Pular para o conteúdo

Câncer de pâncreas: Cirurgião Jorge Mali Junior afirma que há cura

  • por
  • posts

Olá! Hoje nós estamos aqui no consultório do Dr. Jorge. Ele é um cirurgião oncológico e coordenador do curso de residência médica do Hospital do Câncer de Londrina. Nós vamos falar sobre um assunto muito importante, o câncer de pâncreas.

Então, Dr. Jorge, pode nos explicar qual a função do pâncreas?

O pâncreas é um órgão localizado atrás do estômago e tem a função de secretar algumas substâncias importantes para a digestão dos alimentos e também produz insulina, que é fundamental para o controle da glicemia.

Entendido. Agora, por que é tão difícil fazer o diagnóstico precoce do câncer de pâncreas?

Essa é uma pergunta muito boa. Ao contrário do câncer de mama, por exemplo, não existe um exame de rastreamento proposto regularmente para o câncer de pâncreas. O motivo é que o pâncreas é um órgão localizado atrás do estômago, próximo à coluna, o que dificulta a detecção precoce. Além disso, pequenos tumores no pâncreas geralmente não causam sintomas. Por isso, o diagnóstico do câncer de pâncreas é feito em fases avançadas, quando o tumor já está grande e causando sintomas.

E que tipo de exame e especialidade médica são necessários para fazer o diagnóstico?

Normalmente, o médico que acompanha essa área e faz o primeiro contato com o paciente é um gastroenterologista ou cirurgião do aparelho digestivo. A investigação do câncer de pâncreas pode ser feita através de exames como ultrassom, tomografia e ressonância, que conseguem detectar e determinar a presença do tumor de forma mais precisa. Exames de laboratório, como análises de sangue, também são realizados para auxiliar no diagnóstico.

E quais são os sintomas que podem indicar câncer de pâncreas?

Os sintomas do câncer de pâncreas podem variar, mas alguns são dor abdominal, refluxo, problemas intestinais e dor nas costas. É importante que o médico fique atento a esses sintomas e investigue a possibilidade de um tumor no pâncreas, principalmente em casos de dor nas costas que não se explica pela coluna.

Interessante. Existe alguma relação entre diabetes e câncer de pâncreas?

Sim, o diabetes é considerado um fator de risco para o câncer de pâncreas. Pessoas que têm diabetes descontrolado, apesar do tratamento, devem estar atentas à possibilidade de ter um tumor no pâncreas. Um diabetes de início recente e uma alteração do controle da glicemia podem ser indícios de um câncer no pâncreas.

E quais são os outros fatores de risco para o câncer de pâncreas?

Os fatores de risco para o câncer de pâncreas ainda não estão completamente estabelecidos, mas alguns deles incluem idade (a partir dos 60 anos), tabagismo, consumo exagerado de álcool, histórico familiar e ser do sexo masculino.

Entendi. E qual é o tratamento para o câncer de pâncreas?

O tratamento principal para o câncer de pâncreas é a cirurgia. Ela é realizada quando o tumor ainda pode ser retirado e é a melhor opção de tratamento. Além disso, a quimioterapia pode ser utilizada em casos em que o tumor é muito grande e não é possível fazer a cirurgia. Existem também outros tratamentos, como a radioterapia e imunoterapia, que podem ser utilizados em situações específicas.

É possível viver sem o pâncreas?

Sim, é possível viver sem o pâncreas, mas é necessário tomar medicações para substituir as funções que o órgão desempenha. Em casos de falência do pâncreas, existe a opção do transplante de pâncreas, que pode ser associado ao transplante de rim ou transplante de ilhotas.

Para finalizar, qual mensagem o senhor gostaria de deixar para as pessoas sobre a importância do estilo de vida na prevenção do câncer de pâncreas?

Eu recomendo que as pessoas adotem um estilo de vida saudável, evitando o consumo excessivo de álcool, o tabagismo e alimentos gordurosos. É importante também praticar exercícios físicos regularmente e fazer exames periódicos, principalmente a partir de uma certa idade. Essas medidas ajudam a reduzir as chances de um diagnóstico tardio de uma doença como o câncer de pâncreas.

Fonte: “O câncer de pâncreas tem cura” ” afirma o cirurgião Jorge Mali Junior por Ideia Delas Portal