Pular para o conteúdo

Cistite no frio: Causas e Tratamentos

  • por
  • posts

Ruth Pimentel: Cistite – Um Inconveniente nos Países Frios

Oi gente, tudo bem? Hoje eu vim bater um papo com vocês a pedido da Ruth Pimentel. Ela pediu para falar um pouquinho com vocês sobre a Cistite, um inconveniente que acontece principalmente em países frios. Quando a gente vai para esses lugares, pensamos em gripe, resfriado, dor de ouvido, dor de garganta e procuramos trazer todos os tipos de remédio para esses problemas. Porém, a cistite também deveria estar nessa lista, mas muitas vezes não nos lembramos dela.

Eu mesma já tive cistite aqui em Dublin, logo nos meus primeiros meses morando aqui. Por isso, vim falar sobre isso com vocês, contar a minha experiência e dar algumas dicas. Lembrando que não sou médica, não tenho nenhuma formação na área, então se você é médico e tem algo a acrescentar, por favor comente aqui embaixo.

Primeiramente, é importante ressaltar que a cistite é diferente de uma infecção urinária, mas estão relacionadas. Enquanto a cistite é uma infecção na bexiga, a infecção urinária é a proliferação de bactérias na região íntima. A incidência é maior em mulheres, mas homens e crianças também podem ter.

Muitas pessoas acreditam que a cistite está relacionada ao frio, mas na verdade, não tem relação direta. Eu mesma também acreditava nisso antes de pesquisar mais sobre o assunto, mas descobri que a sua ocorrência está mais relacionada a outros fatores. Um deles é a falta de consumo de água suficiente, já que no inverno não sentimos tanta sede. Além disso, no frio usamos muitas roupas fechadas, o que impede a região íntima de respirar.

Vou contar para vocês como foi a minha experiência e como tratei a cistite. Os sintomas que tive foram ardência ao urinar, desconforto na região íntima e presença de sangue na urina. Procurei uma brasileira que trabalhava na minha escola e ela me indicou um remédio feito à base de cranberry para dissolver na água e tomar. No dia seguinte, já estava 70% melhor. O cranberry é conhecido por ter propriedades que ajudam na limpeza do trato urinário.

É importante beber bastante água para limpar o organismo e não segurar o xixi por muito tempo, pois isso pode piorar a situação. Além disso, o consumo de suco de cranberry também pode ajudar a prevenir a cistite. É um investimento que vale a pena, já que o suco de cranberry também é conhecido como oxicoco e pode ser encontrado em várias marcas no Brasil.

Reforçando que essas são apenas dicas e a ida ao médico é sempre recomendada. Caso você esteja com os sintomas iniciais da cistite, começar a tomar bastante água e suco de cranberry pode ajudar temporariamente até a consulta médica. Não esqueça de sempre buscar orientação profissional.

Espero que essas informações tenham ajudado e se você tiver alguma dúvida, deixe nos comentários. Compartilhe esse vídeo para que mais pessoas tenham conhecimento sobre a cistite. Um beijo e até o próximo vídeo!

Fonte: CISTITE TEM A VER COM FRIO? E COMO TRATAR? VEM VER… por Gaby Gomes

Marcações: