Pular para o conteúdo

Benefícios dos exercícios físicos na prevenção e tratamento do câncer | Entrevista

  • por
  • posts

Olá, é com grande prazer hoje que eu recebo a Dra. Cristina Brito, médica fisiatra e coordenadora do serviço de reabilitação do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo e também do Hospital Sírio Libanês. Ela possui uma grande experiência na área de exercícios físicos e atividades físicas relacionadas a várias doenças, inclusive ao paciente oncológico. É um prazer receber você pela quinta vez este ano.

A primeira pergunta é: a gente que cuida de pacientes no nosso dia a dia, o exercício físico, ele pode prevenir o surgimento do câncer?

A Dra. Cristina responde que sim, o exercício físico comprovadamente pode prevenir o câncer, em especial os cânceres de mama e de cólon, que têm uma relação maior com a possibilidade de prevenção através do exercício. Existem também muitos indícios para câncer de próstata, endométrio, estômago, fígado, entre outros tumores.

Em relação à explicação dessa relação entre exercício físico e prevenção do tumor, existem várias frentes em estudo. Acredita-se que o exercício possa atuar na carcinogênese e progressão do tumor, melhorar a composição corpórea, influenciar o controle hormonal e também afetar a imunidade. A Dra. Cristina ressalta que o exercício melhora a atuação de algumas células de defesa do organismo, como os macrófagos, por exemplo.

A quantidade de exercício recomendada para prevenção do câncer é de pelo menos 150 minutos por semana de atividade física moderada. A atividade moderada é aquela que faz você respirar mais rápido, acelerar o coração, mas ainda permite a conversação. Exemplos de atividades moderadas incluem caminhar rápido e dançar. Além disso, é recomendado combinar também exercícios de força e flexibilidade pelo menos uma vez por semana.

A Dra. Cristina ressalta que fazer pelo menos alguma atividade física é melhor do que não fazer nada, mesmo que seja apenas nos finais de semana. Porém, os benefícios de prevenção do câncer são melhores quando a atividade é distribuída ao longo da semana. O ideal é não ficar mais do que dois dias seguidos sem fazer exercícios.

Em relação aos tipos de exercícios mais importantes para prevenir o surgimento de tumores, a Dra. Cristina recomenda aqueles que a pessoa goste e consiga fazer regularmente. Exemplos são caminhada, corrida, dança e pedalada. Além disso, é recomendado combinar exercícios aeróbicos com exercícios de força e flexibilidade.

No caso de pacientes que estão em tratamento contra o câncer e utilizam medicamentos hormonais, é importante destacar que esses medicamentos podem ter como efeito colateral a diminuição da saúde dos ossos, podendo levar à osteoporose. Nesse caso, o exercício físico pode ajudar a evitar a osteoporose através do estímulo à formação óssea e à diminuição da reabsorção óssea.

Em relação à melhora dos resultados oncológicos, a atividade física regular pode reduzir em até 45% a mortalidade em pacientes pós-tratamento de câncer de mama, por exemplo. Além disso, o exercício melhora a capacidade física, a qualidade de vida e a funcionalidade dos pacientes.

Finalmente, a Dra. Cristina ressalta a importância de cada indivíduo conhecer essas informações e não deixar de fazer uso dessa importante ferramenta de prevenção e melhora da saúde. O exercício físico é uma decisão pessoal que depende apenas do indivíduo, e é acessível a todos.

Queremos agradecer mais uma vez à Dra. Cristina Brito por essa excelente aula e por ter compartilhado informações tão importantes sobre a importância do exercício físico na prevenção e no tratamento do câncer.

Fonte: Exercícios ajudam na prevenção e tratamento do câncer | Entrevista por Vencer o Câncer