Pular para o conteúdo

Como Avaliar Pupilas de forma eficaz: Guia completo

  • por
  • posts

E aí, galera! Beleza? Hoje eu vou falar sobre avaliação neurológica nas pupilas. Beleza? Vamos ver essa imagem em slow motion aí. O movimento que a pupila faz é qual? A luz participou? Entrar nessa associação? A luz, beleza. Hoje a gente vai falar aqui sobre isso. Por isso que é uma imagem em slow motion, ele vai falar de midríase e miose para vocês. Qual é a diferença? A midríase são dilatações das pupilas. Quando a pupila se dilata, se chama midríase. E quando a pupila se contrai, isso é chamado de miose. É contração das pupilas. É uma lanterninha para você fazer avaliação da campina perto. Então, entre as suas dilatações da campina e a minha. Olha só, contrações das campinas, disfunção neurológica, avaliação de campina. Vamos lá!

As pupilas devem ser simétricas, mais iguais. Se tiver contornos regulares, igual também. Mandei aqui, beleza, show. Aqui tá só a RAC. Reagente a luz. É quando a luz abaixo da campina tem que se encontra. Aí, na escuridão, ela vai sair de lá, tá? Beleza, tá normal. Aqui, essas papilas é cinéticas, é com cor, contornos regulares e reagente a luz. São pupilas normais, são pupilas isocóricas, beleza. E chama-se de campinas isocóricas. Só o que os normais são isocóricas. Estão percebendo a diferença do olho para o outro, então, né? A gente também vai cobrir a vista também. Na visão, a gente percebe aqui que uma pupila está totalmente dilatada em relação à outra. A pupila direita, aqui, toda totalmente dilatada, enquanto a da esquerda está normal. São pupilas desiguais. São pupilas anisocóricas, beleza?

Quando você tem um AVC, um derrame, né? Isso pode causar ali as pupilas desiguais. Uma totalmente dilatada ali e outra desigual. Então, não somos isocóricas, são pupilas anisocóricas, beleza? Quando você tem um AVC ou um derrame. E isso pode causar aí as pupilas desiguais. Você observa a imagem aqui, as pupilas dessa moça estão totalmente dilatadas.

Quando as pupilas estão dilatadas, isso significa midriáticas. Pupila dilatada. Isso pode ocorrer em choque hemorrágico, por exemplo. Ele tem que ter outra. Outra daí que existe a PCR, parada cardiorrespiratória. Seguida de uma parada cardiorrespiratória, as pupilas não se hidratam e cai a inconsciência. Também pode fazer parada de tecido. Lá tem morte cerebral, exemplo: afogamento pode fazer. Não quer sair de lá, tem? E se chama de vida interrompida. Então, quando você vai fazer avaliação neurológica, olha para a pupila da pessoa. A sugestão pode ser essas situações aí. Não mente as drogas. Elas fazem com que as pupilas fiquem bióticas, né? Cara, com essa miose! Pupila se encontra ali, é. Mas a cocaína, ela faz, elas fazem a pupila se dilatar. Você que é profissional de saúde, tem mais conhecimento. Só deixa nos comentários aí outros exemplos também, beleza? É um show de bola essa aula, que é pra ajudar as pessoas que estão estudando. Meu, eu posso aí entender um pouco melhor de uma maneira simples, né? Muita visual, ele tem o conhecimento, mas ele tem que segurar a explicação, a imagem, e fica mais difícil da pessoa entender, beleza?

Se você observar essa imagem, a pupila está totalmente contraída. São pupilas mióticas. Lesão do sistema nervoso central, abuso de drogas. Isso pode deixar suas pupilas mióticas. Então, quando você olha nos olhos de uma vítima e percebe que as pupilas estão assimétricas, são pupilas anisocóricas. Pupilas dilatadas, são pupilas midriáticas. Pupilas contraídas são pupilas mióticas, beleza?

Eu espero que vocês tenham gostado dessa aula. Espero que vocês tenham entendido. Eu tenho uma playlist no meu canal com aulas de primeiros socorros. E eu vou pegar uns temas interessantes e vou trazer para vocês aqui, explicação. Tá bom? Se você tá gostando, eu também tenho aulas de legislação de trânsito. Meu canal é de direção defensiva, tem muita coisa. E eu também tô gravando áudio de “Eu Sei Que Você Tá Carente”. Eu dou aula de mecânica básica, então pode crer, tem de tudo no meu canal. Tá bom? E meio ambiente, eu tenho coisas sobre sustentabilidade também. Se você está gostando dessas aulas, deixa nos comentários aí o que você achou. E até a próxima, galera! Não esquece de curtir e se inscrever e compartilhar o meu canal, beleza? Valeu!

Fonte: AVALIAÇÃO DE PUPILAS por Rafael Silva seu Professor de Trânsito