Pular para o conteúdo

Café e câncer: o risco de desenvolver câncer gástrico

  • por
  • posts

Olá, no vídeo de hoje você vai descobrir se o café causa câncer gástrico ou não. O café não é um componente fundamental da dieta, mas é uma das bebidas mais apreciadas pelas pessoas e a mais consumida em todo mundo. No entanto, muitas pessoas têm dúvidas sobre a sua relação com o câncer, inclusive o câncer gástrico. Já fica com aquela ideia de que um café irrita o estômago. Fica comigo que você vai entender tudo sobre isso agora nesse vídeo.

Tudo começou lá pela década de 1970, quando houve um crescente número de casos de câncer. Naquela época, as análises dos estudos mostraram que as pessoas que consumiam café tinham uma maior probabilidade de serem diagnosticadas com câncer. No entanto, os estudos provavelmente fizeram algumas confusões, pois muitos tomadores de café eram, paralelamente, fumantes. Daí a maior probabilidade de câncer despontava nas análises desse pessoal.

Hoje, os resultados vão no sentido oposto. Muitas pesquisas indicam que o hábito de tomar café teria um efeito protetor contra alguns tipos de câncer. Por quê? Porque o café possui cafeína, uma substância estimulante, e também possui outras substâncias bioativas, como os polifenóis, que são ativadas quando entram em contato com nosso organismo. Essas substâncias, inclusive a cafeína, ajudam a evitar danos às células, favorecendo a produção de enzimas que contribuem para combater os radicais livres, que é uma das coisas que mais agridem as células do nosso corpo. Ou seja, são substâncias que diminuem a formação do nosso corpo, aumentam a sensibilidade à insulina, reduzindo o risco de várias doenças, inclusive o câncer.

Eu quero compartilhar com você um estudo que foi publicado em 2021, em um jornal científico bem conceituado na área de saúde. Esse estudo teve o objetivo de entender a relação entre o consumo de café e a incidência de câncer gástrico nos países que mais consumiam café. Se você for pesquisar, verá que vários estudos já tentaram avaliar o efeito entre o café e o câncer gástrico com opiniões diferentes. Na verdade, opiniões bem confusas. A vantagem desse estudo é que ele foi um trabalho feito por 25 países e foi vista a correlação entre o consumo de café por pessoa e a incidência de câncer gástrico e a mortalidade.

O que é que esse estudo concluiu? Aqui alguns pontos importantes deste artigo:

  1. O brasileiro gosta mesmo de um cafezinho, né? Mas o Brasil não é um dos países que mais consomem café, sendo apenas o 15º país em consumo de café por pessoa.
  2. Teve uma correlação inversa entre o consumo de café em quilos por pessoa por ano e a incidência de câncer gástrico. Ou seja, um país com alto consumo de café está associado ao menor número de casos de câncer gástrico. Por exemplo, a Finlândia foi o país com maior consumo de café e tem incidência de taxas de mortalidade relativamente baixas por câncer gástrico. Já o Brasil, como eu falei, não consome tanto café assim e é o sexto país no mundo com mais casos novos de câncer gástrico.
  3. Esse estudo não é um estudo prospectivo, ou seja, que acompanhou os pacientes ao longo dos anos para olhar o consumo e a prevalência de câncer. O que ele fez foi um corte, olhando para essas populações em um determinado momento. A vantagem é que esse tipo de estudo consegue avaliar o grande número populacional ao mesmo tempo. Apesar de não ter o poder de identificar causa e efeito, já nos permite especular sobre a identidade da causa.

Então, esse artigo mostra de uma forma muito clara que o café pode ter efeitos potencialmente benéficos na incidência do câncer gástrico. No entanto, é importante ressaltar que uma pessoa que consome diariamente café não está excluída de ter câncer. Se você consumir em quantidade adequada e com preparo certo, o café pode ajudar a reduzir os riscos, sendo um risco a menos para desenvolver o câncer. Além disso, o café tem propriedades anti-inflamatórias e substâncias como a cafeína ajudam a evitar os danos às células, favorecendo a produção de enzimas que combatem os radicais livres.

Claro que é importante ter alguns cuidados no consumo, como o tipo de café consumido, o modo de preparo, o tempo de torra dos grãos e as temperaturas de consumo. É importante saber escolher e qual é o melhor tipo de café para consumir. O café moído na hora é recomendado, pois possui mais polifenóis ativos. Depois que o café é moído, os polifenóis oxidam ao entrar em contato com o oxigênio e se transformam em substâncias inativas que não terão mais aquele benefício para o nosso corpo. No caso do café instantâneo, grande parte das substâncias também oxidam. Então, se você tiver a possibilidade de moer o café em casa e utilizá-lo ali na hora, você terá mais benefício do que utilizar um café instantâneo ou um café que já foi moído há muito tempo.

Quanto à quantidade, não é recomendado tomar café à vontade. É preciso saber dosar as quantidades, pois o consumo exagerado pode trazer efeitos colaterais indesejáveis, como refluxo, gastrite, tremores, insônia, entre outros. E se você já tem algum desses sintomas por causa de tratamento oncológico, é melhor reduzir ou evitar o café por enquanto, enquanto estiver com esses sintomas sérios. Lembrando que o consumo do café deve ser sempre sem açúcar. Se você gosta de café, pode continuar tomando. Eu sei que no primeiro momento pode ser desafiador tomá-lo sem açúcar, mas o paladar é um hábito e você vai se acostumar. Vai começar a perceber realmente o gosto do café. Então, escolha sempre comprar um café de qualidade e você pode consumir diariamente. É um produto cheio de polifenóis, substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias para a sua saúde e pode ser adotado como seu estilo de vida.

Eu espero que essa dúvida tenha sido respondida, mas eu acredito que essa era apenas uma das suas dúvidas. Eu sei que você enfrenta uma série de dúvidas diariamente em relação ao que pode ou não pode comer durante o tratamento oncológico. Foi por isso que eu desenvolvi um programa online específico para pacientes com câncer, o Protocolo Quântico, onde eu ensino o passo a passo de como você pode usar a sua alimentação a favor do seu tratamento de uma forma simples e prática, para que você comece hoje mesmo a melhorar sua alimentação. E se você quer conhecer mais sobre o meu método, o link está aqui na descrição e nos comentários. Clica no link que você vai descobrir como é simples se alimentar bem depois do diagnóstico de um câncer.

Fonte: CAFÉ CAUSA CÂNCER GÁSTRICO ? por Nutricionista Brena Custódio