Pular para o conteúdo

Como fazer o autoexame escrotal para identificar varicocele

  • por
  • posts

Autoexame para a detecção de varicocele

Olá, amigo internauta!

Hoje gostaria de discutir com você sobre o autoexame para a detecção da varicocele. Em termos simplificados, podemos dizer que seria um autoexame testicular. No entanto, cientificamente, não estamos falando de uma doença que acomete o testículo diretamente, mas sim o cordão espermático.

O cordão espermático são as estruturas alongadas que conectam o testículo ao interior do corpo. Vale lembrar que o testículo é móvel dentro da bolsa testicular, ele sobe e desce dependendo das circunstâncias e condições. Por exemplo, quando está muito quente, o testículo desce para fora da bolsa escrotal. Ao usar uma sunga de praia, é fácil perceber que ele está escondido para dentro da bolsa.

Então, como podemos fazer o autoexame do cordão espermático para detectar a varicocele? Primeiramente, você deve identificar o cordão espermático, que é facilmente palpável mais ou menos na altura da base do pênis.

Após identificar o cordão espermático, você deve assumir a posição deitada e envelopar as estruturas com seu indicador e polegar. Em seguida, faça uma pressão abdominal enquanto mantém o ar contido na boca. Essa pressão abdominal simula a força feita durante a evacuação de fezes.

No momento em que você fizer essa força, observe com a outra mão no cordão espermático se haverá um aumento de volume. Quanto maior for a varicocele, maior será o volume que você sentirá entre os dedos. Repita esse procedimento dos dois lados, tanto do lado direito quanto do lado esquerdo.

É importante ressaltar que uma das indicações para realizar a cirurgia é quando há uma diferença de tamanho de 20% entre os testículos. Se um dos testículos estiver consideravelmente menor que o outro, essa diferença pode ser causada pela varicocele.

Se você perceber a presença da varicocele no autoexame, é recomendado que procure um urologista para uma avaliação mais precisa. Além disso, é necessário fazer o autoexame nos dois lados para verificar se a varicocele aparece mais em um lado do que no outro.

Vale destacar que o autoexame não é tão simples assim. Cerca de 99% dos pacientes conseguem fazer corretamente, porém, 1% deles podem ter uma hérnia inguinal direta ou indireta, que pode vir do lado da parede abdominal ou de dentro do cordão espermático. Isso seria um assunto para um outro vídeo.

Caso você não consiga realizar o autoexame completamente, seja por algum problema ou limitação, não se preocupe. O urologista é o profissional capacitado para entender e diagnosticar qualquer problema que possa estar afetando o seu testículo ou cordão espermático.

Espero ter sido claro com todas essas informações. Caso esteja muito pesado, guarde o vídeo ou salve para assistir novamente. E, se precisar, volte a qualquer momento para rever este conteúdo.

Fonte: Auto exame escrotal para Varicocele por Urologia Especializada BH