Pular para o conteúdo

Bursite Trocantérica: O que é, causas, sintomas e tratamento – Dr. Prof. Nelson Marques

  • por
  • posts

Bursite Trocantérica: uma inflamação que causa desconforto

Hoje vamos falar sobre a bursite trocantérica, uma inflamação que ocorre no encaixe da cabeça do fêmur com o quadril.

A bursite é uma inflamação de uma bolsa, que é um fino saco de líquido sinovial. Essas bolsas estão localizadas em pontos de fricção, especialmente onde há tendões ou músculos que passam por cima do osso. Suas principais funções são a diminuição do atrito entre essas estruturas. Embora uma bolsa como essa contenha pouco líquido, em caso de lesão, ela pode inflamar e aumentar o líquido, causando assim a bursite.

No entanto, nesse caso específico, descobriu-se que não é a bolsa que pode estar inflamada, mas sim os outros tecidos dessa região, como músculos, tendões e fáscias, que podem estar na origem dos sintomas. Assim, ao introduzir o termo mais genérico “síndrome da dor trocantérica”, essa lesão pode ser causada por um traumatismo agudo ou microtraumas provocados por repetições. Os traumatismos agudos podem ser causados por contusões, quedas ou outros impactos. Já os microtraumas são provocados pelo excesso de repetições, como no caso de corredores ou praticantes de outros esportes. Além disso, outros fatores predisponentes incluem discrepância no comprimento dos membros inferiores, fraqueza muscular do abdutor do quadril e cirurgia com abordagem lateral do quadril. Cerca de 80% dos casos de dor trocantérica ocorrem especificamente no sexo feminino.

Quais são os sinais e sintomas observados?

Nos casos de traumatismos agudos, o paciente pode relacionar o impacto que causou a lesão. Os sintomas podem incluir uma dor aguda na região lateral do quadril, que provavelmente estará agravada pela pressão sobre a região do trocânter. A dor pode irradiar para baixo pela face lateral da coxa, geralmente não passando atrás do joelho. A dor piora quando a perna é abduzida (afastada do corpo) pelo lado afetado. O paciente pode acordar à noite por causa da dor.

Qual é o tratamento utilizado?

A maioria dos pacientes com síndrome da dor trocantérica reage bem ao tratamento com fisioterapia. O tratamento de uma lesão aguda tem como objetivo inicial controlar os sinais inflamatórios. Para isso, é recomendado evitar caminhar ou ficar muito tempo em pé, usar muletas, aplicar compressas de gelo na região lesada e fazer repouso. O uso de medicamentos anti-inflamatórios também pode ser necessário.

Quais exercícios ajudam no tratamento?

Após a diminuição dos sintomas, é iniciado um programa de fisioterapia. Alguns exercícios terapêuticos comumente prescritos para a síndrome da dor trocantérica são:

  1. Massagem nos glúteos: deitado lateralmente, pressionar uma bola na região glútea com a ajuda dos braços e pernas, realizando movimentos circulares.
  2. Alongamento ativo do tensor da fáscia lata: de pé, com uma perna cruzada atrás da outra, fazer uma pressão sobre o quadril em sentido lateral, mantendo a posição por 20 segundos e repetindo de 8 a 12 vezes.
  3. Fortalecimento dos abdutores da coxa: sentado, com um elástico ao redor dos joelhos e os pés bem apoiados, realizar uma força de abdução entre os membros inferiores, mantendo a posição por 10 segundos e repetindo de 6 a 15 vezes.

A bursite trocantérica é um tipo de problema que causa uma dor incômoda na região lateral do quadril. Se você gostou do vídeo, faça suas perguntas que eu responderei com toda certeza. Lembrando que tudo que arrecadarmos nesse canal é convertido para compra de alimentos para crianças carentes. Um grande abraço e até o próximo vídeo!

Fonte: BURSITE TROCANTÉRICA – Dr. Prof. Nelson Marques por UMA LUZ PARA FISIOTERAPIA Dr Nelson Marques