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Como incentivar o olhar no autismo: dicas e estratégias eficazes

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Hoje vamos falar sobre como aumentar as chances da criança atender quando você chama o nome dela, ou seja, fazer com que ela olhe mais para você.

Uma das preocupações dos pais de crianças com autismo no início do desenvolvimento delas é que elas parecem não ouvir. Os pais se preocupam com elas serem deficientes auditivas logo quando são bebês, por volta de 1 ano de idade. Mas logo percebem que a criança responde quando ligo a televisão e coloco um desenho ou vídeo que ela gosta, ela vem correndo do quarto com um som baixinho. Então os pais percebem que não é um problema de audição, mas sim uma dificuldade em associar o nome ao chamado.

Esse é um problema de interação social, de associar a importância de atender ao chamado do nome. As crianças com autismo não são incapazes de atender quando chamam o nome delas, elas só fazem isso com uma menor frequência. É bem comum no consultório ouvirmos pais perguntando se a criança olha nos olhos. E é verdade, essa criança também faz isso em alguns momentos, às vezes até aleatoriamente. Mas elas fazem isso com uma menor frequência do que crianças com desenvolvimento típico.

O contato visual é importantíssimo para uma série de experiências e aprendizados da criança, principalmente para aprender a imitar. É uma das grandes vias de aprendizagem do cérebro. A criança precisa olhar os amiguinhos fazendo algo para poder imitar. Isso potencializa a aprendizagem da criança. Não dá para ficar ensinando tudo, ela também precisa olhar os amiguinhos fazendo para poder imitar. Além disso, ensinar a olhar mais, sair do hiper foco e participar mais da vida social é extremamente importante.

Vamos pensar juntos em como podemos fazer para aumentar a probabilidade da criança olhar para você. O melhor método é fazer com que a criança tenha interesse em fazer isso. Como? Se aproximando dela numa distância cuidadosa. Ao invés de só chegar para ficar chamando chamando chamando sem objetivo nenhum, você pode se aproximar e fazer comentários sobre o que ela está fazendo, imitar, fazer igual. Se ela olhar para você, você tem que dar uma continuidade nessa ação. É importante não ficar chamando o nome várias vezes em vários momentos, pois ela pode associar que tudo que está ouvindo pode ser ignorado. Então, uma dica é falar menos vezes o nome da criança e garantir que nas poucas vezes ela olhe para você.

Você pode fazer uso de um objeto ou brinquedo favorito da criança para chamar a atenção dela para olhar para você. Por exemplo, se a criança estiver brincando com um brinquedo favorito dela, você pode aproximar esse objeto do seu olho e chamar o nome dela. Se a criança olhar para você, você entrega o brinquedo para ela. É importante sempre associar o olhar para você a uma consequência positiva, como entregar o brinquedo ou fazer uma atividade social reforçadora ao brinquedo entregue, como fazer cócegas ou brincar.

Outra estratégia é bloquear o estímulo que está distraindo a criança e chamar a atenção para o que ela gosta muito. Por exemplo, se a criança estiver brincando com um objeto favorito dela, você pode pegar um objeto relacionado ao contexto do que ela está fazendo e aproximar do seu olho, chamando o nome dela. Se ela não olhar, você bloqueia o campo visual do objeto que está distraindo e chama novamente. Quando ela olhar, você entrega o objeto que ela estava entretida.

Dentro das brincadeiras, você pode utilizar as rotinas sensoriais sociais, como correr atrás da criança, jogar para cima, fazer cócegas, etc. No meio dessas brincadeiras, você pode fazer duas ou três vezes o que a criança quer, sempre com contato visual. Na terceira vez, você incita o comportamento e espera pelo olhar da criança. Quando ela olhar para você, você faz novamente o que ela quer. Você pode repetir isso algumas vezes ao longo da brincadeira.

O mais importante é tornar o contato visual agradável e associado a algo positivo para a criança. Com o tempo e prática, a criança irá olhar mais para você e responder quando chamada pelo nome.

Texto original por: Psicólogos pela Infância

Fonte: Autismo – Olhar Quando Chamado – Como Fazer? por Mayra Gaiato | Autismo e Desenvolvimento Infantil