Pular para o conteúdo

Como evitar a constipação intestinal durante viagens: 5 dicas essenciais.

  • por
  • posts

Saúde Intestinal: Cuidando do seu bem-estar

Olá! No vídeo de hoje, vamos falar sobre saúde intestinal, um tema relevante para todos nós. Sabemos que cuidar dos intestinos é essencial para que possamos ir ao banheiro de maneira regular, e conseguir essa regularidade já é uma grande conquista para muita gente.

No entanto, ter uma saúde intestinal em dia vai além do bem-estar do seu funcionamento regular. O que acontece no intestino afeta diretamente a nossa saúde como um todo, incluindo o nosso humor, a predisposição a doenças crônicas e até mesmo a saúde mental.

Os intestinos fazem parte do sistema digestivo e de eliminação. O intestino delgado é o órgão que recebe o alimento ou a bebida proveniente do estômago. No intestino delgado, ocorre a continuação do processo digestivo e absorção dos nutrientes. Em seguida, temos o intestino grosso, onde chega o que sobrou dos alimentos e a parte de fibras que não são digeridas.

No intestino grosso, ocorre a reabsorção de água e a formação das fezes para a eliminação. É lá também que vive uma enorme população de microrganismos chamada de microbioma intestinal. A verdade é que a ciência já avançou tanto no conhecimento referente aos intestinos que poderíamos falar horas sobre suas funções, estruturas e importância.

No entanto, hoje eu quero chamar sua atenção para dois elementos fundamentais para a saúde intestinal: os prebióticos e probióticos. Para entender melhor o que são e como são importantes, precisamos conhecer o fantástico microbioma, o conjunto de microrganismos que habitam nosso corpo, especialmente o trato gastrointestinal.

Existem trilhões de bactérias de espécies diferentes e, conosco, o equilíbrio dessas populações bacterianas está diretamente ligada aos demais aspectos da sua saúde, desde a qualidade do sono até a eficiência da imunidade e preservação da eficiência do sistema nervoso. É a alimentação que vai determinar o solo para que as espécies possam se nutrir e se multiplicar.

Este é um dos grandes problemas da alimentação moderna, que se caracteriza por ser pobre em fibras e rica em amido refinado, excesso de açúcares e óleos processados. Um solo propício para um excesso populacional de bactérias patogênicas e fungos, que impedem a saúde de se manifestar plenamente.

Por outro lado, uma alimentação densamente nutritiva e rica em fibras é um solo fértil para as bactérias benéficas, que favorecem um metabolismo saudável, um sistema imune eficiente, a saúde intestinal e até mesmo o equilíbrio hormonal e de neurotransmissores. Por isso, já se estudam maneiras de aliviar distúrbios psíquicos, melhorar o humor e auxiliar a saúde mental, cuidando justamente do microbioma intestinal.

Para que possamos cuidar do microbioma de melhor maneira possível, precisamos entender o que são probióticos e prebióticos. Então, vamos lá! Dentre centenas de espécies que compõem o microbioma, algumas são especialmente benéficas. A estas damos o nome de probióticos, que favorecem a vida e a saúde. O termo pode incluir alimentos fermentados, suplementos em pó, em cápsulas, ou qualquer veículo que contenha grande quantidade dessas bactérias benéficas.

Como acabei de explicar, é a nossa alimentação que vai, em grande parte, determinar a saúde das espécies do nosso intestino. Nesse contexto, a ingestão de fibras e de compostos fenólicos presentes nos alimentos são fatores determinantes para a multiplicação e a variedade de bactérias probióticas que conferem diversos benefícios ao organismo e são conhecidos como pré-bióticos.

Quando falamos especialmente de fibras, existem dois tipos: as insolúveis e solúveis. As insolúveis ajudam a dar volume e consistência às fezes, enquanto as solúveis servem como alimento para as bactérias benéficas que vivem no intestino e são fundamentais para a saúde do sistema digestivo.

Para aumentar seu consumo de fibras, frutas e legumes, você pode favorecer também a variedade e a saúde do microbioma ingerindo as próprias bactérias benéficas na forma de alimentos fermentados. Além disso, é possível suplementar fibras prebióticas como a Psyllium ou as fibras provenientes da Cássia, presentes no Pura Fiber da Pura Vida.

Oferecer ao corpo essas espécies benéficas pode ser uma atitude muito importante, já que a dieta contemporânea, o estresse crônico, o sedentarismo, o sono insuficiente, medicamentos e diversos agressores ambientais tendem a agredir as bactérias pró-bióticas do nosso sistema.

Em relação às fibras, complementar a alimentação com um bom suplemento também pode ser bastante importante, já que as evidências científicas apontam que 95% dos adultos não ingerem a quantidade ideal de fibras. Isso significa que a maioria das pessoas não está oferecendo o que é necessário para que as espécies benéficas possam prosperar no intestino.

De fato, o ideal é combinar probióticos e prebióticos para assim ter melhores resultados. E dessa forma, além de oferecer bilhões de microrganismos saudáveis para o seu intestino, você também fornece a matéria-prima ideal para que eles prosperem nesse ecossistema interior.

É justamente essa combinação que você consegue utilizando PuraBiotics em conjunto com o Pura Fiber, é o que chamamos de System, um sistema de complementação integrado para a saúde do seu intestino. O PuraBiotics é formulado com quatro espécies cuidadosamente selecionadas, somando 18 milhões de microrganismos por dose, envolvidas por uma cápsula vegetal gastrorresistente. Já o Pura Fiber oferece ao seu organismo, de forma segura, prática e fácil, 6,8g de fibra em uma única porção. Selecionamos as fibras provenientes da Cássia, que apresenta uma excelente ação prebiótica. O Pura Fiber é super fácil de usar. Você pode adicionar em receitas sólidas ou líquidas, frias ou quentes. É 100% fibra e zero calorias.

Ambos os produtos da Pura Vida contém fibras prebióticas e podem ser incluídos entre aqueles alimentos especiais para a saúde intestinal.

Fonte: Constipação Intestinal em viagens? Aprenda cinco dicas valiosas. por Puravida