Pular para o conteúdo

Catarro no ouvido: causas, tratamentos e especialistas recomendados

  • por
  • posts

Música: Catarro no Ouvido

Oi pessoal, tudo bom? Olha aqui de novo, então hoje eu escolhi o tema “catarro no ouvido”. Desculpa que tô falando assim, meio rouca, é mais por conta da minha fônica. Mas enfim, eu queria pedir a vocês o seguinte: não esqueçam de mandar sugestões sobre os tópicos. Algumas pessoas mandaram e a gente está tentando responder algumas coisas que algumas pessoas me pediram, porque acredito que seja dúvida de muita gente. Então, como estou aqui para tentar pelo menos ficar e ser útil, vou prestar atenção para essas sugestões de vocês também. Tá bom?

Então, hoje eu vou falar sobre catarro no ouvido. Me perguntaram sobre o catarro no ouvido e sim, ouvido também tem catarro, doutor. Tem cinco vezes em catalão. Então, porque ouvindo pode ter catarro por várias… Por alguns mecanismos, por exemplo, quando a gente tá gripado, com rinite alérgica, algo com sinusite ou qualquer alteração do nariz ou da face, essa secreção do nariz pode ir também para dentro da orelha média, do ouvido, por conta da tuba auditiva, que é a conexão entre o nariz, a garganta e o ouvido. Certo? Naquela tuba auditiva, ou trompa de Eustáquio, todo mundo já ouviu falar, tá? Mas na parte posterior do nariz, na região faríngea, evita a saída dessa secreção, essa turma, que conecta o ouvido. Tá? Então essa tuba que mantém a pressão da orelha média, pressão da orelha bonitinha. Então, às vezes, quando a gente está gripado, vai a uma consulta, está ouvindo bem, mas tem esse bloqueio que tudo isso atrapalha a tuba auditiva trabalhando, tá? Então voltando ao catarro, nesta situação pós-agressão que também pode vir do nariz quando você assopra forte, eu também digo brincando aos pacientes que a gente vai assoprar o nariz com paixão, mas não vai tocar trombone na orelha não, né? Porque você muda a pressão, não só de orelha, mas também dos tecidos da face, e você muda esse funcionamento natural. A volta da secreção para dentro, então não é bom, tá? E aí depois dessa agressão, também pode ter a própria orelha lá dentro, também fabrica catarro, também fabrica secreção. Não só essa secreção que o nariz fabricaria seria absorvida ou ela vai embora via tuba auditiva. Também, quando a gente faz um movimento inverso, ou seja, sopra demais, espirra demais, você atrapalha esse mecanismo fisiológico, ou seja, o funcionamento natural do organismo, fazendo com que o catarro volte a ficar tenso. Tá? Então, lembrem-se sempre que pode ter sim catarro no ouvido. Qualquer alteração que a gente tem, uma gripezinha boba, pode dar esse probleminha lá dentro, sabe? Então tem pessoas que às vezes dizem: “Será que alguém já ouviu essa história assim? A limpar, tô sentindo ouvido entupido, a voz dentro da cabeça, né?”. Então, isso dentro do meio médico chamamos de plenitude auricular, ou o que você ouve sua voz dentro da cabeça se chama autofonia. E pode ser sinal desde uma mudança na pressão da orelha, via tuba auditiva, ou até mesmo na presença de secreção. De qualquer maneira, é bom ficar atento, sentir se a sensação está na parte interna, um pouquinho. Você deve buscar seu médico otorrinolaringologista.

Existe uma coisa que a gente chama de otite média aguda, que é quando existe uma parte inflamatória ou mesmo infecciosa dessa secreção dentro da orelha média, que é a orelha do tímpano para dentro. Então, quando você chega no consultório, o médico otorrino não pode simplesmente tirar o catarro do seu tímpano, ele é fechado. Você não tem como aspirar, tá? Mas a gente tem que indicar certo, porque essa integração está lá por esse mecanismo, toda ela está lá dentro da orelha. Então a gente vai olhar e vai dizer que você tem uma otite média aguda, que pode ser inflamatória ou já estar infecciosa. Para saber qual a forma que a gente vai direcionar esse tratamento, é importante buscar logo um médico otorrinolaringologista. Ele, ao examinar, vai saber até final a que tipo de tratamento seria melhor em cada caso.

Tá bom? Então, sentiu ouvido entupido? Sente ouvido oco, como se tivesse qualquer coisa que você não ouve normalmente nos ouvidos? Busque o médico otorrinolaringologista para que a gente possa orientar da forma melhor. Bom, beijo galera, até a próxima!

Fonte: Catarro no ouvido – Ouvido Entupido – Dra. Clarice Saba – Dra. Zumbido por Dra. Zumbido Clarice Saba