosas podem ser causadas pela anatomia da região ocular do animal, por algumas raças de cães e por agentes químicos ou físicos, como a exposição a produtos voláteis ou poeira, por exemplo.

Se as inflamações oculares forem tratadas com antecedência e corretamente, em um período curto de tempo, elas não levam a quadros graves. No entanto, casos de olho perfurado ou úlceras de córnea podem ocorrer se o animal ficar se coçando constantemente.

Sintomas da conjuntivite

Para identificar se o animal está com conjuntivite, é importante observar alguns sintomas típicos, como:

  • Olhos avermelhados e inchados;
  • Lacrimação excessiva;
  • Saída de secreção ocular, que pode variar desde um lacrimejamento simples até secreções purulentas (com presença de pus);
  • Coceira intensa ao redor dos olhos;
  • Comportamento agitado;
  • Perda de pelos ao redor dos olhos.

Prevenção e cuidados

Para prevenir a conjuntivite em cães e gatos, algumas dicas são interessantes:

  1. Evitar a utilização de areia muito fina como substrato para a caixinha de areia do gato, pois a poeira pode causar irritação ocular;
  2. Procurar profissionais capacitados para realizar o banho e tosa, evitando o acúmulo de pelos ao redor dos olhos;
  3. Utilizar colar cervical ou colar elisabetano em animais com sinais de coceira intensa nos olhos, para evitar que piorem o quadro;
  4. Lembrar que não se deve colocar Dipirona no olho do animal, pois isso pode aumentar a resposta inflamatória.

É importante ressaltar que é fundamental buscar a ajuda de um médico veterinário para identificar o tipo de conjuntivite e estabelecer o tratamento adequado, já que nem todas as conjuntivites são tratadas da mesma forma.

Gente, espero que as informações tenham sido úteis para vocês. Lembrem-se de sempre seguir as orientações de um profissional e de cuidar dos olhos dos seus animais de estimação. Beijos e abraços!

Fonte: Conjuntivite? Saiba como prevenir e tratar essa doença. Auxiliar de Veterinário – Micronet por Rede Formar Ensino Profissionalizante