Pular para o conteúdo

Como diferenciar quando alguém está inchado ou engordou? Dicas e informações.

  • por
  • posts

Olá, tudo bom? Hoje eu vou te ajudar a responder uma dúvida que muitas pessoas têm colocado para mim nos comentários: “Eu engordei ou estou inchado?”. Muitas pessoas agora ganharam mais peso na balança e não sabem, né? Realmente, isso aqui ó, essa gordura se foi inchaço, vou te explicar um pouquinho. Espero que essas duas dicas que vou dar possam ajudar você a perceber isso em casa. Fica comigo até o final que você vai adorar, com certeza!

Primeiro, vamos falar um pouquinho dessa diferença entre o peso de inchaço e o ganho de gordura. O peso de inchaço, quando você vê na balança, é um peso que está muito relacionado à quantidade de água que você acaba retendo no seu corpo. Ele também está relacionado à quantidade de sal que você consome, porque o sal tem a propriedade de reter água. Então, é um peso que varia e oscila com mais facilidade. Ele está muito relacionado também à baixa ingestão de líquidos, principalmente de água, e ao consumo maior de bebida alcoólica e alimentos mais industrializados e salgados. Tudo isso faz com que você retenha mais líquido, e essa retenção de líquido faz você aumentar seu peso da noite para o dia. Pode ser que ontem você foi dormir com 60 kg e, no outro dia, você acordou com 63 kg, uma loucura, né? Mas saiba que esse peso não é gordura, é inchaço.

O acúmulo de gordura é um processo um pouquinho mais lento. Ele também acontece muitas vezes por causa desses mesmos alimentos, pela ingestão em excesso de bebida alcoólica, por exemplo. Mas é um processo mais lento, não vai ser de sexta para sábado que você vai ganhar três ou quatro quilos. Pode ser que leve um mês, mais ou menos. Mas é importante para a gente conversar e explicar de uma forma clara. Então, a forma mais fácil para você ver se está inchado ou engordou é se pesar pela manhã. Porque, normalmente, durante a noite, a gente fica deitado muitas horas, e aí você tem uma circulação linfática melhor, uma drenagem melhor desse excesso de líquido que está no seu corpo. Então, ao acordar, você tem um volume grande de urina, você faz suas necessidades básicas. E aí é um horário para você se pesar e ter essa variação. Não adianta você querer se pesar de manhã e se pesar de noite. Porque, se você está tendo micção muito grande de manhã para de noite, possivelmente você está retendo mais líquido.

Outra dica legal é você apertar alguma parte do seu corpo onde tem uma plataforma óssea, normalmente no tornozelo. E aí, você aperta perto do tornozelo, porque ele tem uma plataforma óssea. Quando você apertar, se a pele ficar normal, beleza, se abaixar e formar um que a gente chama de caxia, demorar para voltar, isso está relacionado a uma retenção maior de líquido. E normalmente a gente sente essa retenção maior nas pernas por conta da questão mesmo da gravidade. O líquido vai tender a se acumular nas regiões mais baixas, como nos pés e nas pernas. Você pode apertar também o peito do pé para verificar se está havendo maior retenção de líquido ou não. Outra dica legal é você pegar aquela roupa que você estava usando e tirar a roupa. Se ela ficar marcada no seu corpo e essa marca demorar um pouco para sair, isso também mostra que você estava mais inchado, principalmente na região da barriga. Se você não tinha roupa apertando, outra dica rápida para você prestar atenção é como anda a cor do seu xixi e qual é a frequência que está conseguindo evacuar. Porque, se você observar que ele está muito concentrado, muito alaranjado, isso pode estar relacionado com desidratação, que vai fazer com que você retenha líquido. Então, é importante tomar água ao longo do dia e observar a frequência de idas ao banheiro, porque ficar parado muito tempo no seu estômago também vai te deixar mais inchado e com maior peso na balança.

E por último, se você é mulher, também tem essa questão da variação hormonal, algo do ciclo menstrual. Se você está com mais estrogênio circulando, você pode ficar com uma maior retenção de líquido. Enfim, homem ou mulher, qualquer questão que seja, tem alguns vídeos aqui relacionados com essa questão de desinchar, algumas receitas, alguns sucos. Vou deixar eles aqui embaixo para você se lembrar sempre. Se o seu inchaço foi abrupto, de uma hora para outra, se você está sentindo que não é normal, qualquer dúvida que você tem, é super importante que você consulte o seu médico. Pode ser uma questão de saúde, pode ser uma questão do seu aparelho urinário, pode ser que você tenha que tratar alguma questão. Então, lembre-se sempre que esse vídeo é meramente informativo. Se você gostou das dicas e aproveitou, dê sua curtida, isso me ajuda muito. E me conta aqui embaixo se você sentiu que está mais inchado ou com aumento de peso ultimamente. Qual foi a sua oscilação de peso? Eu vou adorar ler o seu comentário. Se você conhece alguém que precisa dessas dicas e vai se beneficiar, compartilhe esse vídeo para juntos ampliarmos essa corrente do bem. Fiquem ligados no canal, até a próxima, tchau!

Fonte: Está INCHADO ou ENGORDOU? Saiba Como Diferenciar por Nutricionista Patricia Leite

Marcações: