Pular para o conteúdo

Conheça os sintomas do linfoma em Edson Celulari

  • por
  • posts

Olhou para todos, carecas, carequinhas e cabeludos também. Chegou a vez de falar sobre informar novamente esta semana. Acredito eu que todo mundo tenha ficado chocado, impactado e creio que com a vontade de abraçar o Edson Celulari ao saber que ele está se tratando contra um linfoma não hodgkin, inclusive eu.

E esse foi exatamente o sentimento que eu tive quando vi essa foto que, na verdade, eu vi primeiro numa reportagem de uma das instituições de combate ao câncer que sigo. E na verdade é que houve essa foto, a primeira coisa que imaginei foi: sim, acho que ele raspou a cabeça em prol de uma campanha de prevenção ao combate ao câncer, né? Que geralmente os artistas fazem isso mesmo.

Mas agora que eu parei e olhei a legenda e vi que era ele mesmo que estava se tratando, foi tipo assim: “não acredito nisso, maldita doença”. Quem tem câncer, já fez tratamento contra o câncer ou conhece uma pessoa próxima que enfrentou essa doença, é impossível não ter um ódio por essa palavra “câncer”. E por essa doença, né? Além de um ódio, dá uma certa repugnância por essa doença. E tenho certeza que se ela fosse uma pessoa, todos nós já teríamos batido o martelo e já decretado uma sentença para ela.

Mas, enfim, senti que o câncer é mais uma doença. Ele talvez seja uma das mais temidas, só que não deixa de ser mais uma doença, como a Aids, como a Esclerose Múltipla ou a Esclerose Lateral Amiotrófica. Talvez seja tão temido quanto um diabetes ou até mesmo, no nosso caso aqui no Brasil, seja tão temida como a Zika, o Chikungunya e o Zika Vírus. Mas assim, gente, como todas estas doenças que mencionei agora e como toda outra doença, elas não escolhem quem vai atingir, em quem vai se desenvolver, não escolhe sexo, idade e muito menos o desenvolvimento humano determinado pela religião da pessoa ou pelo seu tipo sanguíneo, não, nada disso. Ela simplesmente aparece.

Na verdade, ela está no DNA de todo mundo, é conhecido como um “coelho”. Entretanto, assim como um vulcão, ele pode passar sua vida inteira adormecido. E é exatamente isso que a gente deseja. Mas ao mesmo tempo, tudo na vida a gente pode olhar por um prisma positivo, de crescimento e de oportunidade de aprendizado.

Eu creio, eu acredito sim, que o Edson Celulari vai ser mais um na lista dos famosos que passaram por um tratamento contra o câncer, assim como foi com o Reynaldo Gianecchini. Mas ao mesmo tempo, eu espero que essa seja mais uma oportunidade também de se divulgar sobre a prevenção do linfoma, como um tipo de câncer, e também da importância da qualidade de vida, de um estilo de vida melhor, de um estilo de vida mais saudável. Já que esse pode ser sim um dos muitos fatores que fazem esse “coelho” que está adormecido dentro de você entrar em erupção.

E eu também espero que as pessoas se conscientizem mais e se atentem mais aos sintomas. Porque recebi inúmeros recados durante a semana através do blog, do Youtube, das redes sociais, de pessoas que apresentam sintomas como febre alta e constante, dor óssea noturna, que é acordar com o corpo encharcado durante a noite, escorrer pelo corpo, como na área da barriga, das pernas, dos braços e do pescoço também. Além de tosse seca e principalmente de caroços, a presença de caroços ou popularmente conhecidos como “ínguas” na região do pescoço, nas axilas, nas virilhas, é um grande sinal de que pode não ser, mas que pode ser um caso de linfoma.

E essas pessoas me mandam mensagens relatando todos esses sintomas. Mas o principal é que elas têm medo, elas têm medo de ir ao médico. Elas têm medo de fazer um exame, principalmente a biópsia cirúrgica desses caroços, que é o diagnóstico mais certeiro para se dizer se é um linfoma ou não. Elas acabam tendo todo esse medo porque pelo medo de receber o diagnóstico de que sim, elas podem estar com câncer, com linfoma de Hodgkin ou linfoma não hodgkin, como é o caso do Edson Celulari.

Mas saiba de uma coisa, é sempre melhor receber o diagnóstico de qualquer doença no seu estágio inicial. Assim, serão bem maiores as chances de cura ou de controle.

Então, gente, o intuito do meu vídeo hoje é dizer para vocês a pauta principal: que seu corpo faça o autoexame. O autoexame não é somente para o câncer de mama, não. Ele também serve para os tipos de câncer como o linfoma, porque podem aparecer caroços aqui, em toda a região do pescoço, nas axilas e nas virilhas também. Então, é importante a gente conhecer o nosso corpo e qualquer alteração que a gente sinta, qualquer sintoma diferente, não entre em desespero, mas investigue a fundo. Se atente também ao seu estilo de vida, aos seus horários, à sua rotina maluca, à falta de exercício físico, alimentação totalmente desbalanceada, uma vida estressante. Lógico, hoje em dia, o nosso tempo é o que mais vale para nós, é o mais precioso. E na verdade, é o que a gente menos tem. E por que a gente acha que a gente tem que produzir mais, a gente acaba se destruindo e não se atentando ao bem mais precioso que a gente tem, que é a vida, que é a nossa saúde. Porque, a partir do momento que a gente se deixar levar por todas essas outras coisas, a gente fica com a saúde debilitada. E sim, a gente vai ver que todas as outras coisas são muito pequenas, são muito efêmeras, passageiras, e que não necessitam de tanta atenção assim, enquanto o valor da nossa própria vida.

Bom, gente, o vídeo de hoje é só isso. Eu queria falar para vocês, mas não deixa de ser muito importante. Então, eu não vou pedir para você se inscrever no canal, nem para você curtir o vídeo. A única coisa que vou te pedir é que você compartilhe esse vídeo para que essa mensagem de prevenção, de autoexame e de perder o medo sim de procurar o médico seja espalhada.

E último recadinho, não significa que se você tem um câncer avançado ou assim como eu descobri, do intermediário para o avançado, que você não tem chances de vida. O que você não pode ter é qualidade de vida. Pelo contrário, o que eu mais tenho tido é a vida e a certeza de que sim, a fé pode nos levar para a frente. E somente ela pode nos conduzir a lugares que a gente jamais imaginou. Como ficar livre desse mal, dessa doença que tem cometido muitas pessoas.

Beijo carinhoso para vocês e até mais!

Fonte: EDSON CELULARI, LINFOMA E SINTOMAS por Sonia Niara