Pular para o conteúdo

Cisto pilonidal: causas, sintomas e tratamento explicados em detalhes

  • por
  • posts

Cisto Pilonidal – Entenda o que é e como cuidar

Olá pessoal, tudo bem? Estou de volta do meu retorno da China para o Brasil e estou com saudades de todos vocês. Também estou com um novo celular, o Xiaomi P-30 Pro, que é considerado o melhor celular do mundo. No entanto, ultimamente tenho notado o estresse causando o surgimento de cabelos brancos. Mas esse celular tem uma resolução incrível, é possível até mesmo ver o dinossauro no fundo da tela.

Mas vamos direto ao assunto principal: o que é cisto pilonidal? Um seguidor me fez essa pergunta recentemente. O cisto, como todos sabem, é uma bolsa que contém líquido e, por isso, não é maligno. No entanto, caso a pessoa deseje fazer uma biópsia, isso pode ser feito, embora não seja obrigatório. Quando falamos de cistos, estamos nos referindo ao acúmulo de líquido dentro de uma bolsa. Não se trata de uma massa sólida. No caso do cisto pilonidal, “pilo” está relacionado a pelos e “nidal” significa ninho. Portanto, podemos entender cisto pilonidal como um ninho de pelos e líquido. É basicamente como um abscesso, semelhante a um pelo encravado, porém localizado no lugar errado, geralmente alguns centímetros acima do ânus, próximo ao cóccix.

Existem várias explicações para a causa desse cisto. A mais simples, na minha opinião, é quando há uma dobra de pele onde há pelos, o que possibilita que o pelo penetre novamente na pele, causando inflamação e o abscesso. O tratamento para o abscesso é realizado através de drenagem e é treinado e tratado. Muitas pessoas relatam que foram ao hospital Albert Einstein e que o médico nem mesmo olhou, deixando a triagem para uma enfermeira. Essa é a forma básica de tratamento. No entanto, pode haver outras opções, como a cirurgia para remoção do cisto, que pode ser realizada por um proctologista ou dermatologista. O médico vai remover os materiais inflamados, que podem incluir pelos e pus. No entanto, esse procedimento deixa a ferida aberta, o que pode causar dúvidas em alguns pacientes. A razão pela qual a ferida é deixada aberta é evitar que a infecção se feche. Em seguida, são aplicados curativos, que podem ser trocados diariamente por uma enfermeira ou pelo próprio paciente em casa. Ao longo do tempo, a ferida vai cicatrizando.

Neste processo de cicatrização, a acupuntura pode desempenhar um papel importante. Algumas pessoas podem optar por utilizar oxigenoterapia hiperbárica, que consiste em receber oxigênio em uma câmara de pressão. Isso melhora a circulação sanguínea e acelera a cicatrização. A acupuntura, por sua vez, pode ser utilizada após a cirurgia e a drenagem, com o objetivo de acelerar a cicatrização. O acupunturista irá inserir agulhas ao redor da ferida, cerca de um centímetro de distância, formando um anel para estimular o processo de cicatrização. Na descrição abaixo, vou incluir as informações do Matheus, da UFRJ, que fez pós-graduação em enfermagem e relatou ter utilizado a acupuntura como um complemento do tratamento.

Agora, falando sobre a prevenção do cisto pilonidal, há algumas medidas que podem ser adotadas. A primeira delas é fazer a depilação. Se você optar pela depilação tradicional, é importante fazer esfoliação imediatamente após o procedimento, a cada sete dias, para evitar o surgimento de pelos encravados. Essa é uma das medidas mais importantes. Outra opção é a depilação a laser, que é mais eficaz na eliminação dos pelos. Além disso, também é possível realizar cirurgias utilizando laser, que geralmente têm uma recuperação mais rápida.

Então, se a pessoa não desejar se submeter à cirurgia, como o Peter Liu pode ajudar a prevenir a reincidência desse cisto? Em primeiro lugar, é importante entender que o cisto pilonidal ocorre com muito mais frequência em homens do que em mulheres, devido à maior quantidade de pelos nessa região. Estima-se que existam cerca de 26 casos a cada 100.000 pessoas, e no Brasil estima-se que haja aproximadamente 5 milhões de pessoas com esse problema, sendo que cerca de 4 milhões são homens e 1 milhão são mulheres. Mulheres que têm esse cisto pilonidal geralmente apresentam maior reincidência quando têm ovários policísticos, pois isso aumenta a produção de hormônios masculinos. Nos homens, a oleosidade é geralmente agravada pelo aumento da testosterona, o que pode piorar a situação. Portanto, para evitar a reincidência, é importante controlar a oleosidade. Isso pode ser feito através da dieta, evitando o consumo excessivo de alimentos oleosos como nozes, amendoim, amêndoas, castanhas e pistaches. Além disso, é importante cuidar da saúde do fígado, através do consumo de chá de alcachofra ou suplementos de alcachofra, que melhoram a digestão de gorduras e fortalecem a função hepática. É recomendado também dormir mais cedo, antes das 23h, para permitir que o fígado e a vesícula biliar se desintoxiquem adequadamente durante a noite. Evitar o consumo excessivo de gorduras também é fundamental para evitar que a pele seja afetada pelo acúmulo de gordura. Essas são apenas algumas das medidas que eu adotaria para cuidar dessa condição.

Não se esqueça de também cuidar da higiene dessa região e, se possível, eliminar completamente os pelos. Os pelos nessa região não possuem nenhuma função específica, então não há problemas em removê-los. Por fim, em caso de cirurgia e cuidados pós-operatórios, a acupuntura pode ser uma ótima opção para acelerar a cicatrização e promover o fechamento adequado da ferida. Espero que essas informações sejam úteis para vocês.

Obrigado!

Fonte: Cisto Pilonidal por Peter Liu