Pular para o conteúdo

Como evitar a infecção urinária de repetição: 5 dicas eficazes.

  • por
  • posts

  • Olá, meu nome é Cleiton Soares, eu sou médico urologista aqui na cidade de Belo Horizonte em Minas Gerais e hoje vamos falar um pouco sobre as infecções urinárias de repetição e as cinco coisas que podemos fazer para evitar essas infecções.
  • É bom atualmente muitas mulheres vêm no consultório com essa queixa de infecção urinária de repetição, mas o que é a infecção urinária de repetição? Quando que a gente vai considerar que infecção urinária ela já se tornou uma infecção urinária de repetição? É quando a mulher, principalmente, ela tem dois episódios ou mais de infecção em menos de seis meses, ou 3 episódios ou mais de infecção durante o período de um ano. Nesse caso, a gente já considera é a infecção como uma infecção urinária de repetição
  • E como que podemos evitar essas infecções urinárias de repetição? É muitas mulheres, bem né e querendo saber, querendo algumas orientações para tentar evitar essas infecções, porque atrapalha muito no dia a dia, é com né por causa da irritação da queixa de urina, queimando e vontade de urinar toda hora, então esses são alguns sintomas da Cistite né, da infecção urinária. E a primeira coisa que temos que fazer é orientar as mulheres, apesar de muitas pessoas já saberem, são os hábitos relacionados com o dia-a-dia, né, tanto de higienização quanto de ingestão hídrica e etc. Então, quais seriam os esses atos: a ingestão de água de pelo menos 1 Litro e meio a dois litros de água por dia. Como evitar de deixar a bexiga muito cheia, ficar segurando xixi né, durante muito tempo. Então, a gente aconselha as pacientes a cada 3-4 horas esvaziar a bexiga, não ficar muito tempo segurando xixi. Usar roupas mais frescas, mais leves, né? Principalmente roupas íntimas, às vezes, de algodão, para ajudar na saúde vaginal. Evitar a higienização local com ducha higiênica, com jato de ducha na região vaginal, para evitar né que a bactéria ela entre para dentro da bexiga e causa infecção. Então, essa é a primeira as primeiras orientações que a gente dá sempre para as mulheres.
  • A segunda dica para tentar evitar essas infecções de repetição seria o uso de antibiótico profilaxia. Como a gente faz esse uso de antibiótico com uma dosagem bem mais baixa durante um tempo prolongado? Então, aquelas pacientes que têm essa infecção urinária de repetição, a gente tem indicação de começar um antibiótico profilaxia. Seria uma dosagem de um antibiótico mais baixinho, porém a paciente toma todo dia durante um período aproximadamente de seis meses a um ano. Os principais medicamentos que a gente usa é a nitrofurantoína e a fosfomicina trometamol, que é o Monuril que é diluído, né, o pozinho que você dilui na água. E se toma a nitrofurantoína se toma todo dia uma dosagem mais baixa e é o Monuril, a fosfomicina trometamol, que como ensina pode ser utilizado tanto de dez em dez dias, aproximadamente, para fazer o efeito de profilaxia
  • A terceira dica que a gente utiliza né para evitar essas infecções de repetição em algumas mulheres seria a utilização de hormônio tópico, né, estrógeno tópico vaginal, principalmente naquelas mulheres que já já estão na menopausa, né Eu já tiveram a menopausa né? Essas Mulheres normalmente, a baixa de estrógeno, ela causa o ressecamento na região vaginal e isso favorece a entrada da bactéria pelo canal do xixi, pelo canal da uretra, causando assim as infecções de repetição. Então nessas pacientes que já passaram pela menopausa, e tem indicação o estrógeno tópico local, o estrogênio tópico, né, na região vaginal, ajuda muito a evitar essas infecções urinárias de repetição. Algumas coisas que as mulheres perguntam é se o uso desse estrogênio, né, se monitorar, se corremos o risco de aumentar as chances de câncer de ovário, câncer de mama ou alguma coisa assim. Normalmente não, por ser um hormônio localizado, né, que a gente vai utilizar só na região vaginal, normalmente não tem esse efeito esse estudo tão proeminente dessa forma. Então, eles têm indicação também.
  • A quarta dica para gente é reduzir, tentar reduzir, essas infecções urinárias de repetição seria a utilização de Cranberry, né, uma frutinha vermelhinha, né, roxinho que é utilizada e que alguns estudos mostram que tem um benefício em relação a essas infecções urinárias de repetição, evitando que a bactéria se adere dentro da bexiga. Então, essas substância do Cranberry, essa frutinha, ajuda a evitar essa aderência da bactéria na bexiga, diminui assim as infecções de repetição. Ainda carece um pouco de estudos, mas como se trata de um de uma medicação, né, fitoterápica, é uma coisa que a gente pode abrir mão e tem desde sucos que vêm no supermercado até cápsulas em farmácias, são opções que pode diluir na água. Então, isso também é uma forma da gente tentar reduzir essas infecções urinárias de repetição e algumas mulheres relatam que realmente tem uma melhora muito importante após o uso rotineiro desse Cranberry.

Fonte: 5 formas de evitar a infecção urinária de repetição. por UroNews – Dr. Clayton Soares