Pular para o conteúdo

Benefícios da Artemisia Vulgaris para epilepsia, anemia, icterícia, antifúngico, menstruação, convulsões e gonorréia.

  • por
  • posts

Athenizia: A planta com propriedades medicinais

Olá, queridos! Gratidão por estar aqui na loja de volta. Para quem não me conhece, eu sou formado em radiologia, sou fitoterapeuta clínico e terapeuta holístico. A aula de hoje vai ser sobre athenizia, uma planta com diversas propriedades medicinais.

Athenizia Vulgaris

A primeira característica dessa planta é a losna, também conhecida como absinto. Eu já fiz um vídeo sobre essa planta, que está disponível no canal. Vou criar uma playlist com mais informações sobre athenizias em breve. Agora, vou falar sobre a athenizia vulgaris.

A athenizia vulgaris apresenta flores reunidas em pequenos capítulos, com flores brancas. Suas folhas são verde escuro na superfície e possuem uma cor prateada na face inferior. O caule também possui um aspecto branco ou arroxeado, dependendo da planta. Pertence à família asteraceae e suas folhas se assemelham a pés de galinha.

As partes utilizadas dessa planta são as folhas, as flores e as raízes. Ela possui diversos benefícios para a saúde, atuando como terapia natural para afecções gastrointestinais. Tomar um chá dessa planta pode regular a acidez estomacal, prevenindo refluxo, azia e problemas de digestão. Além disso, pode ajudar a tratar gastrite, úlcera e até hemorróidas.

A athenizia vulgaris também possui propriedades anti-espasmódicas, analgésicas e relaxantes musculares. Ela pode ajudar no tratamento de vermes, parasitas e infecções intestinais. Além disso, estudos têm documentado seu uso no tratamento de doenças sexualmente transmissíveis, como gonorreia e uretrite. Ela também pode ser utilizada como calmante natural, ajudando a melhorar a qualidade do sono. Outros benefícios incluem a regulação do ciclo menstrual, melhora da anemia, tratamento de problemas renais, melhora da artrite e artrose, antioxidante e inseticida.

É importante mencionar que a athenizia vulgaris possui algumas interações e contraindicações. Ela potencializa os efeitos de anticoagulantes, por isso, pessoas que fazem uso desses medicamentos devem ter cuidado ao consumir essa planta. Também não é indicada para grávidas, lactantes, pessoas com alergia a avelã e pacientes com refluxo severo. Em altas doses, pode causar irritação no sistema nervoso central e dermatite de contato.

Para preparar o chá, basta adicionar uma colher de sopa de folhas ou flores da athenizia vulgaris para cada litro de água. Ferva por 1 a 2 minutos, desligue o fogo, abafe e deixe amornar. Adultos podem tomar de uma a duas xícaras por dia, enquanto crianças podem tomar de uma a duas xícaras por dia.

Fonte: ARTEMISIA VULGARIS – |EPILEPSIA |ANEMIA |ICTERÍCIA |ANTIFÚNGICA |MENSTRUAÇÃO |CONVULSÕES |GONORREIA. por Mundo das Ervas am