Pular para o conteúdo

Bolsonaro cogita cirurgia para tratar obstrução intestinal

  • por
  • posts

Presidente Bolsonaro está internado no hospital em São Paulo

O presidente Jair Bolsonaro está no hospital na zona sul de São Paulo com obstrução intestinal. De acordo com boletim médico, os médicos avaliam uma possível cirurgia sobre esse assunto. Conversamos com um membro da Sociedade Brasileira de coloproctologia, Dr. Fábio Guilherme Campos.

Entrevista com Dr. Fábio Guilherme Campos

William Travassos: Boa tarde, Dr. Fábio. Obrigado pela sua participação aqui no talk show oficial na Jovem Pan. Gostaria de entender mais sobre a obstrução intestinal e como as bridas abdominais podem afetar o presidente Bolsonaro.

Dr. Fábio: Boa tarde, William. É importante esclarecer que as bridas abdominais são cicatrizes que se formam após uma cirurgia no intestino. Isso pode ser o principal fator que está levando o Bolsonaro pela segunda vez ao hospital em função dessa obstrução intestinal. A consequência dessas bridas pode ser a obstrução parcial ou total do intestino. O caso do presidente parece ser uma suboclusão intestinal. É possível que ele tenha tido bridas, mas isso só poderá ser confirmado após os exames clínicos e de imagem.

Mariana: Então, Dr. Fábio, o presidente está usando uma sonda nasogástrica. Poderia explicar qual é a finalidade dessa sonda neste momento?

Dr. Fábio: A instalação da sonda nasogástrica faz parte do tratamento inicial conservador ou clínico. Ela drena o conteúdo líquido e gasoso que se acumula no estômago, aliviando os sintomas de distensão abdominal, cólicas e náuseas. O tempo que o presidente ficará com a sonda dependerá da evolução clínica dele. Se a drenagem diminuir progressivamente, pode ser um sinal de que a obstrução está se desfazendo espontaneamente. Caso contrário, se o volume de líquido continuar aumentando, indicará que a obstrução não está se resolvendo, o que pode levar a uma decisão de tratamento cirúrgico.

William Travassos: E se não houver complicações futuras, quanto tempo o presidente levará para voltar à rotina normal?

Dr. Fábio: Isso é variável e depende da evolução clínica dele. Se a obstrução intestinal se resolver com o tratamento conservador, é provável que ele possa retornar ao trabalho na próxima semana. Porém, é preciso ressaltar que tudo isso é dinâmico e pode mudar ao longo do tempo.

Mariana: Dr. Fábio Guilherme Campos, agradecemos pela sua participação e esclarecimentos sobre o caso do presidente Bolsonaro. Muito obrigado!

Dr. Fábio: Eu que agradeço a gentileza da entrevista na Jovem Pan. Aguardaremos as próximas horas para ter mais informações sobre o estado de saúde do presidente Bolsonaro.

Fonte: Bolsonaro pode realizar cirurgia para tratar de obstrução intestinal por Jovem Pan News