Pular para o conteúdo

Como a TCC pode ajudar na luta contra a Depressão: três técnicas eficazes.

  • por
  • posts

A depressão não é frescura, é uma doença que precisa ser tratada de forma eficaz. O tratamento da depressão requer um trabalho conjunto da terapia, medicação e técnicas da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC). A TCC é muito eficaz para mudar o pensamento e a forma como reagimos diante de fatores depressivos.

No ciclo vicioso do quadro depressivo, ocorrem sintomas físicos que envolvem sensações ruins e apatia devido à diminuição da energia e interesse por coisas que antes gostávamos. Isso leva a alterações no comportamento, fazendo com que a pessoa deixe de fazer o que antes lhe dava prazer e acabe se isolando.

Os sintomas físicos, como apatia e isolamento, aliados aos sentimentos de culpa e pessimismo, geram uma distorção da realidade e intensificam os sintomas da depressão. É importante quebrar esse ciclo para melhorar os sintomas, comportamentos e pensamentos.

Aqui estão três técnicas da terapia cognitivo-comportamental que podem ajudar nesse processo:

  1. Crie uma agenda antidepressivo: Tente lembrar, com a ajuda de alguém, das coisas que você sempre gostou de fazer, como ir ao cinema, dançar, caminhar, nadar ou estar com a família. Faça uma lista dessas atividades e combine com alguém para praticá-las. Mesmo que você esteja sem energia, faça o esforço para começar a realizar essas atividades. O corpo tende a permanecer parado, mas assim que você iniciá-lo, ele tende a permanecer em movimento. Ao fazer as atividades que antes lhe davam prazer, você terá a liberação de endorfina e dopamina, substâncias que melhoram o seu estado de humor e ajudam a quebrar o ciclo vicioso da depressão.
  2. Pratique a atenção plena (mindfulness): A atenção plena é uma técnica que permite que você se concentre no momento presente, sem julgamentos. Ao praticar a atenção plena, você pode perceber quando pensamentos negativos e depressivos estão rondando a sua mente. Assim que perceber esses pensamentos, entenda que são apenas pensamentos e use cartões de enfrentamento para lidar com eles. Converse com você mesmo ao invés de querer apenas afastar esses pensamentos. Ao perceber e desfocar desses pensamentos, você poderá redirecionar o seu foco de atenção, que é a quarta etapa da metacognição. Ao invés de ficar alimentando pensamentos que acentuam o seu estado depressivo, desgrude deles, abandone-os e mude o foco de atenção.
  3. Pratique a gratidão realista: Uma mente depressiva tende a focar apenas no negativo e no que está faltando em sua vida. Isso aumenta o ciclo vicioso da depressão. A técnica da gratidão realista convida você a desfocar do que está faltando e observar o que você tem e é grato por ter em sua vida. Registre diariamente três fatos, pessoas ou coisas pelas quais você é grato e que, se não tivesse amanhã, sentiria falta. Isso ajuda a quebrar o ciclo vicioso da depressão e permite que você caminhe em direção a uma vida livre desse transtorno.

Espero que essas técnicas possam ajudar você a enfrentar a depressão. Lembre-se de que, sendo membro do nosso canal, você tem acesso a diversas técnicas que utilizamos no tratamento de transtornos emocionais. Aproveite essa oportunidade e inscreva-se como membro para saber mais.

Fonte: Três técnicas da TCC contra a Depressão por com você Psicologia